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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A classificação de documentos arquivísticos depende do conhecimento e do uso de cinco conceitos relacionados ao processo classificatório. Esses conceitos são:
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de pesquisa.
classificação, avaliação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e arranjo.
classificação, ordenação, arquivamento, método e arranjo.
classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.
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O processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual é chamado de:
classificação.
avaliação.
levantamento documental.
protocolo.
dentificação.
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Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
I. organizar planos e programas institucionais;
II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;
III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;
IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;
V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Analise os itens acima e assinale:
se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
se apenas os itens I, III e V estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
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Segundo Schellenberg (1973), os documentos compreendidos na expressão documentos de diretrizes (policy documents) devem ser preservados. Documentos de diretrizes, em seu sentido estrito, referem-se a:
relatórios anuais das realizações de um órgão.
relatórios anuais de programas substantivos.
documentos especiais que registram as atividades-meio ou fim de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar diretrizes e normas de procedimentos aos vários setores de um órgão.
documentos especiais que servem para comunicar as políticas arquivísticas de um órgão a todos os setores subordinados.
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O processo de avaliação em acervos acumulados possui características específicas, pois trata-se de arquivos cuja organização não se deu em função de um programa de gestão de documentos. De maneira geral, os procedimentos a serem adotados na avaliação de acervos acumulados são:
diagnóstico da manutenção do acervo, elaboração de um plano de pesquisa, definição dos prazos de guarda e produção de relatório de atividades.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um plano de classificação, pesquisa histórica e elaboração de índice topográfico.
diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assunto, pesquisa dos prazos de guarda e produção de relatório de avaliação.
dagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de busca, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
diagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de classificação, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.
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Acerca dos métodos de arquivamento, assinale a afirmativa correta.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: alfabéticos e numéricos.
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em dois grandes sistemas: o geográfico e o ideográfico.
O método alfanumérico é considerado do sistema semiindireto.
Variadex e soundex são considerados métodos dígitoterminais.
O sistema direto é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso apenas consultar o índice.
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O ciclo da informação arquivística produzida pela administração pública envolve, por princípio, duas etapas: uma, no contexto organizacional da produção, e outra, nas instituições arquivísticas. Fazem parte do contexto organizacional da produção:
I. o processamento técnico;
II. o recolhimento;
III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;
IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;
V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.
Analise os itens acima e assinale:
se apenas os itens I, IV e V estiverem corretos.
se apenas os itens II e III estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e V estiverem corretos.
se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
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Acerca do método decimal de arquivamento, assinale a alternativa correta.
A divisão dos assuntos é sempre do particular para o geral.
A Classificação Decimal de Dewey, publicada em 1876, constava de uma tabela com dez assuntos e um índice.
Apenas as nove primeiras divisões são chamadas de classe, uma vez que a décima divisão é destinada a generalidades.
Como não há uma classificação universal para os arquivos, cada arquivo poderá adotar a sua própria classificação.
O esquema com a classificação adotada tem o nome de classificador ou código, o que dispensa um índice alfabético.
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A transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas e jurídicas, é denominada de:
sucessão arquivística.
princípio da territorialidade.
princípio da pertinência.
proveniência territorial.
reintegração arquivística.
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A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos arquivos nominais. (FONSECA, 2005) Por arquivos nominais entendem-se:
instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos familiares e pessoais.
instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países, mas que não utilizam as verbas de suas respectivas rubricas.
instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países e que ultrapassam as verbas de suas respectivas rubricas.
instituições arquivísticas presentes nos organogramas das administrações públicas de países latino-americanos, com todos os indícios de sua existência, mas desprovidas dos recursos materiais e humanos indispensáveis ao seu funcionamento.
instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos cartoriais.
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