Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No Diagnóstico dos arquivos da Justiça do Trabalho (Brasília, 2009), levado a efeito pelo Grupo de Trabalho de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, foram recomendadas, entre outras, as seguintes providências:

I. Estruturar unidade organizacional, diretamente subordinada à Direção do Tribunal, com competência para a gestão de documentos administrativos e judiciais nas fases de guarda intermediária e permanente, em conformidade com a legislação brasileira e com os princípios da Arquivologia.

II. Tornar obrigatório que parte da dotação orçamentária anual dos Tribunais seja direcionada para ações de gestão documental e de processamento técnico do arquivo permanente, conforme planejamento estratégico, através de rubrica própria.

III. Solicitar estudos de viabilidade da centralização dos arquivos intermediários das unidades administrativas e judiciárias, incluindo as Varas localizadas na sede e fora da sede, bem como da implantação de arquivos setoriais de acordo com macrorregiões, estipulando-se cronograma para retirada e entrega dos documentos arquivados.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    I e III, somente.

  • D.

    II e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

O arquivo corrente distingue-se dos arquivos das demais fases por

  • A.

    contar com maiores recursos de automação.

  • B.

    ser essencial ao funcionamento cotidiano da instituição.

  • C.

    ficar sob o controle da alta cúpula administrativa.

  • D.

    dispor de documentos em melhor estado de conservação.

  • E.

    desfrutar de maior prestígio na hierarquia institucional.

O instrumento que, uma vez aprovado pela autoridade competente, determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suportes de documentos de arquivo é

  • A.

    o plano de destinação.

  • B.

    a tabela de temporalidade.

  • C.

    o plano de classificação.

  • D.

    a planilha de avaliação.

  • E.

    a lista de eliminação.

De acordo com Janice Gonçalves, nenhum documento de arquivo pode ser plenamente compreendido quando isolado e fora dos quadros gerais de sua produção, isto é, sem o estabelecimento de seus vínculos orgânicos. Nessa medida é que, tanto da perspectiva de quem os organiza quanto da de quem os consulta, os documentos de arquivo devem ser incondicionalmente submetidos ao processo de

  • A.

    ordenação.

  • B.

    indexação.

  • C.

    referenciação.

  • D.

    destinação.

  • E.

    classificação.

Para indicar os lugares ocupados por documentos temporariamente removidos faz-se uso de

  • A.

    entradas.

  • B.

    guias-fora

  • C.

    fichas-guia.

  • D.

    sinaléticas.

  • E.

    jaquetas.

As etapas do diagnóstico organizacional que começam com (1) a análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação; (2) a definição dos objetivos do diagnóstico; e (3) a coleta de dados são, respectivamente, as de

  • A.

    definição, implementação e elaboração do projeto.

  • B.

    elaboração do projeto, preparação e avaliação.

  • C.

    preparação, elaboração do projeto e implementação.

  • D.

    definição, implementação e tabulação.

  • E.

    definição, elaboração e aplicação do projeto.

A fim de facilitar sua consulta, os prontuários dos servidores de um órgão público são armazenados em pastas suspensas e ordenados pelo método alfabético. Considere os nomes dos funcionários abaixo relacionados e indique a sequência em que devem ficar seus respectivos prontuários.

I. Jair de Moraes Neto

II. Odair de Morais

III. José de Morais Filho

IV. Antônio de Moraes Carvalho

V. Joaquim da Silva Moreira

VI. Carlos Moura

VII. Beatriz Moreira

VIII. Ana Beatriz Moreira de Morais

  • A.

    VIII, VII, VI, I, II, IV, III, V.

  • B.

    IV, I, VIII, III, II, VII, V, VI.

  • C.

    VI, IV, III, VIII, I, VII, V, II.

  • D.

    II, I, IV, III, VI, V, VIII, VII.

  • E.

    I, III, V, II, VIII, VII, VI, IV.

Ainda que haja inúmeras cópias de um mesmo documento no arquivo de determinada instituição, cada qual ocupa lugar distinto no conjunto dos demais documentos, mantendo com eles relações específicas. Tal atributo é conhecido, na teoria arquivística, como

  • A.

    veracidade.

  • B.

    integridade.

  • C.

    unicidade.

  • D.

    confiabilidade

  • E.

    relatividade.

A ação pela qual um documento é incorporado a determinado processo judicial, passando a fazer parte integrante dele, em caráter definitivo, e perdendo a autonomia que antes possuía, configura

  • A.

    a anexação.

  • B.

    o apensamento.

  • C.

    a juntada.

  • D.

    a integração.

  • E.

    a fusão.

Transferência é o termo que designa a passagem de documentos para o arquivo

  • A.

    corrente

  • B.

    central.

  • C.

    setorial.

  • D.

    permanente.

  • E.

    intermediário.

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