Questões de Artes

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São chamadas “objetivas rápidas” aquelas que

  • A. são particularmente usadas em fotos de esporte, com longos tempos de exposição, visando à eliminação da imagem “tremida”.
  • B. têm pequenas aberturas, capazes de deixar pouca luz entrar, especialmente úteis em situações de alta luminosidade.
  • C. têm grandes aberturas, capazes de filtrar a luz necessária à exposição, especialmente úteis quando não há filtros acessórios à disposição.
  • D. têm grandes aberturas, com maior capacidade de aproveitamento da luz disponível, especialmente úteis em condições de pouca iluminação.
  • E. E) têm baionetas que permitem trocas rápidas quando se deseja mudar a distância focal do enquadramento e não se tem, à disposição, uma objetiva zoom.

Além das palavras ou imagens usadas, o design possui certos princípios utilizados para comunicar uma mensagem. O modo como usamos estes princípios no design determina a estrutura do nosso trabalho e afeta a legibilidade da mensagem que estamos tentando comunicar. Todos os princípios do design podem ser aplicados a qualquer projeto, e a maneira como eles são utilizados determinam a eficácia da mensagem e quão atraente o design é. Não existe uma única maneira correta de aplicar cada princípio. São princípios do design todas as alternativas, EXCETO:

  • A. Alinhamento.
  • B. Volume.
  • C. Repetição.
  • D. Proximidade.

Uma importante parte das especificações de qualquer objetiva é a proximidade que ela pode focalizar. As objetivas especiais para macrofotografia são projetadas para que mesmo objetos muito pequenos possam parecer grandes no quadro. Para se alcançar bons resultados com o uso de objetivas macro, pode-se afirmar:

  • A. não há precisão de foco a uma pequena distância do objeto, uma vez que a profundidade de campo é grande.
  • B. optando-se por usar maiores aberturas, obtém-se maior profundidade de campo, uma vez que a precisão do foco é crucial a uma pequena distância do objeto.
  • C. optando-se por menores aberturas, obtém-se menor profundidade de campo, o que nos permite fotografar a maior distância e ampliar o objeto fotografado.
  • D. a precisão de foco é crucial a uma pequena distância do objeto, uma vez que a profundidade de campo é muito limitada.
  • E. com o uso das objetivas macro, independentemente da abertura selecionada, obtém-se praticamente toda a imagem em foco, visto a grande profundida de campo proporcionada por esse tipo de lente.

Leia a seguinte situação:

Ao fotógrafo cabe registrar a imagem de um corpo inerte, deitado em uma cama, no interior de um quarto sem luz elétrica, iluminado apenas por um pouco de luz difusa de fim de tarde que entra pela janela. Não há possibilidade de se usar refletores, pois no ambiente não há corrente elétrica e, por um problema técnico, o flash está inoperante. A primeira leitura de exposição que o fotógrafo faz, enquadrando apenas o corpo, é a seguinte: ISO 3200; 1/125 seg.; f/1.4. O profissional deseja registrar a foto com o melhor resultado possível, evitando ruídos, perda de definição e qualquer alteração no ambiente.

Sabendo que o fotógrafo tem à sua disposição um tripé, qual a melhor configuração para que ele alcance o resultado pretendido e mantenha a mesma relação de exposição?

  • A. ISO 1600; 1/30 seg.; f/1.4.
  • B. ISO 400; 1/4 seg.; f/2.8.
  • C. ISO 800; 1/60 seg.; f/2.
  • D. ISO 3200; 1/4 seg.; f/1.4.
  • E. ISO 400; 1/125 seg.; f/2.

As lentes close-up são usadas de forma semelhante à dos filtros. Funcionam como lentes de aumento e estão disponíveis em graus medidos em dioptrias. Levando-se em conta que a objetiva principal está focalizada no infinito, a que distância o objeto estará em foco quando se monta sobre a objetiva diferentes dioptrias?

