Questões de Arquivologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Entre os procedimentos que correspondem ao Arquivo Permanente, está diretamente relacionado à elaboração dos instrumentos de pesquisa o(a)

  • A. tabela de temporalidade.
  • B. descrição.
  • C. avaliação.
  • D. protocolo.

“Boletim de ocorrência e certidão de nascimento configuramse como exemplos de ____________ documental.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. forma
  • B. espécie
  • C. formato
  • D. tipo

A garantia à integridade administrativa do produtor do acervo arquivístico exige, como referência, numa hierarquização de prioridades, a(s)

  • A. funções desenvolvidas.
  • B. proveniência.
  • C. organicidade.
  • D. integridade do acervo.

A definição de um conjunto de documentos, como constituinte de um fundo de arquivo, está condicionada ao fato de que o produtor

I. possua existência jurídica.

II. tenha determinações legais de atribuições precisas.

III. não seja subordinado a outras esferas administrativas.

IV. tenha acumulado um volume de documentos que justifique a organização.

Assinale

  • A. se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
  • B. se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as alternativas III e IV estiverem corretas.
  • D. se apenas as alternativas I e IV estiverem corretas.

A Teoria das Três Idades, no conjunto das atividades que fundamentam os diferentes afazeres da Arquivologia, se constitui num referencial fundamental para o(a)

  • A. metodologia de organização.
  • B. avaliação dos documentos.
  • C. arranjo dos fundos.
  • D. conservação preventiva.

A organicidade, enquanto propriedade que diferencia os documentos de arquivo, dos demais tipos de registros, pode ser justificada enquanto produto

  • A. ao meio social no qual foi produzido.
  • B. cultural dos arquivos permanentes.
  • C. inerente à toda e qualquer coleção documental.
  • D. inerente à toda e qualquer massa documental acumulada.

O fator primordial que orienta a constituição de uma massa documental em um fundo de arquivo propriamente dito é o(a)

  • A. volume de documentos existentes.
  • B. importância política e cultural da instituição produtora.
  • C. número de instituições que o acervo representa.
  • D. origem dos documentos.

As dificuldades impostas ao acesso dos documentos públicos correntes passam, muitas vezes, pela falta de tratamento técnico eficiente e pela cultura dos seus usuários, que são os

I. administradores.

II. cidadãos.

III. advogados.

IV. integrantes do Poder Judiciário.

Assinale

  • A. se apenas as alternativas I, II e IV estiverem corretas.
  • B. se apenas as alternativas I, II e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as alternativas I, III e IV estiverem corretas.
  • D. se todas as alternativas estiverem corretas.

Os documentos públicos de guarda permanente possuem como sustentação de base do seu arranjo

  • A. a estrutura e o funcionamento da instituição produtora.
  • B. as principais tipologias documentais da instituição.
  • C. o perfil da totalidade dos usuários da instituição custodiadora.
  • D. a estrutura e o funcionamento da instituição custodiadora.

Os procedimentos técnicos relacionados aos documentos de arquivos privados pressupõem que, em sua fase permanente, o arranjo e a descrição estão, respectivamente, ligados às noções de

  • A. avaliação e classificação.
  • B. classificação e acesso.
  • C. fundo e acesso.
  • D. fundo e classificação.
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