Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Brasil, tem-se uma enorme gama de ritmos, danças folclóricas , apropriadas para o desenvolvimento psicofisicossocial da criança e do adolescente. Escolha a alternativa que traz um exemplo claro de uma atividade folclórica que promova esse tipo de desenvolvimento ao indivíduo.
Solfejo.
Percussão corporal.
Rondó
Variação de andamento.
Ciranda
Uma das preocupações da Educação Musical no âmbito escolar é a busca da musicalização do estudante. Portanto, o Professor de Arte deve procurar:
priorizar a genialidade dos que têm dotes artísticos, exigindo-lhes maior autonomia.
a ênfase na exterioridade material e na ostentação dos signos relacionados com a avaliação.
dar ao aluno as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical.
uma aparente neutralidade com o discurso de igualdade de posições entre as artes.
o excesso de informações e elementos para o possível desenvolvimento pleno do aluno.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
Na referida obra, o artista desloca a crítica da pintura e da imagem para a crítica do próprio objeto, o que constitui ruptura com os meios convencionais da produção artística.
Algumas atividades podem ser desenvolvidas em um trabalho de recreação, nas quais se utiliza a música como uma ferramenta para despertar o interesse pela cultura do país. Os cantos de trabalho, os cantos caiçaras e os br inquedos de roda são, respectivamente:
cantos realizados pelos trabalhadores na cidade, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras de roda cantadas.
cantos dos trabalhadores do litoral, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras feitas em roda cantadas ou faladas.
cantos realizados pelos trabalhadores rurais, cantos realizados pelos trabalhadores do litoral, brincadeiras de roda.
cantos dos feirantes dos centros urbanos, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras realizada sem roda.
cantos de feirantes do interior, cantos de trabalhadores rurais, brincadeiras de roda.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
O movimento surgido em Zurique buscava referências extrapictóricas e ganhou a adesão de Georges Rouault, Ergon Schiele e Paul Cézanne.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
O Dadaísmo, conhecido como antiarte, propunha a liberdade e a espontaneidade no fazer artístico.
E específico das Artes Visuais desenvolver a visualidade, a educação do olhar no ensino das artes. Desta forma, a leitura tem sido uma prática amplamente difundida entre os professores de artes visuais.
Considerando que ler é atribuir significado, uma leitura se torna significativa quando:
percebemos as características formais e topológicas do objeto de leitura.
conseguimos obter todas as informações do objeto de leitura.
consideramos o contexto gráfico e pictórico do objeto de leitura.
identificamos as intenções do autor no objeto de leitura.
estabelecemos relações entre nossas experiências de leitor e o objeto de leitura.
A partir da análise da reprodução da obra Gateway Star, de Frank Stella, e do texto relativo à produção desse artista nos anos 1990, julgue os itens a seguir.
A composição da obra com formas geométricas em diagonal imprime ritmo à superfície do quadro.
São obras bidimensionais:
desenhos, gravuras e esculturas.
pinturas, vídeos e fotografias.
gravuras, desenhos e pinturas.
fotografias, pinturas e instalações.
Muitas pesquisas em ensino de Artes Visuais foram publicadas no Brasil, sendo referências para Propostas de Arte na Educação Escolar.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 3 4 5
1 2 3 5 4
1 4 2 3 5
2 5 3 4 1
4 5 1 2 3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...