Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação as técnicas de modelagem cerâmica, identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) Na técnica de modelagem da placa, a massa é aberta com um rolo e dois sarrafos como guia e as partes são cortadas e unidas.

( ) O engobe é uma técnica de modelagem feita com argila colorida de consistência cremosa, a qual é aplicada sobre a peça crua e úmida.

( ) No processo de modelagem a partir de um bloco sólido, a peça deve posteriormente ser oca.

( ) Raku é uma técnica milenar de modelagem cerâmica executada com serragem.

( ) Executar rolos uniformes de argila e moldar uma peça através da sobreposição destes rolos configura a prática de modelagem em rolos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V – F

  • B.

    V – F – V – V – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    V – F – F – V – F

  • E.

    F – V – F – F – V

Segundo a arteterapeuta Lígia Diniz, existem diferentes operações alquímicas na Arteterapia. Entre elas, aquela ligada ao elemento água é nomeada como:

  • A.

    Coagulatio.

  • B.

    Calcinatio.

  • C.

    Solutio.

  • D.

    Sublimatio.

  • E.

    Separatio.

A primeira figura retrata um ritual antropofágico de uma tribo indígena do Brasil, e a segunda figura mostra uma instalação do artista capixaba Hilal Sami Hilal. A respeito dessas duas obras, julgue os itens subsecutivos.

As imagens de ambas as figuras ocupam o mesmo espaço de representação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecer os processos de aprendizagem do desenho favorece transformações nos projetos de ensino. A pesquisa de Rosa Iavelberg (1995) sobre o desenho cultivado aponta-nos para o fato de que:

  • A.

    situações de busca espontânea são suficientes para o desenvolvimento do desenho.

  • B.

    a cópia de desenhos estereotipados favorece a elaboração de desenhos criativos.

  • C. oportunidades de interação cultural oferecidas pela escola marcam diferenças no desenvolvimento em desenho entre sujeitos.
  • D.

    a criança desenvolve seus desenhos independente das interações com os desenhos produzidos socialmente e acumulados historicamente.

  • E.

    o conhecimento e o desenvolvimento do desenho implicam uma busca pessoal do sujeito independente de proposições poéticas.

De acordo com a arteterapeuta Lígia Diniz, o processo do desenvolvimento infantil centra-se em três fases:

  • A.

    a ourobórica, a dinâmica matriarcal e a dinâmica patriarcal.

  • B.

    a dinâmica social, a individuação e a ourobórica.

  • C.

    a dinâmica matriarcal, a dinâmica social e a dinâmica familiar.

  • D.

    a dinâmica patriarcal, a ourobórica e a individuação.

  • E. a dinâmica social, a dinâmica matriarcal e a individuação.

A primeira figura retrata um ritual antropofágico de uma tribo indígena do Brasil, e a segunda figura mostra uma instalação do artista capixaba Hilal Sami Hilal. A respeito dessas duas obras, julgue os itens subsecutivos.

A instalação, na segunda figura, é forma de fazer artístico recorrente na arte contemporânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em torno da escultura brasileira, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os ex-votos, esculpidos em sabão, fazem parte da produção escultórica da arte sacra.

  • B.

    Bruno Giorgi executou várias obras públicas, entre elas as conhecidas Candangos e Meteoro em Brasília.

  • C.

    Elke Hering produziu esculturas em diversos materiais, entre eles o cristal. Sua obra faz parte do acervo de vários museus, excluindo o MASC.

  • D.

    A obra A Soma de Nossos Dias, de Maria Martins, foi observada e analisada por crianças na experiência com a Proposta Triangular no MASP.

  • E. A popular expressão Santo do pau oco está diretamente relacionada às esculturas renascentistas.

O homem participa de diversas maneiras das manifestações socioculturais, artísticas, estéticas e comunicacionais . Participando dessas manifestações, ele torna-se capaz de:

  • A.

    superar obstáculos.

  • B.

    esquecer uns dos outros.

  • C.

    expressá-las em ações.

  • D.

    aceitar as respostas prontas.

  • E.

    ter a incerteza do vazio.

A primeira figura retrata um ritual antropofágico de uma tribo indígena do Brasil, e a segunda figura mostra uma instalação do artista capixaba Hilal Sami Hilal. A respeito dessas duas obras, julgue os itens subsecutivos.

Na primeira figura, a arte produzida tinha como objetivo a exploração do material etnográfico a partir de investigações formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise a imagem abaixo:

Com relação à imagem, é correto afirmar:

  • A.

    É um desenho sem qualquer intenção de crítica mordaz, satírica, irônica e humorística de comportamento humano.

  • B.

    É um cartum, uma narrativa humorística, uma anedota gráfica, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais e revistas.

  • C.

    Ao utilizar o desenho para apresentar situações concretas do dia a dia, o autor denuncia, com humor, um preconceito não vivenciado por ele.

  • D. Ricardo Ferraz aborda a luta pela inclusão social e a cidadania através de quadrinho, usando legenda e uma sequência de cenas.
  • E.

    É uma charge, abordagem artística utilizada como forma alternativa de provocar reflexões e questionamentos sobre uma temática universal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...