Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentro do gênero de documentos escritos, a correspon- dência merece tratamento especial, podendo ser, quanto à natureza do assunto, ostensiva ou sigilosa. A respeito de natureza do assunto de uma correspondência ser ostensivo, analise:
I. a classificação de ostensivo é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração.
II. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que, por sua natureza, não necessitam ser de conhecimento restrito.
III. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança.
IV. a classificação de ostensivo é dada aos assuntos que, embora não requeiram alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não-autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo.
V. a classificação de ostensivo é dada aos documentos que podem ser de conhecimento público. É correto o que consta APENAS em
II, IV e V.
I, II e III.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
I, II e V.
O método de se arquivar documento pelo arquivamento ideográfico denomina-se
Os métodos de arquivamento de documentos dividem-se em duas classes. São elas:
É correto afirmar que, para arquivar documentos seguindo a regra de alfabetação, os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, tais como Filho, Júnior, Neto e Sobrinho, devem ser
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Observe a figura abaixo.
No processo de microfilmagem de documentos, a sinalética acima indica
original ilegível.
texto deteriorado.
fim do rolo.
continuação em outro rolo.
início do rolo.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
A principal justificativa para as políticas de digitalização de arquivos é
obedecer padrões impostos pela ISO.
garantir pleno acesso aos documentos.
facilitar a adoção de normas internacionais de descrição.
impedir a obsolescência dos programas de migração de dados.
substituir a microfilmagem como técnica de preservação.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
A microfilmagem de segurança tem por objetivo
economizar espaço físico ocupado por documentos.
reproduzir instrumentos de pesquisa.
garantir a transferência de documentos de órgãos da segurança pública.
evitar o manuseio de documentos de valor permanente.
impedir falsificação e adulterações de documentos.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
No que trata a conservação e preservação de acervos documentais, a conservação é
um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas.
o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.
uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio.
o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição.
realizada com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos, devendo ser feita por especialistas.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
É correto afirmar que
a resolução óptica que garante legibilidade ao documento digitalizado depende da identificação de seus maiores caracteres.
as características físicas dos documentos originais não precisam ser registradas, ao contrário do que ocorre com os metadados de seu ambiente tecnológico.
a utilização de filtros para a geração de matrizes digitais é altamente recomendável, do ponto de vista da qualidade de sua resolução óptica.
as sinaléticas básicas para as imagens digitais dizem respeito a autores, títulos e dimensões, como ocorre no processo de microfilmagem.
as ações de digitalização não devem ser realizadas em detrimento das ações de conservação convencional dos arquivos.
Arquivos constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados para orientações de trabalho, controles ou tomada de decisões, conservados nos escritórios ou em dependências próximas de fácil acesso, são denominados
Correntes ou de primeira idade.
Intermediários.
Permanentes.
Intermediários de primeira idade.
Permanentes setoriais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...