Questões de Arquivologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

A forma material é o modo pelo qual o documento foi redigido e formulado, o que depende da função para a qual ele foi criado. Dessa forma, documentos da mesma espécie e com a mesma função podem ter formas materiais diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a arranjo, descrição e preservação dos documentos nos arquivos permanentes, julgue os itens que se seguem.

O inventário é o instrumento que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

É possível desenvolver o programa de gestão de documentos sem a existência de um plano ou código de classificação e sem uma tabela de temporalidade, mas não sem um sistema de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Os estágios de elaboração de um documento são as fases de processamento a que ele é submetido em seu processo de desenvolvimento, que podem ser o rascunho, a minuta, a cópia fiel e o original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

O programa de gestão de documentos é desenvolvido desde a criação do documento até a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Atas, termos, apostilas e autos de infração são documentos classificados como atos de assentamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

Em um programa de gestão de documentos, a reformatação de suportes (microfilmagem ou digitalização) deve ser adotada exclusivamente quando o documento é recolhido ao arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 1989, por ocasião da II Conferência Européia de Arquivos, Francis Blouin falou sobre o crescente interesse dos arquivistas europeus e norte-americanos em retomar e adaptar a diplomática aos documentos modernos. Como recomendação dessa conferência, foi estabelecido que o desenvolvimento de uma moderna diplomática seria promovido por meio da pesquisa sobre a tipologia de documentos e os procedimentos de criação de documentos das instituições contemporâneas.

                                     

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a tipologias documentais e suportes físicos.

Atos enunciativos, como estatutos, avisos, convênios e acórdãos, esclarecem questões vazadas em outros documentos, determinando a execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

O arranjo original pode ser modificado de forma a serem corrigidos desvios de estrutura geral do conjunto documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens de 78 a 86.

A notação é de grande utilidade, pois serve de elemento de identificação e localização dos fundos. Para os arquivos permanentes, a notação deve ser exclusivamente do tipo alfanumérica, como determina o Conselho Internacional de Arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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