Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 111 a 120.

O arquivo intermediário é formado de documentos que não são consultados com freqüência, mas que podem ser solicitados pelos órgãos que os receberam e por aqueles que os produziram.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

O valor secundário pode ser identificado naqueles prontuários médicos que, em suporte de papel, apresentem informações relevantes do ponto de vista médicocientífico, histórico e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

A diplomática é um sistema sofisticado de idéias sobre a natureza dos documentos, sua origem e composição e suas relações com as pessoas a ele conectadas e com seu contexto organizacional, social e legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a arranjo, descrição e preservação dos documentos nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.

A finalidade do guia de arquivo é propiciar uma visão específica de cada seção documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da microfilmagem e da automação, julgue os itens subseqüentes.

O gerenciamento eletrônico de documentos pode englobar tecnologias de digitalização, automação de fluxos de trabalho (workflow), processamento de formulários, indexação, gestão de documentos e repositórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

A ordenação dos prontuários médicos deve ser feita, obrigatoriamente, pelo nome do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

A forma física do documento é a maneira pela qual a informação registrada foi estruturada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a arranjo, descrição e preservação dos documentos nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.

O repertório, um instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais, apresenta uma descrição sumária e não, analítica, sendo, por isso, parcial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da microfilmagem e da automação, julgue os itens subseqüentes.

O SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

A gestão de documentos em órgãos públicos estaduais e municipais é de responsabilidade das secretarias de Estado de gestão administrativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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