Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todas as histórias operam em dois níveis – o nível da ação e o nível narrativo. (BERGSTRÖM, 2009, p. 16) Um deles descreve o que acontece e o outro, como acontece.

Levando-se em consideração o enunciado, os tipos de sistema, relativos à ordenação de uma mensagem, que correspondem aos elementos da narração, no nível da ação e no nível narrativo, são:

  • A. formal e simbólico.
  • B. periódico e relativo.
  • C. direcional e material.
  • D. cultural e reducional.
  • E. artístico e denotativo.

Para realizar um planejamento atual, preocupado com a experiência e crescimento cultural/artístico do estudante, o Professor de Arte deve ter como ponto de partida:

  • A.

    a arte estudadaempaíses europeus.

  • B.

    assuntos desenvolvidos por outras escolas.

  • C.

    organização de atividades de ensino – aprendizagem dos conteúdos escolares.

  • D.

    conhecimento da prática social e cultural vivida pelos alunosemrelação à arte.

  • E.

    a criação e o fazer do aluno pautados em qualquer proposta.

Para Ostrower (2004), são vocábulos da linguagem visual:

  • A.

    linha e superfície.

  • B.

    linha, superfície e volume.

  • C.

    linha, superfície e cor.

  • D.

    linha, superfície, volume, luz e cor.

  • E.

    linha, superfície, volume, luz, cor e textura.

Argumentos são razões, declarações, linhas de raciocínio usadas por uma pessoa para convencer ou persuadir outra. “Quando o emissor falha nesse objetivo, a solução é aprimorar o argumento, e não levantar a voz, como muitos pensam [...]”(BERGSTRÖM, 2009, p. 61).

O primeiro estágio do desenvolvimento de um argumento denomina-se

  • A. estrutura.
  • B. delimitação.
  • C. frequência.
  • D. método.
  • E. conflito.

A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:

  • A.

    livre expressão dos alunos.

  • B.

    manter a divisão social existente na sociedade.

  • C.

    criação e criatividade.

  • D.

    sociedade mais justa e igualitária.

  • E.

    experiência cognitiva dos alunos.

Uma das relações colorísticas é a relativa às “temperaturas” cromáticas. Sua origem remonta às experiências humanas imemoriais. São consideradas cores quentes primárias:

  • A.

    vermelha e amarela.

  • B.

    verde e vermelha.

  • C.

    azul e verde.

  • D.

    vermelha e azul.

  • E.

    marrom e vermelha.

Uma das pinturas mais famosas do movimento artístico conhecido como Cubismo foi produzida em 1937, e representa o bombardeio de uma cidade basca por aviões alemães apoiados por Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Nela, figura uma situação caótica, na qual pessoas agonizam em desespero por causa dos horrores de uma guerra. Entre todo esse horror, há inclusive uma mãe que chora perante o corpo do filho morto. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta esta obra e seu respectivo autor.

  • A.

    Guernica, de Pablo Picasso.

  • B.

    Les Demoiselles D’avignon, de Pablo Picasso.

  • C.

    O Porto de Anvers, de Georges Braque.

  • D.

    Guernica, de Cândido Portinari.

“[…] um design bem organizado é fácil de ler, e um design confuso, difícil. O primeiro dá indícios de seriedade e relevância; o segundo, o oposto. As primeiras impressões são fundamentais, e o emissor geralmente tem apenas uma chance”. (BERGSTRÖM, 2009, p. 166)

Que princípios relativos à comunicação visual são considerados mutuamente interdependentes no design?

  • A. Linear e pictórico.
  • B. Captação e difusão.
  • C. Pequeno e grande;
  • D. Mensagem e distribuição.
  • E. Forma e conteúdo.

O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:

  • A.

    performances assemblages

  • B.

    happenings e grafite.

  • C.

    teatro de rua e gestualismo.

  • D.

    performances happenings

  • E.

    happenings action painting

São consideradas cores complementares do azul, do vermelho e do amarelo, respectivamente:

  • A.

    roxo, verde e laranja.

  • B.

    verde, roxo e marrom.

  • C.

    laranja, verde e roxo.

  • D.

    marrom, verde e azul.

  • E.

    amarela, azul e verde.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...