Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Impressionismo é considerado uma arte urbana porque vê o mundo pelos olhos do cidadão e reage às impressões externas com os nervos tensos do moderno homem técnico.

A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - A tecnologia moderna introduz um senso de urgência e dinamismo em todas as atitudes, e o Impressionismo busca traduzir isso em cores e formas.

II - O Impressionismo reflete o ritmo nervoso, a mutabilidade e a efemeridade da nova vida nas capitais da Europa.

III - A Revolução Industrial influenciou o olhar do cidadão, fazendo-o renegar o Realismo em prol do Impressionismo, um estilo mais adequado à expressão de suas novas percepções.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Nos cartazes de Toulouse- Lautrec e nas ilustrações de Aubrey Beardsley, as áreas gráficas com ausência de sombreado produzem o efeito de

  • A. volume.
  • B. espacialidade.
  • C. planificação.
  • D. perspectiva.
  • E. profundidade.

O movimento Arts and Crafts, surgido na segunda metade do século XIX, revolucionou a maneira de se produzir diversos artefatos na Europa, enfatizando a importância do trabalho dos artesãos inseridos no processo industrial. Dois dos destaques desse movimento foram a atenção dedicada ao desenvolvimento de famílias tipográficas e a produção de livros, sendo que uma casa editorial destacou- se e exerceu influência sobre todas as demais. O fundador dessa empresa pioneira, o nome da casa editorial e seu país de origem são, respectivamente,

  • A.

    Elbert Hubbard, Roycroft Press, EUA

  • B.

    John Horby, Ashendene Press, Inglaterra

  • C.

    Lucien Pissarro, Eragny Press, Inglaterra

  • D.

    William Morris, Kelmscott Press, Inglaterra

  • E.

    T. J. Cobden-Sanderson, Doves Press, Inglaterra

O professor da Bauhaus, Johannes Itten, adota, para sua didática das cores, uma quantidade específica de contrastes cromáticos que são em número de

  • A. 5.
  • B. 7.
  • C. 8.
  • D. 6.
  • E. 9.

As catedrais góticas representaram o auge do desenvolvimento artístico na Idade Média chegando a superar a arquitetura clássica em termos de ousadia tecnológica. Os desenvolvimentos arquitetônicos que permitiram a construção das catedrais góticas foram

  • A.

    a treliça das paredes e as naves mais altas

  • B.

    a abóboda com traves e suportes externos

  • C.

    a abóboda com traves e a treliça das paredes

  • D.

    as naves mais altas e a abóboda com traves

  • E.

    os suportes externos, chamados contrafortes, e as naves mais altas

O princípio de que a visão é uma experiência criativa e de que “toda observação é também invenção” pertence

  • A. à teoria da Gestalt.
  • B. à teoria da comunicação.
  • C. ao manifesto surrealista.
  • D. à filosofia existencialista.
  • E. às teorias de Kandinsky.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o movimento suprematista russo e o holandês De Stijl estavam aparentemente isolados um do outro, embora ambos impelissem o Cubismo para uma arte geométrica pura. Após a guerra, suas ideias foram adaptadas por artistas em outros países, como a antiga Tchecoslováquia, a Hungria e a Polônia.

A busca por uma arte de Relações Visuais foi uma influência importante ao longo do século XX e, por isso, uma das orientações dominantes no Design Gráfico foi o(a)

  • A.

    uso da construção geométrica em projetos de indumentária

  • B.

    uso da construção geométrica na organização da página impressa

  • C.

    uso da linha, da forma e das cores complementares para criação de relações puras

  • D.

    unificação entre valores sociais, tecnologia e função

  • E.

    unificação entre valores sociais, artesanato e produção industrial

Pode-se dizer, tendo como base o livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, que os gêneros da ilustração são

  • A. abstrata, figurativa e mista.
  • B. narrativo, informativo e persuasivo.
  • C. narrativo, comunicativo e lúdico.
  • D. irreverente, persuasivo e passivo.
  • E. informativo, comunicativo e grotesco.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 26.

“A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.”

Diante do exposto, assinale a alternativa que contém apenas informações corretas no que diz respeito à arte da dança de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A.

    As aulas devem ser acompanhadas por estímulos sonoros, pois a dança está ligada diretamente à música e uma não funciona sem a outra.

  • B.

    Não é aconselhável haver repetição de atividades, pois os alunos podem ficar entediados e perderem o interesse na aula.

  • C.

    A dança é apenas uma atividade lazer, para que o aluno psicologicamente se canse menos no intervalo entre uma aula e outra.

  • D.

    A dança tem o intuito de desenvolver na criança a compreensão de suas capacidades físicas, ou seja, ajudar a criança a entender melhor o seu próprio corpo e seu funcionamento.

O Romantismo na França foi um movimento que coincidiu com a revolta burguesa e popular contra uma volta do poder aristocrático e dos privilégios de casta após a queda de Napoleão. Como tal, reconstrói a concepção da história, dando ênfase ao moderno em detrimento do antigo, assim, a inteligência, a cultura e a arte sobrepõem-se ao sangue como legitimação do poder. Baudelaire, importante poeta e teórico da arte francesa, classifica o Romantismo como

  • A.

    “a bela alma da burguesia”

  • B.

    “a expressão mais recente e atual do belo”

  • C.

    “o signo de uma arte superior”

  • D.

    “o transitório, o fugaz, o contingente”

  • E.

    “uma concepção conforme a moral do século”

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...