Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Antes do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve seu primeiro contato com a arte que estava sendo produzida na Europa, através da exposição, em 1913, de características expressionistas, realizada pelo pintor:
Di Cavalcanti.
Lasar Segall.
John Graz.
Cândido Portinari.
Cícero Dias.
Se observarmos os grandes mestres da ilustração do período clássico da chamada era de ouro, ou os bons exemplos dos nossos dias, notaremos que toda a composição está assentada em formas geométricas tradicionais círculo, quadrado e triângulo (...)(p. 60)
Essa tríade do olhar, descrita por Rui de Oliveira, possui, em cada um dos seus elementos, uma variante. São elas, respectivamente,Davi é uma das esculturas mais famosas do mundo. Esculpida no período Renascentista, o trabalho retrata o herói bíblico no exato momento anterior à sua batalha com o gigante Golias. Seu realismo anatômico é impressionante, sendo considerada um ícone de perfeição. A estátua de mármore mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros) e, segundo a história, levou cerca de três anos para ser concluída (de 1501 a 1504). À que grande mestre das artes podemos atribuir a escultura?
Michelangelo.
Donatello.
Leonardo da Vinci.
Rafael Sanzio.
Botticelli.
Grande parte das ideias do movimento tropicalista possui relação com as propostas do movimento:
naturalista.
antropofágico
itinerante.
simbolista.
A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é um exemplo do efeito criado por ele na pintura que faz com que os contornos das figuras se apresentem visualmente esbatidos, indefinidos. Esse efeito ficou conhecido como
A arte da pré-história foi feita antes da invenção da escrita, sua manifestação artística era o realismo e habilidade técnica que pintavam nas paredes das cavernas, conhecida como:
Arte antiga.
Arte romana.
Arte contemporânea.
Arte rupestre.
A principal contribuição dos futuristas para o design gráfico foi sua preocupação com
Na fotografia em preto-ebranco, registramos um objeto de três dimensões em duas dimensões e tons de cinza (ADAMS, 2001, p. 17).
Dentre os recursos que o fotógrafo pode lançar mão para alterar os tons em uma fotografia preto-e-branco, pode-se mencionar:O pintor mexicano Diego Rivera foi apresentado à arte renascentista numa viagem à Itália, em 1920. Ele admirou, especialmente, os afrescos de Giotto, que o inspirou:
na capacidade de explorar a psicologia humana.
na compreensão das arenas naturais e artesanais.
na proporção e no drama de seus próprios murais.
na busca do conhecimento, da beleza e da perfeição.
na facilidade com que suas figuras se movem no espaço.
Ao aprendermos a visualizar tons de imagem, devemos entender que aquilo que vemos com os olhos não é o mesmo que o filme vê na câmera. (ADAMS, 2001, p. 25)
Ao serem analisadas as diferenças entre o que se vê e o que a câmera vê em termos de controle de imagem, levam-se em conta os seguintes tipos de aspectos relacionados à exposição de uma superfície iluminada:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...