Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As linguagens se desenvolvem em função de projetos. As linguagens artísticas, por serem mais flexíveis, podem se estruturar e reestruturar com base em projetos específicos. No caso das artes visuais, as regras da perspectiva só foram descobertas e usadas na pintura porque o projeto do Renascimento era:

  • A.

    o princípio da tensão e do relaxamento.

  • B.

    a tradicional preferência pela alegoria.

  • C.

    a deformação do que seria o natural.

  • D.

    o afastamento dos arranjos simétricos.

  • E.

    o de retratar o mundo como ele é visto.

Resultante da tentativa de superar a Escola Tradicional excessivamente rígida, magistrocêntrica e voltada para a memorização de conteúdos, surgiu um movimento que teve, de certo modo, como precursores os pedagogos Feltre, Basedow e Pestalozzi, um movimento que defendia a educação ativista, com base na renovação da pesquisa pedagógica, na busca teórica dos fundamentos filosóficos e científicos de uma prática educativa mais eficaz. Havia também o empenho em desenvolver a individualidade, a autonomia, que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo.Omovimento descrito diz respeito à:

  • A.

    Escola Montessoriana.

  • B.

    Escola Nova.

  • C.

    Escola de Frankfurt.

  • D.

    Educação Religiosa.

  • E.

    Pedagogia da Contrarreforma.

Para o estudo do layout de uma capa de livro foram escolhidas duas cores de pigmento opacas complementares como cores dominantes no estudo da composição. Uma era o amarelo. Qual seria a outra cor complementar formada pela fusão de outras duas cores primárias?

  • A. violeta.
  • B. azul.
  • C. vermelho.
  • D. verde.
  • E. laranja.

A designação atribuída por Lygia Clark a todos os elementos que utilizava em seus trabalhos praticados de 1976 a 1988, que evocam o receptor e convocam sua experiência corporal como condição de realização da obra, denomina-se:

  • A.

    Corpo Coletivo.

  • B.

    Objeto Relacional.

  • C.

    Objeto de Semente.

  • D.

    Estruturação da Self.

  • E.

    Fantasmática do Corpo.

Considerando os três elementos básicos na formação da imagem, a linha, o tom (claro escuro) e a cor, indique a alternativa abaixo onde o desdobramentodas áreas tonais aparece como elemento marcante, mais evidente na composição.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As comemorações pelos 250 anos de São José incluíram a inauguração do Memorial da Colonização Açoriana, idealizado por um(a) artista da terra.

Assinale a alternativa que corresponde à leitura e autoria desse memorial.

  • A.

    O monumento traz o lado místico dos desbravadores sendo representado por uma bruxa e foi idealizado pela artista Cléa Espindola.

  • B.

    O monumento simboliza o respeito a terra, a religiosidade e arte e foi idealizado pelo artista Gelcy Coelho dito Peninha.

  • C.

    O monumento representa as nove ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores e foi idealizado pelo artista plástico Geraldo Mazzi.

  • D.

    O monumento tem nove figuras na proa de um barco, sendo uma delas uma rendeira e foi idealizado pelo artista plástico Plínio Verani Júnior.

  • E. O monumento apresenta trabalhadores que auxiliaram no progresso de São José e foi idealizado pelo artista plástico José Cipriano da Silva.

Segundo Johannes Itten, artista e professor da Bauhaus, se colocarmos um retângulo vermelho forte ao lado de um retângulo cinza, este último parecerá

  • A. alaranjado.
  • B. esverdeado.
  • C. esbranquiçado.
  • D. mais escuro.
  • E. azulado.

Com a mecanização da indústria, o artesão, hoje em dia, é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada:

  • A.

    cultura de massas.

  • B.

    cultura popular.

  • C.

    classe operária.

  • D.

    cultura erudita.

  • E.

    empresa social.

Uma das relações fundamentais da cor chama-se contraste de saturação. Este contraste é constituído pela relação entre cores

  • A. frias e quentes.
  • B. sombrias e claras.
  • C. complementares.
  • D. puras e acinzentadas.
  • E. primárias.

O mais interessante são as possibilidades plásticas conseguidas com os variados materiais (lápis gorduroso, touche, bastão gorduroso, etc.) utilizados para a realização desse desenho. A minha preocupação é com a acidulação e a viragem, em como conseguir manter essa variedade de tons e tessituras.” A suposta fala de um gravador diz respeito ao trabalho gráfico em fase de execução. O Princípio de repulsão entre a água (contragrafismo) e a gordura (grafismo) caracteriza o processo de gravação e impressão conhecido por:

  • A. Xilogravura.
  • B. Litografia.
  • C. Água-forte
  • D. Serigrafia.
  • E. Água-tinta
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...