Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A proposta da Federação de Arte Educadores do Brasil FAEB em relação à educação artística polivalente é de
incorporar a prática na formação do professor.
desenvolver pesquisas que a corroborem.
capacitar melhor os professores polivalentes.
organizar seminários que valorizem sua história.
rejeitar e denunciar a prática.
Artes - Arte/Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pimentel (In: Oliveira, 2007) aponta para os estudos contemporâneos que deslocam o entendimento da arte como linguagem para arte como imagética. Assim, seu ensino não se daria por comunicação, mas por
metonímia.
metonímia.
metonímia.
simbolismo.
metáfora.
Contemporaneamente, para compreender os significados atribuídos ao ensino de arte se faz necessário observar as transformações que ocorreram no entendimento de estética e da passagem da arte moderna para a pós-moderna. No contemporâneo, há uma ampliação das significações do entendimento de arte, não mais vinculada ao ideal de beleza, e sim de:
procura por temas glorificadores da elite.
contextualização do objeto artístico.
reconstituição do traço da pureza.
cristalização e reafirmação do estilo pessoal.
dramatização dos fenômenos da vida.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
O nome do movimento, retirado do termo dadá, não possui relação com qualquer bandeira ou programa e sinaliza o princípio central da criação para os dadaístas.
O Folclore é a ciência, sabedoria, o estudo da cultura espontânea do pensar, sentir, agir, reagir dos membros de uma sociedade. A aplicação do Folclore em atividades recreativas possibilita a expressão da estética do movimento, da música e da cultura como um todo. O folguedo é um exemplo de manifestação folclórica que constitui:
danças religiosas do folclore brasileiro.
representações teatrais de origem africana.
festas populares com a presença de dança, dramatização e música.
danças populares do Nordeste.
teatro com bonecos gigantes que desfilam nas ruas do Recife, no carnaval.
Segundo Ana Mae Barbosa é preciso levar a Arte, que está circunscrita a um mundo socialmente limitado, a expandir-se, tornando-se patrimônio cultural da maioria. Com base nessa afirmação, pode-se concluir que a presença da arte nas escolas contribui para:
favorecer o acesso aos códigos artísticos e às possibilidades de expressão desses códigos.
uma atitude de sublime aceitação, concordância e serenidade diante das obras de arte.
o entendimento do supremo poder idealístico e crescente do que é sagrado artisticamente.
perceber a condição espiritual que se manifesta nas imagens que enaltecem a eternidade.
compreender a contenção estrutural das imagens, sua economia e o rigor de suas formas.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
O Dadaísmo, movimento surgido no contexto da Primeira Guerra Mundial, tinha como principal objetivo levar as pessoas a refletir racionalmente acerca do cotidiano.
A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:
espaço.
volume.
superfície.
luminosidade.
textura.
Em toda obra, de qualquer gênero artístico, existe uma marca semântica e cultural registrada no modo de fazer do artista. Diante dessa constatação, pode-se afirmar que é possível por meio da leitura e interpretação da obra:
unir as várias curvas num só percurso visual que vai de margem a margem.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.
subdividir as áreas desiguais, ocupando uma fração mínima do espaço.
compreender o contexto espacial e o temporal em que o autor está inserido.
Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.
Ao transformar objetos sem nenhum valor estético em obra de arte, Marcel Duchamp buscava rearticular os códigos da arte anteriores ao caos da guerra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...