Questões de Artes

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A ideia de que o ator deveria desenvolver a faculdade de ver-se mentalmente, de forma contínua, em um espelho, é parte da noção de conhecimento aprofundado do corpo para gerar expressividade do teatro de

  • A.

    Anton Tchekhov.

  • B.

    Erwin Piscator.

  • C.

    Vsevolod Meyerhold.

  • D.

    Noël Coward.

  • E.

    André Antoine.

Teorizada por Ana Mae Barbosa, a Proposta Triangular para o ensino de arte tem como uma de suas finalidades:

  • A.

    Promover a integração entre alunos de classes sociais diferentes.

  • B.

    Eliminar as práticas artísticas de ensaios nas escolas.

  • C.

    Ensejar estudos de planejamento educacional.

  • D.

    Desenvolver no aluno habilidades de leituras de obras de arte.

Para Spolin (2008), existem três níveis de jogo, que são:

  • A.

    introdução; solução de problemas; ação catalisadora.

  • B.

    introdução; geração de problemas; ação catalisadora.

  • C.

    participação; solução de problemas; ação catalisadora.

  • D.

    introdução aos problemas; geração de problemas; ação.

  • E.

    participação; ação catalisadora; experimentalismo.

Ensinar arte significa articular três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade, compreendendoa histórica e culturalmente. Esses três campos conceituais estão presentes nos PCN-Arte e, são respectivamente, denominados:

  • A.

    Fruição, reflexão e produção.

  • B.

    Produção, reflexão e fruição.

  • C.

    Reflexão, produção e fruição.

  • D.

    Produção, fruição e reflexão.

A diferença entre jogo dramático (faz-de-conta) e jogo teatral é que no segundo existe

  • A.

    a inserção da regra e o pressuposto de um conjunto de princípios pedagógicos.

  • B.

    a presença de um professor que avalia o talento e a capacidade artística de cada aluno.

  • C.

    a presença do aparato teatral: palco, plateia, cenários e figurinos.

  • D.

    a proposta de improvisação livre de regras, que permite maior inventividade por parte do aluno.

  • E.

    a necessidade de introdução dos aspectos textuais que compõem o teatro.

Ao professor de arte, é importante:

  • A.

    Aperfeiçoar-se, continuamente, em seus “saberes sobre arte e sobre o ser professor de arte”, para intermediar a formação artística e estética dos alunos.

  • B.

    Não interferir em momento algum na produção do aluno, para que o mesmo desenvolva atividades totalmente livres e sem qualquer base.

  • C.

    Repetir as mesmas aulas em todas as séries, independente da faixa etária e interesses.

  • D.

    Criticar sempre para impor respeito.

Segundo a Proposta Curricular de Artes para Ensino Fundamental II, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é uma das diretrizes norteadoras para o ensino de Arte na escola:

  • A.

    realizar visitas a exposições de Artes Visuais no intuito de adquirir vivências significativas no ensino de Arte.

  • B.

    promover o contato dos alunos com manifestações culturais e artísticas.

  • C.

    disponibilizar espaço para ensaios de dança, peças teatrais e apresentações musicais.

  • D.

    contratar a apresentação de grupos teatrais, de dança e de música.

Para Salles (2007) “atores e atrizes retêm em suas memórias expressões faciais, modulações de voz ou gestos diversos para uma mesma fala”. Essa coleção será experimentada nos ensaios, mas, entre as possibilidades, alguns caminhos serão escolhidos e outros descartados.

Do ponto de vista do processo de criação, a autora denomina o momento como

  • A.

    levantamento.

  • B.

    memórias.

  • C.

    percepção.

  • D.

    testagem.

  • E.

    rastros.

Destacou-se como escultor. Entre as suas esculturas evidenciam-se “Pietà” (1499) e “David” (1501-1504). Quando esculpiu Pietà o artista tinha apenas 23 anos. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina no Vaticano.

O texto se refere a:

  • A.

    Leonardo Da Vinci.

  • B.

    Rafael Sanzio.

  • C.

    Michelangelo.

  • D.

    Rodin.

“O teatro no ensino fundamental leva a criança a compreender e estar habilitada para se expressar na linguagem dramática” (PCN).

Com esse critério, o professor poderá, entre outras coisas, avaliar se o aluno desenvolve capacidade de:

  • A.

    Técnica, interação e raciocínio.

  • B.

    Teoria, motivação e memória

  • C.

    Atenção, concentração e observação.

  • D.

    Raciocínio, intuição e competitividade.

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