Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerado como uma forma ideal para trabalhar em sala de aula, graças às suas necessidades mínimas, incorpora a narração do contador de estórias em cenas dramáticas. Tem, como característica, a forma simples de apresentar mitos, lendas e contos de fadas sem adereços ou cenários, utilizando-se de movimento corporal ou de objetos no espaço para encenar a estória.

A descrição trata do

  • A.

    teatro de sombras.

  • B.

    teatro de marionetes.

  • C.

    jogo do onde.

  • D.

    teatro de estórias.

  • E.

    jogo de bola.

Se é certo poder-se considerar a curva longa e sensível, (...) surgindo dos cantos e cobrindo assimetricamente todas as superfícies disponíveis, então pode-se também apontar como primeiro exemplo de art nouveau o frontispício de Arthur H. Mackmurdo (...) (p. 79).

Além do artista citado no texto acima, outros também podem ter suas obras enquadradas no estilo art nouveau. Pode-se dizer que foram influências para o surgimento do movimento art nouveau:

  • A. as pinturas de Leonardo da Vinci, Michelangelo e dos renascentistas em geral, com ênfase nos retratos.
  • B. a paisagem inglesa, a revolução industrial, e a aparência das máquinas, que contribuem para a percepção das curvas.
  • C. desenhos e pinturas pré-rafaelitas, os trabalhos de Wiliam Blake, a renovação gótica e o design inglês da época.
  • D. tão somente as formas da natureza que passam a ter maior atenção dos pintores com o surgimento da École de Barbizon.
  • E. o desenho geométrico proposto por Gaspar Monge assim como sua Geometria descritiva das elipses.

A concepção moderna do ensino de Arte na escola propõe que o Teatro seja encarado como uma

  • A.

    atividade para atender momentos sociais da escola.

  • B.

    atividade para atender momentos de lazer da escola.

  • C.

    área específica do conhecimento humano.

  • D.

    disciplina que dá apoio estético aos projetos interdisciplinares.

  • E.

    atividade que dá suporte aos processos de socialização dos estudantes.

Qual a principal consequência dos ensinamentos de William Morris para a indústria e para a atividade artística, de acordo com o historiador Nikolaus Pevsner?

  • A. O rápido enriquecimento da burguesia emergente inglesa, que passa a colher os lucros da indústria de objetos.
  • B. A produção de artigos de boa qualidade e bom gosto, o que torna visível o aumento generalizado da escolaridade.
  • C. O fato de a atividade artesanal ter deixado de ter uma ocupação inferior, incentivando artistas e arquitetos a se dedicarem a ela.
  • D. O declínio da atividade industrial do ramo de peças de cerâmica, uma vez descobertas as propriedades do alumínio.
  • E. O entendimento de que a tapeçaria deveria se aproximar da pintura realista, enfatizando a narrativa e a ilusão de volume.

As origens da impressão com blocos de madeira na Europa estão envoltas em mistério. Depois que as cruzadas abriram a Europa à influência oriental, a impressão em relevo chegou na trilha do papel (MEGGS; ALSTON, 2009, p. 91).

Assinale a alternativa que apresenta os tipos de imagens impressas na Europa.

  • A. posters e estampas de imagens da nobreza.
  • B. calendários e estampas de imagens da astrologia.
  • C. cartões de apresentação e estampas de imagens da burguesia.
  • D. bíblias e imagens da vassalagem.
  • E. baralhos e estampas de imagens religiosas.

No início do século XX, tendo como referência a cartazística de Toulouse- Lautrec e do Beggarstaffs brothers, surge uma nova geração de artistas gráficos que redefine a estética do cartaz na Europa Central. Nomes como Lucian Bernhard, Hans Rudi Erdt, Julius Gipkens, Julius Klinger e Ludwig Hohlwein levaram a comunicação gráfica a um passo além na simplificação e redução do naturalismo, atingindo uma linguagem visual de forma e signo.

O padrão estético que atingiu uma linguagem visual de forma e signo, surgida na Europa Central no início do século XX, é denominado como

  • A. Arts and Crafts.
  • B. Jugendstil.
  • C. De Stijl.
  • D. Plakatstil.
  • E. Art Nouveau.

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

O ponto é uma marca visível com contorno imperceptível. A linha é um traço contínuo, visível ou imaginário que separa dois planos.

O traço é uma linha ou conjunto de linhas que revela um movimento lento e progressivo.

As marcas correspondem a uma série de impressões deixadas pela passagem ou ação de alguém.

As manchas são zonas de contornos indefinidos que criam áreas de luz e sombra.

*Ponto, linha, traço, marcas e manchas compõem mais especificamente...

  • A.

    Uma fotografia.

  • B.

    Uma colagem.

  • C.

    Um desenho.

  • D.

    Uma instalação.

“Ao estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz” (p. 32).

Com base nessa passagem do livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acima

  • A. A ilustração é a arte de representar minuciosamente o texto ilustrado, tendo especial atenção para os detalhes anatômicos.
  • B. O texto é um elemento supérfluo à ilustração, podendo ou não ser levado em conta durante a criação de uma ilustração.
  • C. O importante numa ilustração é o ato de produzi-la e publicá-la, fazendo com que o nome do ilustrado seja mais rapidamente reconhecido.
  • D. A ilustração despertará mais interesse caso ela abra mais possibilidades de leitura para o texto literário, e caso haja cautela com o que se ilustra.
  • E. A ilustração é a arte de criar imagens fantasiosas por meio do claro escuro, tornando dessa forma os objetos mais reconhecíveis.

É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa

  • B.

    contínua

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...