Questões de Artes

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Define-se “distância focal” de uma objetiva como a distância entre

  • A. o último elemento óptico da objetiva e o ponto nodal posterior.
  • B. o objeto que se queira em foco e o plano de formação da imagem.
  • C. o objeto que se queira em foco e o ponto nodal posterior da objetiva.
  • D. o ponto nodal posterior da objetiva até o plano de formação da imagem quando a objetiva está focada no infinito.
  • E. o ponto nodal posterior da objetiva até o plano de formação da imagem quando a objetiva está focada na distância mínima.

No Photoshop, determinada ferramenta pode reformatar uma imagem, mas permitindo a possibilidade de edição do percentual de transparência da área não selecionada. Encontrada no menu Image e na Toolbox, tal ferramenta é a

  • A. Crop
  • B. Trim
  • C. Trap
  • D. Image Size
  • E. Canvas Size

No Photoshop, esta ferramenta define a transparência da cor aplicada. À medida que pinta uma área, a passagem da luz não ultrapassa o nível definido, independentemente das vezes em que o ponteiro foi movido sobre a área, até que o botão do mouse seja solto. Estamos tratando da opção:

  • A. Fluxo.
  • B. Opacidade.
  • C. Difusão.
  • D. Degradê.

As objetivas fotográficas se dividem em três principais categorias, a saber:

  • A. grande angular, normal e teleobjetiva.
  • B. esférica, normal e teleobjetiva.
  • C. esférica, anamórfica e normal.
  • D. grande angular, anamórfica e teleobjetiva.
  • E. grande angular, esférica e anamórfica.

A configuração Modo de Cores Primárias, presente no Corel Draw, aplica-se, entre outros, aos arquivos do tipo cdr, que podem conter

  • A. diversos perfis de cores incorporadas, tais como CMYK, RGB e cor exata, para que o usuário defina qual efeito especial pode ser renderizado.
  • B. modelos de cores incorporadas, tais como CMYK, RGB e tons de cinza, permitindo a renderização diferenciada de efeitos especiais.
  • C. perfis cromáticos, tais como CMYK, RGB, tons de cinza e cor especial, para que o usuário decida a renderização correta para cada efeito especial.
  • D. diversos modelos de cores, tais como CMYK, RGB, tons de cinza e cor exata, permitindo ao usuárío escolher como lidar com a renderização dos efeitos especiais.
  • E. apenas os modelos de cores CMYK e RGB, dentro de parâmetros próprios para a renderizacão de efeitos especiais pelo usuário.

No Photoshop representa a intensidade de cinza na proporção da matiz, medida como uma porcentagem de 0% a 100%. No disco de cores padrão, ela aumenta do centro para a aresta. Referimo-nos a(o):

  • A. Intensidade.
  • B. Saturação.
  • C. Brilho.
  • D. Matiz.

A distância focal de uma objetiva considerada como “normal” (também chamada de objetiva-padrão) é, aproximadamente, igual

  • A. ao raio da imagem circular formada pela objetiva sobre a ¨¢rea do filme ou sensor.
  • B. ¨¤ diagonal do formato da janela.
  • C. ¨¤ distância entre o ponto nodal e o filme ou sensor.
  • D. ¨¤ distância entre o ponto nodal e o ¨²ltimo elemento ¨®ptico da objetiva.
  • E. ¨¤ diagonal do formato da janela dividida por ¦Ð.

Diferente das imagens geradas em bitmap, desenhos vetoriais são compostos por linhas e pontos que definem o contorno de uma forma. Na verdade, são equações matemáticas que estipulam esses contornos, e o resultado são imagens vetorizadas leves – que utilizam pouca memória do computador – e, consequentemente, fáceis de editar. Por esses motivos, desenhos vetorizados são

  • A. ideais apenas para imagens veiculadas pela web, pois geram arquivos flexíveis e facilmente editáveis, graças à manipulação das curvas de Bézier.
  • B. perfeitos para animações de formas complexas, principalmente aquelas com passagens tonais suaves, porque a leveza dos arquivos facilita a edição.
  • C. utilizados apenas na animação de movimentos simples, que explorem as características das formas geradas pela manipulação das curvas de Bézier.
  • D. passíveis de utilização em veículos diferentes, web ou impresso, pois geram arquivos matematicamente editáveis, leves e intercambiáveis.
  • E. reescalonáveis sem perda de qualidade, porque seus vetores são definidos matematicamente, mantendo resolução infinita.

Na área da arte gráfica é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na internet. Engloba elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço. Referimo-nos a(o):

  • A. Apresentação.
  • B. Projeto.
  • C. Programação.
  • D. Layout.

Em uma fotografia noturna, num ambiente de pouca luz, em que não há a possibilidade de se utilizar qualquer iluminação adicional, uma das opções para uma exposição satisfatória é a de aumentar a sensibilidade do sensor. A elevação do número ISO a um nível considerado alto pode gerar o seguinte resultado na imagem:

  • A. ruído, principalmente nas áreas desfocadas da imagem situadas, posteriormente, à zona de foco.
  • B. aberração cromática conhecida como “vinhetagem”.
  • C. perda significativa na profundidade de campo.
  • D. aberração ótica conhecida como “distorção de barril”.
  • E. ruído, principalmente nas áreas de baixa iluminação.
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