Questões de Arquivologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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O instrumento de gestão de documentos resultante da atividade de avaliação documental denomina-se:

  • A. Encapsulação.
  • B. Inventário sumário.
  • C. Tabela de equivalência.
  • D. Tabela de temporalidade.

O princípio arquivístico que segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos oriundos de uma mesma fonte geradora de arquivo é chamado:

  • A. Proveniência.
  • B. Organicidade.
  • C. Territorialidade.
  • D. Cumulatividade.

De acordo com Indolfo et al (1993, p. 15-16), a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser desenvolvida em quatro níveis: mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo. Diante do exposto, é correto afirmar que um órgão que pretende aplicar um programa de gestão de documentos no nível mínimo deve

  • A. implantar sistemas de arquivos.
  • B. ter um ou mais centros de arquivamento intermediário.
  • C. adotar programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondência.
  • D. possuir gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e uso de recursos de automação.
  • E. contar com programas de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública aqueles de valor permanente.

A sequência está correta em

  • A. 1, 4, 3, 2.
  • B. 2, 1, 4, 3.
  • C. 2, 3, 4, 1.
  • D. 3, 2, 1, 4.
  • E. 4, 1, 2, 3.

Considerando a terminologia arquivística e as características e atributos dos documentos arquivísticos, é correto afirmar que sigiloso, atestado de frequência, certidão, textual, caderneta, rascunho e pergaminho são, respectivamente,

  • A. espécie, natureza do assunto, forma, suporte, tipo, formato e gênero.
  • B. espécie, tipo, formato, suporte, forma, natureza do assunto e gênero.
  • C. natureza do assunto, espécie, tipo, gênero, forma, formato e suporte.
  • D. natureza do assunto, tipo, espécie, gênero, formato, forma e suporte.
  • E. tipo, natureza do assunto, formato, suporte, gênero, espécie e forma.

Ao constituir um arquivo, um dos passos iniciais é decidir qual será o método de arquivamento a ser utilizado. São três os principais métodos de arquivamento: alfabético, numérico e alfanumérico. Estes métodos, por sua vez, se subdividem, gerando vários outros. NÃO é uma subdivisão do método alfabético

  • A.

    mnemônico

  • B.

    específico.

  • C.

    variadex.

  • D.

    geográfico.

  • E.

    duplex.

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