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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo e consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições é conhecida como
utilização de documentos.
avaliação de documentos.
destinação de documentos.
produção de documentos.
descrição de documentos.
Os registros são inerentemente verdadeiros, ou, como diz o arquivista britânico Hilary Jenkinson, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais os usamos hoje. Essa frase faz referência à seguinte característica do documento de arquivo:
autenticidade.
unicidade.
imparcialidade.
organicidade.
interrelacionamento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A quantidade de documentos acumulada por um órgão público é cada vez maior. É impossível e desnecessário guardar tudo o que é produzido. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Os documentos, em sua totalidade, podem ser, de acordo com a legislação em vigor, eliminados após cinco anos.
A função arquivística que trata dessa questão é a descrição, fundamentada por uma norma internacional.
A digitalização de todos os documentos e a eliminação dos originais estão entre as principais soluções apontadas pelas instituições arquivísticas brasileiras.
Os documentos eliminados devem ser aqueles desprovidos de valor secundário.
O instrumento para a avaliação dos documentos quanto aos seus prazos de guarda e destinação final é o código de classificação de documentos.
A fase arquivística em que o valor primário é mais intenso é a do arquivo
geral.
intermediário.
permanente.
corrente.
setorial.
O prazo de duração de documentos classificados como secretos é de, no máximo,
dez anos.
quinze anos.
vinte anos.
trinta anos.
quarenta anos.
Assinale a alternativa que apresenta o elemento que faz parte da área de identificação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
nível de descrição
nome do produtor
história administrativa
procedência
condições de acesso
O fornecimento aos usuários de informações relevantes ou complementares ao título da unidade de descrição é feito no elemento de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística denominado
procedência.
data tópica.
história arquivística.
código de referência.
âmbito e conteúdo.
O primeiro nível de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística é o(a)
seção.
série.
fundo.
grupo.
classe.
O valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é o valor
informativo.
legal.
fiscal.
permanente.
primário.
A avaliação de documentos é uma das atividades mais complexas dos arquivos, considerando os aspectos subjetivos que a perpassam. Todavia, alguns estudiosos indicam critérios para orientá-la. Entre os parâmetros de classificação encontrados na literatura, pode-se considerar a distinção entre valores
primários e administrativos.
probatórios e informativos.
probatórios e secundários.
secundários e informativos.
probatórios e secundários.
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