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Julgue os próximos itens, que abordam noções gerais relativas a arquivo corrente, arquivamento, classificação e protocolo.
Denomina-se protocolo o instrumento de recuperação de informações organizado segundo critérios temáticos, cronológicos ou por nomes de pessoas ou lugares, reunindo a descrição individualizada dos documentos gerados ou recebidos pelo órgão.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
O princípio de respeito aos fundos, conhecido internacionalmente como princípio de santidade dos fundos de arquivo, aparece, pela primeira vez, no importante manual de arranjo e descrição dos arquivistas holandeses, em 1898.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As atividades dos arquivos correntes são divididas em cinco setores distintos. Um desses setores é a
destinação.
higienização.
reformatação.
difusão.
De acordo com os princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Cabe ao serviço de protocolo separar a correspondência ostensiva da correspondência sigilosa. Uma vez aberta e registrada, a correspondência sigilosa deve ser diretamente encaminhada ao respectivo destinatário.
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O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
O conceito de arquivo teve alteradas, nos últimos anos, algumas características básicas, dentre as quais destaca-se a de ser um conjunto orgânico produzido por uma dada atividade jurídico-administrativa.
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As rotinas do protocolo são fundamentais para garantir o fluxo adequado do documento dentro de uma empresa ou órgão público. As rotinas do protocolo incluem a
A preparação da listagem de eliminação de documentos.
elaboração do plano de destinação de documentos de arquivo.
elaboração do registro dos documentos de arquivo.
definição dos elementos de descrição dos documentos de arquivo.
De acordo com os princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Considera-se correspondência interna aquela trocada entre órgãos de uma mesma instituição, tais como memorandos, despachos e circulares.
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O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
Os registros documentais atestam ações e transações, mas sua veracidade não depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
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A atividade de classificação de documentos de arquivo exige, por parte do classificador, conhecimentos não só da empresa ou do órgão público, mas da natureza dos documentos a serem classificados. Acerca da classificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.
Os métodos de arquivamento do sistema direto são aqueles que exigem a consulta de um índice ou de um código.
O método numérico cronológico leva em consideração a ordem numérica e a procedência do documento.
Uma representação correta do método numérico simples é 22-93-17.
O método decimal é um método numérico ideográfico.
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A guarda de documentos é a colocação do documento na respectiva pasta, caixa ou móvel. Uma rotina de guarda de documentos é
verificar a classificação atribuída no ato do recebimento.
apor carimbo de protocolo.
elaborar o resumo do assunto.
separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
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