Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao decidir sobre o acondicionamento de dossiês, processos e volumes, é necessário levar em consideração:

  • A. suas dimensões;
  • B. os tipos de papel;
  • C. os assuntos;
  • D. as espécies;
  • E. as tipologias.

Dentre os exemplos de documentos listados abaixo, o que representa um tipo documental é:

  • A. memorando recebido;
  • B. atos enunciativos;
  • C. auto de infração;
  • D. documentos micrográficos;
  • E. imagem em movimento.

Segundo as leis de Acesso à Informação Brasileira e Estadual de Goiás, as/os informações/ documentos que devem ser objeto de solicitação ao SIC e as/os que devem ser divulgadas independentemente de requerimento são, respectivamente:

  • A. respostas às perguntas freqüentes; registro da estrutura organizacional;
  • B. informações sobre licitações; horário de atendimento ao público;
  • C. orientação sobre o local onde se encontra a informação almejada; informações sobre contratos celebrados;
  • D. registro de repasses financeiros; endereços e telefones das unidades;
  • E. registro de transferência de recursos; informações sobre editais de licitações.

Para o registro de validação de assinatura digital de um documento de acordo com seu certificado digital, os metadados devem registrar as seguintes informações:

  • A. data da validação, agente responsável pela validação, identificação de verificação;
  • B. tipo de recurso de autenticação, identificação da verificação, data da validação, resultados da validação;
  • C. identificação da validação, data da validação, resultados da verificação;
  • D. identificação da validação, data da validação, agente responsável pela validação, resultados da validação;
  • E. identificação da decifração, data da verificação, agente responsável pela validação e resultados da validação.

Para selecionar as opções de armazenamento no caso dos documentos digitais que podem envolver armazenamento on-line (acesso imediato) ou off-line, nas chamadas “mídias removíveis” de armazenamento (disco óptico, fita magnética) em diferentes graus de disponibilidade e velocidade, o que deve ser levado em consideração é:

  • A. espécie;
  • B. conteúdo;
  • C. formato;
  • D. tamanho;
  • E. frequência de uso.

De acordo com as características dos acervos dos órgãos de documentação, ao se deparar com um livro científico, o profissional da informação o identifica como um documento de:

  • A. museu;
  • B. biblioteca;
  • C. arquivo público;
  • D. arquivo institucional;
  • E. centro de documentação.

Os documentos com previsão de guarda das idades corrente e permanente são, respectivamente:

  • A. imposto de renda; quadro de fornecimento das refeições;
  • B. estatuto; alvará de funcionamento;
  • C. material de divulgação de terceiros; contrato social;
  • D. controle de serviços reprográficos; cadastro de fornecedores;
  • E. ações trabalhistas; parecer de aprovação de contas.

As gestões da informação, do conhecimento e de documentos, todas têm como objetivo maior otimizar as atividades da instituição, buscando mais eficiência e eficácia na sua realização. Com base em suas definições e abrangência, a relação entre elas, do mais abrangente para o mais específico, é assim representada:

  • A. documentos – informação – conhecimento;
  • B. informação – documentos – conhecimento;
  • C. informação – conhecimento – documentos;
  • D. conhecimento – informação – documentos;
  • E. conhecimento – documentos – informação.

Um programa que acontece em vários países promove o contato do arquivo com estudantes, por intermédio de arquivistas e professores. Os alunos são levados a visitar os arquivos, têm contato direto com fontes primárias e aulas sobre assuntos prédeterminados, entre outras atividades. O objetivo é tornar os arquivos e sua função primária mais conhecidos, aproximando-os do público. Esse tipo de programa é chamado uso:

  • A. acadêmico;
  • B. informativo;
  • C. histórico;
  • D. probatório;
  • E. didático.

“O Guia de Arquivo deve ser o primeiro instrumento de pesquisa a ser elaborado por uma instituição arquivística”. Com relação a um Guia de Arquivo, analise as características a seguir.

I. Oferece informações básicas sobre o acervo.

II. Amplia a visibilidade social sobre o acervo.

III. Pode ser confeccionado em fichas manuais ou informáticas.

Assinale:

  • A.

    se somente a característica I estiver correta.

  • B.

    se somente a característica II estiver correta.

  • C.

    se somente a característica III estiver correta.

  • D.

    se somente as características I e II estiverem corretas.

  • E.

    se todas as características estiverem corretas.

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