Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Antes do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve seu primeiro contato com a arte que estava sendo produzida na Europa, através da exposição, em 1913, de características expressionistas, realizada pelo pintor:

  • A.

    Di Cavalcanti.

  • B.

    Lasar Segall.

  • C.

    John Graz.

  • D.

    Cândido Portinari.

  • E.

    Cícero Dias.

“Se observarmos os grandes mestres da ilustração do período clássico da chamada era de ouro, ou os bons exemplos dos nossos dias, notaremos que toda a composição está assentada em formas geométricas tradicionais – círculo, quadrado e triângulo (...)”(p. 60)

Essa “tríade do olhar”, descrita por Rui de Oliveira, possui, em cada um dos seus elementos, uma variante. São elas, respectivamente,

  • A. azul, vermelho e amarelo.
  • B. elipse, retângulo e triângulo equilátero.
  • C. ponto, linha curva e plano de topo.
  • D. elipse, pentágono, triângulo retângulo.
  • E. elipse, retângulo e triângulo invertido.

“Davi” é uma das esculturas mais famosas do mundo. Esculpida no período Renascentista, o trabalho retrata o herói bíblico no exato momento anterior à sua batalha com o gigante Golias. Seu realismo anatômico é impressionante, sendo considerada um ícone de perfeição. A estátua de mármore mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros) e, segundo a história, levou cerca de três anos para ser concluída (de 1501 a 1504). À que grande mestre das artes podemos atribuir a escultura?

  • A.

    Michelangelo.

  • B.

    Donatello.

  • C.

    Leonardo da Vinci.

  • D.

    Rafael Sanzio.

  • E.

    Botticelli.

Grande parte das ideias do movimento tropicalista possui relação com as propostas do movimento:

  • A.

    naturalista.

  • B.

    antropofágico

  • C.

    itinerante.

  • D.

    simbolista.

  • E. raionista.

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é um exemplo do efeito criado por ele na pintura que faz com que os contornos das figuras se apresentem visualmente esbatidos, indefinidos. Esse efeito ficou conhecido como

  • A. polarização.
  • B. grafismo.
  • C. tonalização.
  • D. modulação.
  • E. sfumato.

A arte da pré-história foi feita antes da invenção da escrita, sua manifestação artística era o realismo e habilidade técnica que pintavam nas paredes das cavernas, conhecida como:

  • A.

    Arte antiga.

  • B.

    Arte romana.

  • C.

    Arte contemporânea.

  • D.

    Arte rupestre.

A principal contribuição dos futuristas para o design gráfico foi sua preocupação com

  • A. a tradição.
  • B. o movimento das máquinas.
  • C. as formas abstratas.
  • D. o inconsciente.
  • E. as formas decorativas.

Na fotografia em preto-ebranco, registramos um objeto de três dimensões em duas dimensões e tons de cinza (ADAMS, 2001, p. 17).

Dentre os recursos que o fotógrafo pode lançar mão para alterar os tons em uma fotografia preto-e-branco, pode-se mencionar:

  • A. controles de exposição e revelação, tipos móveis.
  • B. tons contínuos, retículas, filtros.
  • C. negativos, originais, traço.
  • D. controles de exposição e revelação, filtros.
  • E. traço, meio tom, controles de exposição.

O pintor mexicano Diego Rivera foi apresentado à arte renascentista numa viagem à Itália, em 1920. Ele admirou, especialmente, os afrescos de Giotto, que o inspirou:

  • A.

    na capacidade de explorar a psicologia humana.

  • B.

    na compreensão das arenas naturais e artesanais.

  • C.

    na proporção e no drama de seus próprios murais.

  • D.

    na busca do conhecimento, da beleza e da perfeição.

  • E.

    na facilidade com que suas figuras se movem no espaço.

Ao aprendermos a visualizar tons de imagem, devemos entender que aquilo que vemos com os olhos não é o mesmo que o filme “vê” na câmera. (ADAMS, 2001, p. 25)

Ao serem analisadas as diferenças entre o que se vê e o que a câmera vê em termos de controle de imagem, levam-se em conta os seguintes tipos de aspectos relacionados à exposição de uma superfície iluminada:

  • A. luz aparente e luz absoluta.
  • B. luz contínua e luz parcial.
  • C. luz especular e luz difusa.
  • D. luz espectral e luz eletromagnética.
  • E. luz incidente e luz refletida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...