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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No arquivo intermediário,
os documentos aguardam sua destinação final.
procede-se à avaliação dos documentos.
elaboram-se instrumentos de pesquisa.
não há restrição de acesso aos documentos.
a frequência de uso dos documentos é alta.
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Tratados, contratos, convênios e outros acordos em que a Justiça Federal é parte são considerados, segundo o Conselho da Justiça Federal (Resolução no 23, de 19 de setembro de 2008, que estabelece a consolidação normativa do Programa de Gestão Documental da Justiça Federal de 1o e 2o Graus), documentos de guarda permanente. Tais espécies integram a categoria dos atos
normativos.
enunciativos.
de assentamento.
de correspondência.
de ajuste.
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Muitos autores questionam, atualmente, a natureza dos instrumentos de pesquisa, preferindo englobar os procedimentos de arranjo e descrição sob o título geral de representação arquivística, como o faz a norte-americana Elizabeth Yakel. Na base dessa proposta está a ideia de que os arquivistas produzem narrativas e versões, impondo seus pontos de vista e contribuindo para a construção de determinadas visões do passado. Tais argumentos integram o que se convencionou chamar, na área arquivística, de
teoria quadrangular.
paradigma indiciário.
modelo custodial.
pós-modernismo.
arquitetura da informação.
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Para localizar as unidades de arquivamento nos depósitos de uma entidade utiliza-se
o descritor.
a ultraficha.
a notação.
o atril.
a sinalética.
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Racionalizar a produção de documentos e normalizar os procedimentos relacionados com sua avaliação e destinação, promovendo a transparência administrativa e agilizando o processo decisório, são, no âmbito do poder público, alguns dos objetivos
do gerenciamento eletrônico de documentos (GED).
da gestão de documentos.
da gestão do conhecimento.
da gestão de recursos informacionais.
do gerenciamento de conteúdo.
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Dentre os requisitos que, no âmbito da Justiça Federal, contribuem para a funcionalidade do sistema que gerencia o plano de classificação de documentos, figura o de
permitir o uso de termos idênticos na nomeação das classes.
impedir o deslocamento de classes, subclasses, grupos e subgrupos.
permitir a eliminação de uma classe ativa ou inativa.
permitir a mudança de nome de uma classe já existente.
impedir a criação de classes, subclasses, grupos e subgrupos.
No Departamento de Recursos Humanos de uma instituição, há pastas correspondentes aos seguintes funcionários:
a. João Manuel de Souza
b. Luiz Alberto de Sousa
c. Maria Regina da Silva
d. José Dias Silva
e. Doroti Silveira
f. Sérgio Sampaio
g. Carlos Souza Silva
Se tais pastas forem submetidas a ordenação alfabética, sua disposição correta será
f, g, d, c, e, b, a.
f, c, b, d, a, c, g.
b, d, a, c, f, e, g.
g, e, f, c, a, d, b.
g, b, a, d, c, e, f.
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O mais completo instrumento de destinação de documentos de arquivo é
a tabela de equivalência.
o inventário topográfico.
o edital de eliminação.
o diagnóstico do acervo.
a tabela de temporalidade.
No processo de avaliação, é importante considerar a condição sob a qual os direitos assegurados pelos documentos têm seus prazos de aquisição ou perda extintos. O termo jurídico que exprime tal condição é
alienação.
preempção.
prescrição.
sub-rogação.
consignação.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A segurança da documentação e do material compreende o conjunto de medidas voltadas para sua proteção, a fim de evitar o seu comprometimento. O avanço tecnológico aumenta a velocidade e o fluxo das informações, mas a confiabilidade dos sistemas não é plena. A segurança das informações não se restringe somente ao trabalho do especialista, deve ser exercida por todos os integrantes da empresa. Com base nessas informações,
os assuntos sigilosos de documentos podem ser tratados por telefone, desde que o ouvinte se comprometa a manter sigilo.
é dispensável triturar ou incinerar rascunho de trabalho, pois esta medida em nada afeta a segurança de documentos.
a difusão externa, a prestação de informações sobre o serviço e documentos, bem como sobre as atividades da organização não constitui fator de risco à segurança.
a segurança das instalações deve ser intensificada para os locais que contenham informações sensíveis de modo a salvaguardá-las.
assuntos de serviço, mesmo sigilosos, podem ser comentados em casa, entre amigos, pois não serão difundidos colocando em risco a organização.
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