Questões de Arquivologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, documentos anteriormente caracterizados como sigilosos, chama-se:

  • A.

    apensação

  • B.

    flexibilização.

  • C.

    desclassificação

  • D.

    autuação

  • E.

    destinação.

De acordo com a Lei n° 8.159/91, que dispõe sobre a “Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados” e dá outras providências, o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção de documentos, sua tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, denomina-se:

  • A.

    administração de arquivos.

  • B.

    contencioso arquivístico.

  • C.

    disseminação da informação.

  • D.

    armazenamento de dados.

  • E.

    gestão de documentos.

De acordo com a legislação referente a medidas de segurança dos documentos e materiais sigilosos de interesse da sociedade e do Estado, a marcação, ou indicação do grau de sigilo em um documento, deverá ser feita da seguinte forma:

  • A.

    na capa, na primeira e na última página.

  • B.

    em todas as páginas e nas capas, se houver.

  • C.

    apenas na primeira e na última página.

  • D.

    nas páginas alternadas e nas capas, se houver.

  • E.

    apenas na última página do documento.

O registro e o controle dos documentos devem ser realizados por meio de:

  • A.

    requerimento

  • B.

    memorando.

  • C.

    carta.

  • D.

    ofício

  • E.

    protocolo.

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED – é um conjunto de procedimentos informatizados com a finalidade de otimizar e racionalizar a gestão documental. A tecnologia de automação arquivística que consiste na imagem do documento captada através de scanners, denomina-se:

  • A.

    document management (DM).

  • B.

    service description (SD).

  • C.

    document imaging (DI).

  • D.

    record management (RM).

  • E.

    information system (IS)

O conjunto de documentos reunidos por processo de acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e conservados em decorrência de seu valor, denomina-se:

  • A.

    inventário.

  • B.

    arquivo

  • C.

    depósito.

  • D.

    biblioteca.

  • E.

    dossiê.

Assim como os arquivos, os documentos também possuem características diferenciadas. Baseando-se nelas, pode-se classificá-los de acordo com o gênero, a espécie e a natureza do assunto. São documentos pertencentes ao gênero “iconográfico”:

  • A.

    mapas e plantas.

  • B.

    cartazes e gravuras.

  • C.

    discos e fitas audiomagnéticas.

  • D.

    disquetes e discos rígidos.

  • E.

    manuscritos e impressos.

O método de arquivamento que tem por eixo a distribuição dos documentos em grandes classes por assunto, numeradas consecutivamente, que podem ser subdivididas em classes subordinadas mediante o uso de números justapostos com traços de união, denomina-se:

  • A.

    duplex

  • B.

    cronológico.

  • C.

    automático.

  • D.

    dicionário.

  • E.

    unitermo

Segundo Paes (2005), o arquivamento de nomes obedece a treze regras de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes espanhóis, como:

- José Lopez Guerra.

-Alfonso de Builes Mejia.

- Javier Sotomayor de Mello.

- Pedro PabloArco y Oviedo.

A ordenação correta dos nomes relacionados acima, segundo o método de alfabetização é:

  • A.

    Arco y Oviedo, Pedro Pablo – de Builes Mejia, Alfonso – de Mello, Javier Sotomayor – Guerra, José Lopez.

  • B.

    Alfonso de Builes Mejia – Javier Sotomayor de Mello – José Lopez Guerra – Pedro Pablo Arco y Oviedo.

  • C.

    de Mello, Javier Sotomayor – de Bulies Mejia, Alfonso – Guerra, José Lopez – Y Oviedo, Pedro PabloArco.

  • D.

    Guerra, José Lopez – Mejia, Alfonso de Builes – Mello, Javier Sotomayor de – Oviedo, Pedro Pablo deArco y.

  • E.

    Arco y Oviedo, Pedro Pablo – Builes Mejia, Alfonso de – Lopez Guerra, José – Sotomayor de Mello, Javier.

Documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura, tais como mapas, plantas e perfis são classificados como:

  • A.

    filmográficos.

  • B.

    ideográficos.

  • C.

    iconográficos.

  • D.

    cartográficos.

  • E.

    micrográficos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...