Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Documentos iconográficos são aqueles
com dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos.
em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas.
em suporte fílmico resultantes da microrreprodução de imagens, mediante a utilização de técnicas específicas.
em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia.
produzidos, tratados ou armazenados em computador.
A ordenação de uma série documental
dispensa a necessidade de elaborar planos de classificação e tabelas de temporalidade.
facilita o recolhimento do arquivo, da fase corrente para a intermediária.
permite a avaliação de seu conteúdo, apenas a partir de instrumentos de acesso.
impede a dispersão dos fundos, facilitando sua reintegração.
evita a consulta a dezenas de documentos, quando se deseja localizar apenas um deles.
O caráter coletivo dos documentos de arquivo faz com que sua unidade básica de descrição seja
o assunto.
a caixa.
o gênero.
a pasta.
a série.
Um guia de arquivo destina-se, essencialmente, a
estabelecer as linhas do tratamento documental.
compatibilizar os sistemas de notação adotados.
orientar os consulentes em suas buscas.
indexar o conteúdo dos grupos e subgrupos.
justificar critérios de destinação de documentos.
Os arquivistas não podem prescindir da utilização de vocabulários controlados e tesauros quando da elaboração de
índices.
guias.
listas de transferência.
relações de recolhimento.
tabelas de temporalidade.
Instrumentos de pesquisa são ferramentas de
controle de qualidade.
descrição.
avaliação.
preservação.
classificação.
Entende-se por acesso a possibilidade de consulta aos arquivos
nos próprios depósitos em que os documentos estão armazenados.
que já foram devidamente higienizados e microfilmados.
por meio de instrumentos de pesquisa ou autorização legal.
que dispõem de rampas para portadores de necessidades especiais.
antes considerados sigilosos e confidenciais.
Quando trata da sistemática do arranjo em arquivos permanentes, Schellenberg fala em relação significativa entre os documentos componentes do fundo. Tal relação é hoje entendida como
organicidade.
paradigma pós-custodial.
unicidade.
modelo matricial.
meio genético.
A resolução nº 65, de 16 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Justiça, estabeleceu a uniformização do número dos processos nos órgãos do Poder Judiciário. Foi então adotada a estrutura NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.0000, composta de seis campos obrigatórios. O campo
NNNNNNN, com sete dígitos, identifica o número do processo, cuja sequência tem início na data de criação do tribunal e chega, de modo ininterrupto, até os dias atuais.
TR, com dois dígitos, registra o número do tribunal regional, seguido do número da respectiva vara, com quatro dígitos.
AAAA, com quatro dígitos, destina-se ao registro do mês e do ano de ajuizamento do processo.
J, com um dígito, é indicativo do órgão ou segmento do Poder Judiciário, reservando-se o código 1 para a Justiça do Trabalho.
DD, com dois dígitos, é reservado para o registro do dia da autuação do processo.
A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição)
estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, de forma compatível com a norma internacional.
cria normas brasileiras, totalmente distintas das formuladas para outros países.
proíbe a utilização dos códigos americanos no processo de identificação dos documentos públicos.
regulamenta planos de classificação e tabelas de temporalidade no âmbito dos arquivos públicos.
damenta-se em literatura predominantemente arquivística.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...