Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das ideias suscitadas pelo texto, julgue os itens subsequentes, acerca de arte e cultura no Brasil.
O folclore, como campo de estudo no Brasil, tem sua origem na busca de definição da identidade brasileira e preservação de elementos simbólicos materiais e imateriais de pertencimento de grupos e formas de manifestação.
O material determina as formas e não o oposto escreveu o crítico Nikolai Tarabukin ao definir o Construtivismo russo, mediante a observação de alguns trabalhos do artista Vladimir Tatlin. Considerando essas informações e a figura apresentada acima, julgue os próximos itens.
O movimento concretista brasileiro compunha-se de dois grupos principais: um de São Paulo, com orientação menos dogmática em relação aos princípios da arte concreta, e outro do Rio de Janeiro, com orientação mais ortodoxa.
Tendo as figuras I, II e III como referência, julgue os itens seguintes.
A obra representada na figura II, na qual os espectadores vestem parangolés (espécies de capas), ganha existência e sentido com o movimento livre e improvisado de cada espectador que veste o parangolé e que, com isso, transforma-se em escultura viva de movimento.
Tendo as figuras I, II e III como referência, julgue os itens seguintes.
Na obra apresentada na figura III, que compõe a série denominada Bichos, é proposta uma abordagem diferente à obra de arte, que pode ser manipulada pelo espectador, que passa a ser uma espécie de participante da obra.
A tradição artesanal na maioria das vezes se inicia:
Na feira.
Na organização familiar.
Nos mercados.
Nas exposições.
As manifestações culturais brasileiras expressam características herdadas, principalmente, dos indígenas nativos, dos colonizadores europeus e dos negros africanos trazidos como escravos.
Identifique a manifestação popular mais diretamente vinculada à herança cultural dos negros africanos.
Bonecos Gigantes, em Pernambuco.
Farra do Boi, em Santa Catarina.
Afoxé Filhos de Gandhi, na Bahia.
Folia de Reis, em Minas Gerais.
O que justifica a inserção da arte no currículo escolar é:
Seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos.
A escolha de cada escola pela implantação da disciplina de arte no currículo.
O desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a organização de eventos na escola.
Realização de um trabalho de qualidade por parte dos educadores na formação de artistas.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O bumba-meu-boi é um folguedo popular que ocorre em várias regiões do Brasil, e, portanto, merece a atenção do professor. Elementos de seu enredo, vestuário, instrumentos musicais e a figura do boi são encontrados em manifestações similares em Portugal. Sua divisão em episódios, com temas profanos e religiosos, indica sua categorização como
pastoril.
cirandinha.
caboclinho.
catira.
reisado.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Do ponto de vista da arte contemporânea, as disciplinas não podem ser consideradas estanques. Como exemplo, Oliveira (apud: Barbosa, 2007) cita as experiências brasileiras dos anos 60, com enfoque plural do sensitivo que tem no tato a origem de toda a sensibilidade: Bichos; Superfície modulada; Planos em superfície modulada, entre outros. Essas experiências evidenciam as relações entre obra e participador-construtor na própria construção da obra e desmontam o conceito que se tem de obra e de fruição estanques.
Como exemplo dessa produção, no qual o corpo se apresenta de forma ativa, têm-se:Alfredo Volpi e Emílio Goeldi.
Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Ricardo Basbaum e Renina Katz.
Maria Martins e Evandro Jardim.
Artes - História da Arte no Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Diana Domingues (apud: Pillar, 1999), arte tecnológica é toda
prática artística que se serve das novas tecnologias como meio.
produção de imagens, a partir de softwares de computador.
produção de imagens e sons, a partir de softwares de computador.
produção de imagens e sons, com vídeo e cinema.
prática artística realizada a partir da invenção do computador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...