Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A proposta da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB – em relação à educação artística polivalente é de

  • A.

    incorporar a prática na formação do professor.

  • B.

    desenvolver pesquisas que a corroborem.

  • C.

    capacitar melhor os professores polivalentes.

  • D.

    organizar seminários que valorizem sua história.

  • E.

    rejeitar e denunciar a prática.

Pimentel (In: Oliveira, 2007) aponta para os estudos contemporâneos que deslocam o entendimento da arte como linguagem para arte como imagética. Assim, seu ensino não se daria por comunicação, mas por

  • A.

    metonímia.

  • B.

    metonímia.

  • C.

    metonímia.

  • D.

    simbolismo.

  • E.

    metáfora.

Contemporaneamente, para compreender os significados atribuídos ao ensino de arte se faz necessário observar as transformações que ocorreram no entendimento de estética e da passagem da arte moderna para a pós-moderna. No contemporâneo, há uma ampliação das significações do entendimento de arte, não mais vinculada ao ideal de beleza, e sim de:

  • A.

    procura por temas glorificadores da elite.

  • B.

    contextualização do objeto artístico.

  • C.

    reconstituição do traço da pureza.

  • D.

    cristalização e reafirmação do estilo pessoal.

  • E.

    dramatização dos fenômenos da vida.

Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.

O nome do movimento, retirado do termo “dadá”, não possui relação com qualquer bandeira ou programa e sinaliza o princípio central da criação para os dadaístas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Folclore é a ciência, sabedoria, o estudo da cultura espontânea do pensar, sentir, agir, reagir dos membros de uma sociedade. A aplicação do Folclore em atividades recreativas possibilita a expressão da estética do movimento, da música e da cultura como um todo. O folguedo é um exemplo de manifestação folclórica que constitui:

  • A.

    danças religiosas do folclore brasileiro.

  • B.

    representações teatrais de origem africana.

  • C.

    festas populares com a presença de dança, dramatização e música.

  • D.

    danças populares do Nordeste.

  • E.

    teatro com bonecos gigantes que desfilam nas ruas do Recife, no carnaval.

Segundo Ana Mae Barbosa “é preciso levar a Arte, que está circunscrita a um mundo socialmente limitado, a expandir-se, tornando-se patrimônio cultural da maioria.” Com base nessa afirmação, pode-se concluir que a presença da arte nas escolas contribui para:

  • A.

    favorecer o acesso aos códigos artísticos e às possibilidades de expressão desses códigos.

  • B.

    uma atitude de sublime aceitação, concordância e serenidade diante das obras de arte.

  • C.

    o entendimento do supremo poder idealístico e crescente do que é sagrado artisticamente.

  • D.

    perceber a condição espiritual que se manifesta nas imagens que enaltecem a eternidade.

  • E.

    compreender a contenção estrutural das imagens, sua economia e o rigor de suas formas.

Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.

O Dadaísmo, movimento surgido no contexto da Primeira Guerra Mundial, tinha como principal objetivo levar as pessoas a refletir racionalmente acerca do cotidiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:

  • A.

    espaço.

  • B.

    volume.

  • C.

    superfície.

  • D.

    luminosidade.

  • E.

    textura.

Em toda obra, de qualquer gênero artístico, existe uma marca semântica e cultural registrada no modo de fazer do artista. Diante dessa constatação, pode-se afirmar que é possível por meio da leitura e interpretação da obra:

  • A.

    unir as várias curvas num só percurso visual que vai de margem a margem.

  • B.

    encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.

  • C.

    encontrar nenhum obstáculo visual ou tátil entre o início e seu fim.

  • D.

    subdividir as áreas desiguais, ocupando uma fração mínima do espaço.

  • E.

    compreender o contexto espacial e o temporal em que o autor está inserido.

Tendo como referência a imagem, que retrata uma obra do artista francês Marcel Duchamp, responsável pelo conceito de ready made e participante do movimento dadaísta, e o texto anterior, julgue os itens subsecutivos.

Ao transformar objetos sem nenhum valor estético em obra de arte, Marcel Duchamp buscava rearticular os códigos da arte anteriores ao caos da guerra.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...