Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os próximos itens, que abordam noções gerais relativas a arquivo corrente, arquivamento, classificação e protocolo.

Denomina-se protocolo o instrumento de recuperação de informações organizado segundo critérios temáticos, cronológicos ou por nomes de pessoas ou lugares, reunindo a descrição individualizada dos documentos gerados ou recebidos pelo órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.

O princípio de respeito aos fundos, conhecido internacionalmente como princípio de santidade dos fundos de arquivo, aparece, pela primeira vez, no importante manual de arranjo e descrição dos arquivistas holandeses, em 1898.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades dos arquivos correntes são divididas em cinco setores distintos. Um desses setores é a

  • A.

    destinação.

  • B.

    higienização.

  • C.

    reformatação.

  • D.

    difusão.

De acordo com os princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Cabe ao serviço de protocolo separar a correspondência ostensiva da correspondência sigilosa. Uma vez aberta e registrada, a correspondência sigilosa deve ser diretamente encaminhada ao respectivo destinatário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.

O conceito de arquivo teve alteradas, nos últimos anos, algumas características básicas, dentre as quais destaca-se a de ser um conjunto orgânico produzido por uma dada atividade jurídico-administrativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As rotinas do protocolo são fundamentais para garantir o fluxo adequado do documento dentro de uma empresa ou órgão público. As rotinas do protocolo incluem a

  • A.

    A preparação da listagem de eliminação de documentos.

  • B.

    elaboração do plano de destinação de documentos de arquivo.

  • C.

    elaboração do registro dos documentos de arquivo.

  • D.

    definição dos elementos de descrição dos documentos de arquivo.

De acordo com os princípios arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Considera-se correspondência interna aquela trocada entre órgãos de uma mesma instituição, tais como memorandos, despachos e circulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.

Os registros documentais atestam ações e transações, mas sua veracidade não depende das circunstâncias de sua criação e preservação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade de classificação de documentos de arquivo exige, por parte do classificador, conhecimentos não só da empresa ou do órgão público, mas da natureza dos documentos a serem classificados. Acerca da classificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

  • A.

    Os métodos de arquivamento do sistema direto são aqueles que exigem a consulta de um índice ou de um código.

  • B.

    O método numérico cronológico leva em consideração a ordem numérica e a procedência do documento.

  • C.

    Uma representação correta do método numérico simples é 22-93-17.

  • D.

    O método decimal é um método numérico ideográfico.

A guarda de documentos é a colocação do documento na respectiva pasta, caixa ou móvel. Uma rotina de guarda de documentos é

  • A.

    verificar a classificação atribuída no ato do recebimento.

  • B.

    apor carimbo de protocolo.

  • C.

    elaborar o resumo do assunto.

  • D.

    separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.

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