Questões de Arquivologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Conforme a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, é correto afirmar que

  • A.

    fica resguardado somente o direito de indenização pelo dano material decorrente da violação do sigilo, sem previsão de recurso nas ações penal, civil e administrativa.

  • B.

    consideram-se arquivos somente os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ou instituições de caráter público.

  • C.

    a administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos.

  • D.

    consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física.

  • E.

    considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes somente ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou a seu recolhimento para guarda permanente.

Ainda sobre a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, em relação aos Arquivos Públicos, pode-se afirmar que

  • A.

    os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

  • B.

    a cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica a transferência de sua documentação à instituição arquivística pública ou o seu recolhimento à instituição sucessora.

  • C.

    a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da autoridade competente da instituição que produziu o documento.

  • D.

    consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor administrativo, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

  • E.

    os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos somente do âmbito federal.

O Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ) é atribuído pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) a todas as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos. Esse código tem por finalidade

  • A.

    identificar a instituição com um código de autoridade arquivística.

  • B.

    padronizar a descrição dos fundos recolhidos pelo Arquivo Nacional.

  • C.

    padronizar a utilização da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR(CPF) no Brasil.

  • D.

    compor o catálogo de referência das unidades de descrição do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

  • E.

    identificar de forma única a instituição, com o objetivo de intercambiar informações.

De acordo com a legislação brasileira, um sistema de arquivo

  • A.

    deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

  • B.

    deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual não poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

  • C.

    deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo como órgão central o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), independentemente da sua esfera de atuação.

  • D.

    deve distinguir os arquivos correntes, intermediários e permanentes, conforme recomendado na literatura da área.

  • E.

    pode ignorar o Princípio de Respeito aos Fundos, inadequado à complexidade da contemporaneidade.

A norma brasileira de descrição arquivística (NOBRADE), é uma

  • A.

    tradução da ISAD (G) do Conselho Internacional de Arquivos.

  • B.

    tradução da ISAAR (CPF) do Conselho Internacional de Arquivos.

  • C.

    adapção da ISDIAH à realidade brasileira.

  • D.

    adaptação das normas internacionais, ISAD (G) e ISAAR (CPF) à realidade brasileira.

  • E.

    tradução da ISAD (G) e da ISAAR (CPF) para a realidade brasileira.

De acordo com a NOBRADE, o código de referência

  • A.

    não é um elemento de descrição obrigatório.

  • B.

    constitui-se um dos principais pontos de acesso à unidade de descrição.

  • C.

    deve registrar, obrigatoriamente, o código do Estado, o código da entidade custodiadora e o código específico da unidade de descrição.

  • D.

    registra o título da unidade de descrição.

  • E.

    identifica o nível da unidade de descrição em relação às demais.

De acordo com as regras de alfabetação, pode-se afirmar que

  • A.

    José Fernandes precede João da Costa Filho.

  • B.

    Bruce Lee precede Osama Bin Laden.

  • C.

    Pedro Castelo Branco precede Ricardo da Silva Bezerra.

  • D.

    III Congresso de Artes precede VII Conferência de Educação Ambiental.

  • E.

    Ministro Afonso Pereira Neto precede Professor Adolfo Alves Sobrinho.

Podem ser considerados como exemplos de suporte

  • A.

    papel, minuta e livro.

  • B.

    negativo, diapositivo e guia.

  • C.

    manuscrito, planta e mapa.

  • D.

    pergaminho, processo e papiro.

  • E.

    disco óptico, película e negativo.

Nos sistemas automatizados de gerenciamento de documentos, os seguintes itens: telas definíveis pelo usuário, alteração de registros existentes, verificação de registros em duplicata, opções de multimídia e validação dos dados, referem-se ao critério de avaliação denominado

  • A.

    indexação dos dados.

  • B.

    recuperação da informação.

  • C.

    entrada de dados.

  • D.

    segurança dos dados.

  • E.

    definição da base de dados.

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