Questões de Arquivologia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Os documentos de valor permanente são:

  • A. alienáveis e originais.
  • B. alienáveis e imprescritíveis.
  • C. inalienáveis e prescritíveis.
  • D. inalienáveis e descartáveis.
  • E. inalienáveis e imprescritíveis.

Denominam-se documentos correntes:

  • A.

    aqueles já arquivados e microfilmados e que não necessitam de consultas frequentes.

  • B.

    aqueles que não apresentam movimentação e que poderão receber consultas públicas.

  • C.

    aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas frequentes.

  • D.

    aqueles já arquivados ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas públicas.

  • E.

    aqueles já arquivados definitivamente ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas públicas.

A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público:

  • A.

    será realizada mediante autorização do arquivo nacional.

  • B.

    será realizada mediante autorização do colegiado superior da instituição.

  • C.

    será realizada mediante autorização do arquivo nacional e do poder judiciário.

  • D.

    será realizada mediante autorização do arquivo nacional e do poder legislativo.

  • E.

    será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

Denominam-se documentos intermediários:

  • A.

    aqueles de uso corrente nos órgãos produtores, e que por razões de interesse administrativo, aguardam a reativação processual.

  • B.

    aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • C.

    aqueles de uso corrente nos órgãos produtores, e que por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • D.

    aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, estão ainda em tramitação administrativa.

  • E.

    aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, estão em tramitação na esfera judiciária ou na esfera legislativa.

Os documentos de valor permanente são:

  • A.

    alienáveis

  • B.

    alienáveis e imprescritíveis.

  • C.

    inalienáveis e imprescritíveis.

  • D.

    inalienáveis e prescritíveis.

  • E.

    prescritíveis

Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Público como de interesse público e social:

  • A.

    desde que não sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e para o desenvolvimento científico nacional.

  • B.

    desde que sejam considerados como conjuntos de fontes irrelevantes para a história e para o desenvolvimento científico nacional.

  • C.

    desde que não sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para as instituições de ensino superior.

  • D.

    desde que sejam considerados como conjuntos de fontes relevantes para a história e para o desenvolvimento científico nacional.

  • E.

    desde que não sejam considerados como conjuntos de fontes exclusivamente para as universidades federais.

A administração da documentação pública ou de caráter público compete:

  • A.

    às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

  • B.

    somente às instituições arquivísticas federais.

  • C.

    somente às instituições arquivísticas federais e estaduais.

  • D.

    somente às instituições arquivísticas federais e do poder legislativo federal.

  • E.

    somente às instituições arquivísticas federais, estaduais e dos poderes legislativos federal e estadual.

O acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de:

  • A.

    20 anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

  • B.

    25 anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

  • C.

    30 anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

  • D.

    35 anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

  • E.

    40 anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.

Consideram-se arquivos os conjuntos de:

  • A.

    documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • B.

    imóveis dos órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas,utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos equipamentos.

  • C.

    móveis públicos, de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos equipamentos.

  • D.

    computadores de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos serviços.

  • E.

    sistemas de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte financeiro ou a natureza dos equipamentos.

O acesso aos documentos sigilosos referente à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo (a contar da sua data de produção) de:

  • A.

    100 anos.

  • B.

    90 anos.

  • C.

    80 anos.

  • D.

    70 anos.

  • E.

    60 anos.

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