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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Um dos principais desafios no campo da preservação é estender a vida útil dos materiais do acervo. A desinfestação é uma das atividades desenvolvidas para impedir o avanço das formas biológicas de deterioração dos documentos. No combate aos insetos o método mais eficiente que vem sendo utilizado é:
higienização.
controle da umidade.
fumigação.
banho de gelatina.
laminação.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
O controle da temperatura e umidade relativa do ar do depósito de arquivo é essencial para a preservação do acervo, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais utilizados nos documentos. O monitoramento dos níveis de temperatura e UR devem ser periódicos e efetuados através da leitura dos respectivos aparelhos:
termômetro e higrômetro
termômetro e umidificador.
termômetro e odômetro.
higrômetro e odômetro.
higrômetro e umidificador.
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Entre as causas da deterioração das fotografias, estão a umidade e a acidez, razão pela qual devem ser acondicionadas em:
caixa-box.
envelopes de papel comum.
pastas de cartolina.
papel plástico.
Um arquivista, ao aplicar o princípio da ordem original para identificar e tratar tecnicamente um conjunto de documentos, deve respeitar:
o arranjo interno dos papéis, atribuídos no órgão de origem no momento de seu primeiro arquivamento.
a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
a estrutura administrativa de origem dos documentos.
o fluxo documental que determinou a produção dos documentos.
De acordo com a natureza da entidade produtora, os arquivos classificam-se em:
textuais, cartográficos, iconográficos e sonoros.
textuais e especiais.
públicos e privados.
correntes, intermediário e permanente.
privado, público, textuais e especiais.
Fato importante na História que marcou o acesso público aos documentos de arquivos.
Primeira Guerra Mundial.
Reforma Protestante.
Segunda Guerra Mundial.
Revolução Francesa.
Revolução Inglesa.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:
análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.
descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Compete ao arquivo elaborar o regulamento da sala de consultas, estabelecendo as categorias de usuários que terão acesso ao acervo e como os documentos devem ser consultados. A definição destas estratégias para o funcionamento do arquivo se refere a uma política de:
informação do acervo.
restrição aos documentos.
uso dos documentos.
conservação do acervo.
acesso aos documentos.
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Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.
descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.
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Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:
I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.
II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.
III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.
IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
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