Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I. ( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir.
II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais.
III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo.
IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social.
V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.
Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:
Acerca do diálogo que se estabelece entre o Impressionismo na pintura e a vanguarda cinematográfica de mesmo nome, podemos afirmar que:
Sobre o Cinema Novo, observe as seguintes afirmações:
I) A recuperação da história do Brasil pode ser entendida como uma resposta à situação colonial vigente no país, especialmente na área cinematográfica.
II) Três eram as grandes áreas temáticas ligadas à representação do sertão e das regiões rurais: a escravidão, o misticismo religioso e a violência.
III) No filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, a crítica ao messianismo e ao integralismo se dá a partir da adesão ao cangaço como alternativa às opressões históricas vividas pela população sertaneja.
Estão CORRETAS:
Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:
Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:
Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em Os Tecelões, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.
II) A temporada de Antes da Aurora, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.
III) Em 1891 Artaud publicou A Essência do Ibsenismo, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.
IV) Hauptmann foi chamado de Ibsen inteiramente desiludido, o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.
I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza.
II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.
III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos.
IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às dramaturgias de acusação.
II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.
III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.
IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:
I) utilizava-se da noção de Natureza enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);
II) acusava um processo de desintegração da forma e utilizava a ideia de um dentro enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;
III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;
IV) uma das inspirações foi Shakespeare.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.
I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.
II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.
III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.
IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...