  • A. Uma lente de dioptria +1, acoplada a um filtro ND 0.3, focaliza a uma distância de 0,30 m; uma de dioptria + 2, acoplada a um filtro ND 0.6, focaliza a uma distância de 0,60 m, e uma de dioptria + 4, acoplada a um filtro ND 1.2, focaliza a uma distância de 1,2 m.
  • B. Uma lente de dioptria +1 focaliza a uma distância mínima de 1 metro, uma de dioptria +2, a 2 metros, e uma de dioptria +4, a 4 metros.
  • C. Independentemente do grau de dioptria da lente close-up, o foco mínimo será aquele determinado pela distância focal da objetiva.
  • D. Independentemente da lente close-up utilizada, o foco mínimo será aquele determinado pelo valor da distância focal da objetiva divido pelo valor do grau de dioptria da lente.
  • E. Uma lente de dioptria +1 focaliza a uma distância mínima de 1 metro, uma de dioptria +2, a 0,5 metro, e uma de dioptria +4, a 0,25 metro.

O filtro polarizador é também utilizado para eliminar reflexos em vidro ou água. Para que esse resultado seja alcançado, avalia-se o efeito no visor ou LCD

  • A. girando-se o filtro, permitindo a passagem da luz não polarizada, a imagem se tornará superexposta, tornando- se necessária a correção da exposição.
  • B. girando-se o filtro sobre a objetiva e, com isso, desfocando- se ao máximo os reflexos para que estes fiquem reduzidos ao mínimo.
  • C. sem a necessidade de se girar o filtro, mas compensando a exposição para que no registro da imagem os reflexos sejam reduzidos ao mínimo.
  • D. sem a necessidade de se girar o filtro, permitindo a passagem da luz não polarizada, reduzindo reflexos e eliminando a compensação da exposição.
  • E. girando-se o filtro e bloqueando a passagem da luz do reflexo que já é polarizada, até que este fique reduzido ao mínimo.

Pode-se considerar que, nos sistemas digitais, o equivalente à imagem latente do filme fotográfico fotoquímico é(são)

  • A. o arquivo fotográfico tipo RAW.
  • B. os canais RGB da imagem.
  • C. C) a informação de luminância da imagem digital.
  • D. a matriz de Bayer do sensor digital da câmera.
  • E. o conversor analógico-digital que gera a imagem em formato JPG.

É necessário, para cada profissional que opera a câmera, o ajuste no visor da sua própria dioptria, pois a correção dióptrica

  • A. desfoca o visor permitindo a visualização da imagem em foco.
  • B. desfoca o visor para que as regiões da imagem não abrangidas pela profundidade de campo possam ser visualizadas em foco.
  • C. foca o visor e desfoca a região da imagem que se encontra em foco dentro da área abrangida pela profundidade de campo.
  • D. permite acomodar o foco do visor ao olho do fotógrafo, permitindo maior acuidade no ajuste do foco da imagem.
  • E. foca o visor, mas é necessária somente para profissionais que sejam míopes.

Grande parte das câmeras fotográficas digitais oferece uma representação gráfica, instrumento de avaliação, tanto antes como depois da exposição e do registro da imagem.

A representação gráfica a que se refere o enunciado é

  • A. A) a curva característica.
  • B. o diagrama de representação cromática (CIE).
  • C. C) o histograma.
  • D. a curva logarítmica da exposição.
  • E. a curva sensitométrica.

Com a exibição do gráfico mencionado na questão anterior, o fotógrafo é capaz de verificar

  • A. a distribuição da intensidade luminosa nas áreas de baixa iluminação, sugerindo o uso de um diafragma de menor diâmetro como compensação da exposição.
  • B. a distribuição dos pixels ao longo dos valores da escala tonal da imagem, permitindo avaliar as condições de exposição.
  • C. a distribuição da intensidade luminosa nas áreas de baixa iluminação, permitindo a avaliação da melhor exposição por meio do uso de fotômetro manual.
  • D. a latitude de exposição do sensor e qual filtro de correção cromática é necessário.
  • E. a distribuição da intensidade luminosa por toda a imagem, destacando-se somente as áreas de alta e baixa iluminação.
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