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Em qualquer idade, a criança e os jovens têm capacidade para vislumbrar as variantes formais, estruturais e cromáticas existentes no mundo no qual eles convivem.A interação dessas nuances favorece:
os aspectos perceptivos.
a erradicação das formas.
a rigidez das estruturas.
as ações mundanas.
a falta de consenso.
A primeira figura retrata um ritual antropofágico de uma tribo indígena do Brasil, e a segunda figura mostra uma instalação do artista capixaba Hilal Sami Hilal. A respeito dessas duas obras, julgue os itens subsecutivos.
A primeira figura insere-se em contexto em que o argumento visual toma proeminência e conquista autonomia em relação ao texto.
Os cuidados artesanais, a escolha da melhor qualidade dos materiais e os meios preventivos de tratamento podem contribuir para:
interpretar formas reais com pontos e linhas, aplicados graficamente por meio da técnica do pontilhismo.
criar motivo para um cartão imaginando uma figura e desenhá-la sem levantar o lápis do papel.
minorar certas deficiências próprias da constituição dos produtos advindos da natureza e da indústria.
conceituar e diferenciar as linhas complexas nas composições que utilizam a geometria.
coordenar os movimentos pelo reflexo organizando formas positivas e negativas nas peças artesanais.
Assinale a alternativa correta quanto aos elementos da visualidade e suas relações compositivas:
A textura não costuma colaborar para a criação de contrastes.
As linhas estruturais são percursos lineares vistos nas superfície
A luz é essencialmente usada como um meio de modelar o volume.
Uma mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes, independendo das relações colorísticas.
O volume pictórico é produzido bidimensionalmente, mas reflete características tridimensionais.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
No período republicano, introduziu-se o ensino do desenho na educação em uma perspectiva antielitista e preparatória de mão de obra para o trabalho nas indústrias.
O papel, muito utilizado em trabalhos artesanais, é um material danificado com frequência por insetos, fungos e:
formas planas.
luz natural.
traçado de figuras.
estampa de texturas.
tintas aquarelas.
Acriatividade é considerada um potencial inerente ao homem; e a realização desse potencial, uma de suas necessidades. O criar pode ser visto num sentido global e não apenas restrito às artes e ao artesanato. Diante do exposto, pode-se concluir que:
criar e viver se interligam.
a vida imita a arte.
criar só serve para objetos.
a criatividade é ignorada.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
O barroco é considerado o primeiro produto cultural brasileiro de origem erudita, ensinado nas oficinas sob a orientação de um mestre.
As madeiras, em geral, são classificadas como duras e macias, sem que esses termos signifiquem, realmente, madeiras moles ou rijas. Entre aquelas classificadas como macia estão:
o pinho e a balsa.
o jacarandá e a peroba.
o ipê e a andiroba.
o jatobá e o cedro.
Ao refletir sobre o conceito artístico do artesanato, deve-se considerar a importância dos processos de criação e os procedimentos utilizados pelo artista/artesão. A arte e o artesanato são produtos culturais que contribuem para a transmissão de:
vídeos técnicos e políticos.
movimentos do natural.
análise dos teoremas.
exploração do trabalho humano.
variadas experiências perceptivas.
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