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Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda. A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.
Quanto ao gênero, mapas e fotografias são classificados como documentos cartográficos e iconográficos, respectivamente.
O gerente do Grupo "Petróleo e Gás", durante uma reunião com sua secretária, solicita que seja contratado um técnico em arquivo para a realização de tarefas específicas de organização dos documentos do Departamento Jurídico. Alerta para que na organização sejam evidenciadas as espécies documentais, pois elas têm muita importância como subdivisões auxiliares. Estas espécies documentais são
cartas,contratos e acordos
estantes,arquivos e pastas
cópias, inventários e acervo.
caixas,amarrados e volumes
fotografias,discos e coleções
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os documentos de uma instituição são importantes para a tomada de decisões e para a garantia de direitos e deveres, entre outros aspectos. Acerca dos arquivos de documentos, julgue os seguintes itens.
Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos classificam-se como centralizados e descentralizados.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.
As fotografias em um arquivo são classificadas, quanto ao gênero, em documentos iconográficos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.
Papel, microfilme e papel fotográfico são gêneros documentais.
Papel, manuscrito, cópia e livro são, respectivamente, modalidades de
gênero, formato, técnica de registro e espécie.
unidade de arquivamento, sinal de validação, formato e instrumento de acesso.
suporte, formato, tipo e gênero.
unidade de armazenamento, forma, descritor e técnica de registro.
suporte, técnica de registro, forma e formato.
A título de homenagem, um deputado recebe placa de prata onde se lê a seguinte inscrição: Ao ilustre representante dos interesses da população sul-riograndense, o tributo de admiração de seus correligionários. Porto Alegre, 12 de setembro de 2003. Adalberto Flores. João Crispiniano. José Castelo. Tratase, quanto ao gênero, de documento
textual.
iconográfico.
hagiográfico.
figurado.
encomiástico.
O contrato de aluguel, como documento, é exemplo de
gênero.
tipo.
formato.
espécie.
forma.
Mapas e plantas constituem exemplos de documentação
textual.
audiovisual.
em multimeios.
fonográfica.
iconográfica.
Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que
compromisso é o registro contabilizado da fruição de um determinado benefício, e constituição, o conjunto de direitos e obrigações de uma entidade.
prospecto é a autorização emitida por autoridade competente para a realização de um evento, e questionário, a série de perguntas formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.
receita é a prescrição de medicamentos a serem ministrados, e citação, o trabalho científico apresentado em congressos e seminários.
atestado é a declaração sobre pessoa ou situação, feita por autoridade, e certidão, a transcrição de informações registradas em documento de assentamento ou processo, feita por funcionário de fé pública.
postura é a exposição sumária de itens a serem cumpridos dentro de determinado prazo, e portaria, ato pelo qual se determinam providências de caráter administrativo.
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