Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos denomina-se:
arquivo.
protocolo.
almoxarifado.
tesouraria.
financeiro.
Os documentos públicos são identificados como:
móveis, flexíveis e permanentes.
pastas, requerimentos e processos.
correntes, definitivos e intermediários.
correntes, intermediários e permanentes.
requerimentos correntes, arquivo morto e arquivo imóvel.
A modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, denomina-se:
Aviso
Memorando.
Ordem de serviço.
Requerimento
Contrato.
O expediente que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares denomina-se:
Ata.
Carta.
Ofício.
Atestado.
Requerimento.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta.
Documentos escritos ou textuais são documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia.
Documentos iconográficos são documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia.
Documentos filmográficos são documentos dispostos em suportes sintéticos, abrangendo imagens estáticas.
Documentos cartográficos são documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia.
Documentos sonoros são documentos em películas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem, unidos ou não a trilhas sonoras, com padrões e dimensões variáveis, incluindo imagens em movimento.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise as afirmativas abaixo:
1. Arquivos públicos podem ser definidos como os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
2. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas frequentes; documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
3. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
4. Consideram-se arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases correntes e intermediárias, bem como a destinação final dos documentos das instituições. É o ato de se criar:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de arquivos denomina-se:
Plano de metas.
Plano de Reclassificação.
Gestão de documentos.
Método alfanumérico.
Registro de patentes.
O protocolo é o controle da tramitação de documentos da instituição. É uma atividade típica:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias denominam-se:
Processos.
Arquivos Centrais.
Arquivos setoriais.
Arquivos públicos.
Processos Administrativos.
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