Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Várias são as escalas de cores utilizadas na produção gráfica, sendo as mais frequentes a escala de benday e a escala pantone. Respectivamente, de que maneira essas escalas são utilizadas?

  • A. A sete cores e quando o impresso não possui cores especiais.
  • B. A cinco cores e quando o impresso possui até três cores.
  • C. A dez cores e quando o impresso possui cores metálicas.
  • D. A quatro cores e quando o impresso possui cores especiais ou até três cores.
  • E. A doze cores e quando o impresso possui uma gama infinita de cores especiais.

O Batik rompe os padrões estéticos da pintura convencionalemtecidos por meio de:

  • A.

    sombras representativas de animais.

  • B.

    utilização correta do lápis pastel.

  • C.

    marcas com dimensões definidas.

  • D.

    umjogo de sobreposições cromáticas.

  • E. definições de imagens figurativas.

A tipografia, também chamada impressão de relevo, é o método mais antigo de impressão (…). Quando usamos um carimbo de borracha, estamos imprimindo pelo método tipográfico (GRAIG, 1987, p. 79).

Como são popularmente conhecidas as chapas de impressão fotogravadas em tipografia?

  • A. Magnésios, tipos móveis ou retículas.
  • B. Clichês, relevos ou cobres.
  • C. Zincos, borrachas, ou retículas.
  • D. Gravações, clichês, ou zincos.
  • E. Relevos, gravações ou tipos móveis.

O movimento artístico do século XX que influenciou o design gráfico ao utilizar colagens, montagens e explorar o livre uso

  • A. Expressionismo.
  • B. Cubismo.
  • C. Surrealismo.
  • D. Abstracionismo.
  • E. Concretismo.

Ao proporcionar atividades de experimentação e reinvenção de brincadeiras e danças trazidas pelos alunos, a ação complementar mais adequada é o aproveitamento da ocasião para que o professor

  • A.

    converse sobre seus sentidos e significados no processo de apropriação e diálogo corporal entre os diferentes repertórios culturais.

  • B.

    determine a hierarquia existente entre as diferentes culturas a fim de que o aluno compreenda e se aproprie da noção de alta e baixa cultura.

  • C.

    demonstre as diferenças entre uma produção erudita, portanto, de maior qualidade, e a produção popular, produzida de forma intuitiva.

  • D.

    converse sobre as qualidades corporais intrínsecas às criações de caráter popular e compare-as com as produções estrangeiras.

  • E.

    demonstre a impossibilidade de reinventar as brincadeiras de caráter popular, devido à sua forte conexão contextual e histórica.

O movimento artístico do século XX formado na Holanda e que teve grande influência na formação do moderno design gráfico foi o

  • A. Futurismo.
  • B. Fauvismo.
  • C. Dadaísmo.
  • D. De Stijl.
  • E. Orfismo.

Na preparação do professor para desenvolvimento de oficinas sob a perspectiva de Jogos Teatrais, sugere-se que

  • A.

    prepare um número menor de jogos que o tempo permite e jogos com os quais o professor se sinta à vontade e atendam às necessidades dos alunos.

  • B.

    prepare o número exato para o tempo da oficina e jogos que apresentem dificuldade mesmo para o professor.

  • C.

    deixe para escolher os jogos no instante do contato com os alunos e sempre aqueles com os quais se sinta mais à vontade.

  • D.

    prepare um número maior de jogos com os quais se sinta mais à vontade.

  • E.

    compartilhe com os alunos sua percepção sobre o grupo e eles ajudarão na escolha e no desenvolvimento dos jogos.

Em 1905, um grupo de jovens pintores recebem da crítica o nome de “les Fauves” (as feras) após sua exposição em Paris. O pintor mais famoso desse grupo se chamava Henri Matisse, o qual desenvolveu um estilo que influenciou fortemente o design moderno. Essa influência se observa sobretudo em virtude de sua utilização de

  • A. modelados com luz e sombra.
  • B. áreas de cores degradadas.
  • C. simplificações decorativas.
  • D. áreas monocrômicas.
  • E. áreas de cores terrosas e pouco contraste.

A ida ao teatro é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada em todos os seus aspectos. Nessa visita, a preparação começa muito antes do espetáculo, e a observação do caminho – ainda no ônibus – ou mesmo a circulação no edifício do teatro podem ser proveitosas.

Essa preparação colabora para que os alunos

  • A.

    aprendam como se comportar em situações sociais e em eventos culturais: o momento de silêncio e de aplauso; os tipos de vestimenta e atitudes.

  • B.

    compreendam a diferença entre a situação de encontro que o teatro proporciona, diferente de outras atividades do cotidiano como assistir televisão ou navegar na internet.

  • C.

    treinem comportamentos de aprendizado fora do âmbito familiar ou escolar e possam retornar aos eventos sozinhos ou em outras ocasiões.

  • D.

    estabeleçam contato ao vivo com os atores que só conhecem por meio da televisão e, portanto, decidir que tipo de atuação podem vir a desenvolver profissionalmente.

  • E.

    possam tomar contato com um tipo de produção teatral de alto nível que, em geral, ocorre fora dos espaços periféricos.

Dentre a maioria das correntes que, desde a segunda metade do século XIX, estão associadas ao movimento modernista de arte, o primeiro estilo a ser orientado exclusivamente para o design foi o

  • A. Suprematismo.
  • B. Orfismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.
  • E. Art Nouveau.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...