Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.
Para a adequada organização e preservação de documentos de arquivo e o acesso às informações neles contidos, é necessário estabelecer um conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento, compatíveis entre si, denominado sistema de arquivamento.
Em relação à gestão dos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.
Na gestão de arquivos permanentes, dispensa-se a ordenação por fundos.
A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
O conjunto de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser preservados em definitivo compõe o arquivo permanente.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os seguintes itens, que tratam de tipologias documentais e suportes físicos.
A maioria das caixas e pastas disponíveis no mercado para o acondicionamento de documentos é feita de papéis e papelões ácidos, que apresentam em sua composição elementos químicos prejudiciais à conservação do documento, como lignina e enxofre.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
O arranjo em fundos torna o arquivo permanente organizado e lógico, contudo, é a descrição que possibilita que os dados contidos nos arquivos cheguem aos pesquisadores.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
Existem instrumentos de pesquisa genéricos e globalizantes, como, por exemplo, os índices, e os detalhados e específicos, que tratam de parcelas do acervo, como os inventários e catálogos.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
De acordo com a ISAD (G), cada nível de arranjo corresponde a um nível de descrição: fundo, grupo, série e item ou peça documental.
Acerca das atividades de protocolo, assinale a opção correta.
Somente os processos recebem um número de protocolo.
A atividade de registro consiste na identificação de pontos de acesso aos documentos.
O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função é conhecido como distribuição.
A expedição de documentos não necessita de registro.
Todos os setores de um órgão público podem autuar e abrir um processo.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
Para a produção de instrumentos de pesquisa em um arquivo, a sequência lógica ideal é a que conduz do guia aos inventários e destes aos catálogos.
Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de pesquisas.
No planejamento da política de descrição, a elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo-se do geral para o particular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...