Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir.

II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais.

III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo.

IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social.

V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:

  • A. F, F, F, F, F
  • B. V, V, V, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

Acerca do diálogo que se estabelece entre o Impressionismo na pintura e a vanguarda cinematográfica de mesmo nome, podemos afirmar que:

  • A. Esse diálogo remonta à presença de um olhar móvel, efêmero, trabalhando aquilo que Jacques Aumont denominou uma “materialidade não-figurativa da imagem”.
  • B. Esse diálogo se traduz na estilização de cenários angulosamente geometrizados, de modo a traduzir a evanescente atmosfera cotidiana, tão preconizada por André Bazin em seus escritos.
  • C. Esse diálogo se dá pelo uso de convenções pictóricas referentes à expressão de uma subjetividade marcada por emoções extremadas, tal como afirma Gombricht.
  • D. O uso de sobreimpressões, superexposições e alterações na velocidade da imagem evoca uma dimensão onírica decorrente do automatismo psíquico.
  • E. Todas as afirmativas acima estão corretas.

Sobre o Cinema Novo, observe as seguintes afirmações:

I) A recuperação da história do Brasil pode ser entendida como uma resposta à situação colonial vigente no país, especialmente na área cinematográfica.

II) Três eram as grandes áreas temáticas ligadas à representação do sertão e das regiões rurais: a escravidão, o misticismo religioso e a violência.

III) No filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, a crítica ao messianismo e ao integralismo se dá a partir da adesão ao cangaço como alternativa às opressões históricas vividas pela população sertaneja.

Estão CORRETAS:

  • A. III
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. I e II
  • E. I, II e III

Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:

  • A. Jean-Luc Godard; Xavier Dolan; François Truffaut.
  • B. Eric Rohmer; Claude Chabrol; François Truffaut.
  • C. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • D. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • E. Jean-Luc Godard; Charles Aznavour; Alain Resnais.

Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:

  • A. Tem como antecedentes estéticos o Neorrealismo Italiano e Cidadão Kane, de Orson Welles.
  • B. Traduz a crise do sujeito na modernidade a partir de uma construção experimental da linguagem audiovisual.
  • C. Prioriza a continuidade espaço-temporal orientada em torno da ação cênica.
  • D. Caracteriza-se pelo uso recorrente de disjunções entre som e sincronismo visual.
  • E. Valoriza uma subjetividade autoral traduzida numa concepção do protagonista como alter-ego do cineasta.

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.

I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de “descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza”.

II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.

III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela “peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos”.

IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, IV
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às “dramaturgias de acusação”.

II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.

III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.

IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:

I) utilizava-se da noção de “Natureza” enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);

II) acusava um processo de “desintegração da forma” e utilizava a ideia de um “dentro” enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;

III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;

IV) uma das inspirações foi Shakespeare.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.

I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.

II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.

III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.

IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...