Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Amanda Tojal (2007) foi pioneira no Brasil em sua abordagem na formação de públicos cegos para o museu. Com ela aprendemos que, na impossibilidade de um aluno visualizar imagens nas aulas de artes visuais, podemos recorrer:

  • A.

    ao toque em imagens bidimensionais.

  • B.

    apenas ao fazer artístico e à contextualização da obra.

  • C.

    às potencialidades sonoras, visuais e gestuais do objeto artístico.

  • D.

    ao toque direto em objetos tridimensionais e ao toque em objetos pedagógicos, como imagens de obras reproduzidas em diferentes relevos e texturas.

  • E.

    à possibilidade de desenvolver narrativas que descrevam precisamente as formas e os conteúdos da imagem.

Considerando o texto introdutório e a figura apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

A distorção da forma humana, presente na obra, harmoniza-se com o espaço em que os corpos se movem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, é correto afirmar:

  • A.

    é um método a ser aplicado através de eixos hierárquicos lineares.

  • B.

    é uma metodologia que se limita a si mesma, não se abrindo a outras teorias.

  • C.

    a partir de seus três eixos, fazer, ler e contextualizar, é possível pensar uma atuação significativa no ensino de Arte.

  • D.

    serve para quem quer um manual de caráter prescritivo.

  • E.

    no eixo da leitura é possível aprender a produzir um trabalho artístico.

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A busca idealizada de um passado é compartilhada pelo Neoclassicismo e pelo Romantismo, movimentos que ocorreram tanto no século XVIII como no início do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas preocupadas com a educação, arte e inclusão apontam para a necessidade de produção de objetos pedagógicos para ampliar as possibilidades de sua inclusão na escola. Fonseca da Silva (2010) alerta que “os objetos pedagógicos devem garantir um conjunto de características a serem observadas pelo professor de arte”.

Dentre as características, podemos apontar como corretas as afirmativas:

1. Inserir a pessoa com deficiência na aprendizagem de artes da turma.

2. Potencializar as aprendizagens dos estudantes.

3. Veicular uma concepção de ensino de arte espontaneista.

4. Garantir os aspectos lúdicos, desestabilizador, investigativo e inquietante na aprendizagem da arte contemporânea.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A relação tênue e complexa entre literatura e pintura, uma das características do Romantismo europeu do século XVIII, é expressa na produção artística de Goethe, Victor Hugo e William Blake.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas mídias trazem consigo novas linguagens e novas estratégias de aprender. Neste contexto é importante que a escola e os professores conheçam e se utilizem das mídias que estão no cotidiano, observando como elas podem colaborar na aprendizagem. A Mansão de Quelícera é um jogo eletrônico educativo que oportuniza novas possibilidades de interação e conexão com a arte, uma vez que durante todo o jogo o jogador é convidado a apreciá-la.

O jogo conta com citação de 101 obras da tradição de pintura artística, tendo por base o conceito que é marca das produções culturais contemporâneas.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito correspondente.

  • A.

    Apropriação

  • B.

    Assemblagem

  • C.

    Reelaboração

  • D.

    Reprodução

  • E.

    Releitura

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

O impulso do movimento romântico de retorno à Natureza, expressado essencialmente na estética do sublime e do pitoresco, deu-se de maneira idêntica no Renascimento, por meio da tentativa de representação mimética do mundo natural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que corresponde à definição de educação especial apresentada na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, considerando os efeitos da Lei Complementar no 170 de 1998.

  • A.

    Educação especializada voltada para o atendimento de um público especial.

  • B.

    Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Educação escolar pública voltada estritamente para as pessoas que têm impedimento de natureza física e intelectual

  • D.

    Processo pedagógico que visa o ensino e a integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de materiais pedagógicos e tecnológicos em geral.

  • E.

    Educação escolar pública efetivada mediante a garantia de educadores especializados visando a formação de um cidadão integral.

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

No Neoclassicismo, assim como no Renascimento, buscou-se a revitalização, de forma acrítica, dos modelos tradicionais da antiguidade clássica greco-romana, mediante a repetição de fórmulas e estilos e a adequação desses modelos a uma nova época de produção artística.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...