Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a UNESCO, a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser desenvolvida em alguns níveis. Quando o órgão tem programa de retenção e eliminação de documentos, estabelece procedimentos para recolhimento e tem um ou mais centros de arquivamento intermediário, trata-se do nível:

  • A. mínimo;
  • B. mínimo ampliado;
  • C. intermediário;
  • D. intermediário ampliado;
  • E. máximo.

O diagnóstico da situação documental antecede qualquer uma das funções arquivísticas. O diagnóstico deve incluir a quantificação da documentação, expressa de acordo com regras aceitas universalmente. Ao encontrar um acervo de documentos textuais armazenado em caixas de transferências, dispostas em estantes de aço, o arquivista deverá quantificá-lo em:

  • A. unidades de caixas;
  • B. unidades de estantes;
  • C. metros lineares;
  • D. metros quadrados;
  • E. metros cúbicos.

Ao chegar ao protocolo, a correspondência deve ser separada em duas classes, e a segunda delas será separada também em duas classes. São elas, respectivamente:

  • A. ostensiva e sigilosa; particular e oficial;
  • B. oficial e particular; reservada e sigilosa;
  • C. particular e oficial; secreta e reservada;
  • D. sigilosa e secreta; oficial e particular;
  • E. particular e oficial; ostensiva e sigilosa.

O arquivista deve influenciar na criação dos documentos. Para que tenham mais resistência ao manuseio, as capas dos processos devem conter fibra:

  • A. fina;
  • B. espessa;
  • C. curta;
  • D. média;
  • E. longa.

Observe os seguintes exemplos de codificação de documentos:

I – 56.29.32

II – 2.1.3

III – 6532/2004

Eles são usados respectivamente nos seguintes métodos de classificação:

  • A. duplex, unitermo e dígito-terminal;
  • B. dígito-terminal, duplex e numérico-cronológico;
  • C. unitermo, decimal e numérico-cronológico;
  • D. decimal, numérico-simples e numérico-cronológico;
  • E. unitermo, decimal e numérico-simples.

Utilizando-se o método geográfico por estado, o primeiro item na ordenação seria:

  • A. Rio de Janeiro – Angra dos Reis – Antonio Almeida;
  • B. Bahia – Ilhéus – Beatriz Fonseca;
  • C. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Ricardo Rodrigues;
  • D. Bahia – Salvador – João Paes;
  • E. Rio de Janeiro – Rio das Ostras – Paula Andrade.

Considere os seguintes itens:

I – Antônio Castanheira Silvino Junior

II – Álvaro Carvalho da Silva

III – Pedro de Carvalho Silvino Filho

IV – Maria Agostinho Silvério

V – Marina Antunes da Silva

Utilizando-se as regras de alfabetação segundo o método de classificação alfabético, a sequência correta é:

  • A. II – V – IV – I – III;
  • B. II – V – IV – III – I;
  • C. II – I – IV – V – III;
  • D. IV – V – II – III – I;
  • E. IV – V – III – II – I.

Considerando as características dos documentos listados e o prazo de guarda, correlacione as duas colunas a seguir:

I – cartões de visitas de fornecedores de mobiliário;

II – atas de Reunião do Conselho de Magistratura;

III – planilhas com os resultados dos pareceres ao Corregedor por mês.</p. ( ) documento de guarda eventual;

( ) documento de guarda temporária;

( ) documento de guarda permanente.

A correlação correta é:

  • A. I – III – II;
  • B. II – I – III;
  • C. II – III – I;
  • D. III – I – II;
  • E. III – II – I.

Considere os três exemplos de documentos a seguir:

I – afastamento para servir como jurado em 2008;

II – tabela de Remuneração de Cargos e Funções de 2003;

III – exame periódico de saúde de 2008.

Eles deverão ser, respectivamente:

  • A. eliminado, recolhido, transferido;
  • B. transferido, recolhido, eliminado;
  • C. transferido, eliminado, recolhido;
  • D. recolhido, transferido, eliminado;
  • E. eliminado, transferido, recolhido.

A documentação produzida atualmente é cumulativa e cresce assustadoramente. Para estabelecer um elo suficiente e necessário entre a indagação do pesquisador do arquivo permanente e sua solução, para que o potencial de informações chegue ao usuário, o arquivista deve elaborar:

  • A. quadro de arranjo;
  • B. plano de classificação;
  • C. quadro de fundos;
  • D. tabela de temporalidade;
  • E. instrumentos de pesquisa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...