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Segundo o DTA, o suporte para escrita, obtido do caule de planta aquática de mesmo nome, largamente utilizado na Antiguidade é o
papiro.
velino.
pergaminho.
papel.
palimpsesto.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Quanto à microfilmagem, em relação aos símbolos utilizados, é correto afirmar
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação à microfilmagem de documentos, é incorreto afirmar que
a microfilmagem será feita em equipamentos que garantam a fiel reprodução das informações, sendo permitida a utilização de qualquer microforma.
é obrigatório fazer indexação remissiva para recuperar as informações e assegurar a localização dos documentos.
a eliminação de documentos, após a microfilmagem, dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo a mesma precedida de lavratura de termo próprio e após a revisão e a extração de filme cópia.
a incineração dos documentos microfilmados ou sua transferência para outro local far-se-á mediante lavratura de termo, por autoridade competente, em livro próprio.
na legislação arquivística brasileira, a microfilmagem não é válida para os documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
A respeito do processo de digitalização e documentos digitais, é incorreto afirmar que
diz respeito à conversão de um documento para o formato digital.
o documento digital é codificado em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional.
o documento eletrônico pode coincidir com o digital, embora seja um gênero documental integrado por outros documentos acessíveis por equipamentos eletrônicos.
a preservação de documentos digitais contempla somente o conteúdo informacional.
a eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização somente deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação ao acesso e sigilo dos documentos públicos, não é correto afirmar que
é assegurado o direito de acesso pleno aos documentos públicos.
os documentos cuja divulgação ponha em risco a segurança da sociedade e do Estado, bem como aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas são originariamente sigilosos.
poderá o Poder Judiciário, em qualquer instância, determinar a exibição reservada de qualquer documento sigiloso, sempre que indispensável à defesa de direito próprio ou esclarecimento de situação pessoal da parte.
o acesso aos documentos sigilosos referentes à honra e à imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data de sua produção.
o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que
De acordo com o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio é correto afirmar que
adotou-se o modelo de código de classificação bloco numérico.
as funções, atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
as dez classes principais são representadas por um número inteiro, composto de dois algarismos.
as classes 100 a 800 destinam-se aos assuntos relativos às atividades-meio do órgão.
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De acordo com a Tabela de Temporalidade, é correto afirmar que
os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, dirimir possíveis dúvidas, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-fim.
a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da Arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo/benefício de sua implantação.
o processo de avaliação deve considerar o suporte no qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso.
a metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se na estrutura organizacional dos órgãos públicos.
a aplicação da tabela deverá estar condicionada à aprovação por instituição arquivística pública federal.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Considerando os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público, não é correto afirmar
a eliminação de documentos nos órgãos e entidades do Poder Público ocorrerá após concluído o processo de avaliação, conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação, responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade.
o registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio de Listagem de Eliminação de Documentos e de Termo de Eliminação de Documentos.
a eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de incineração manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.
a Listagem de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
o Termo de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Em relação a terceirização de serviços arquivísticos públicos, é correto afirmar
as atividades de avaliação serão reservadas à execução direta por parte órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é facultativa aos órgãos e entidades do Poder Público.
poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos ou auditoria externa.
as atividades de avaliação poderão ser reservadas à execução direta ou indireta, mediante terceirização pelos órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é reservada aos órgãos e entidades do Poder Executivo.
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Sobre a classificação de documentos arquivísticos, é incorreto afirmar que
o conceito de classificação em Arquivologia começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o surgimento dos primeiros manuais com normas escritas.
inicialmente, as classificações primavam pela ordenação cronológica dos documentos.
a classificação, até as primeiras décadas do século XIX, era elaborada sem levar em conta a origem administrativa dos documentos.
o conceito de classificação representa a atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos, independentemente da idade à qual eles pertençam.
podem ser utilizados, simultaneamente, quantos princípios de classificação forem necessários.
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