Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que NÃO expressa diretrizes do Estilo Internacional.

  • A. Uso de grid ou grades para composição dos layouts.
  • B. Padronização de materiais gráficos e criação de identidades visuais.
  • C. Destaque de parágrafos por linhas em branco e não por uso de recuos.
  • D. Priorização dos alinhamentos de textos.
  • E. Uso de ornamentos e afrescos.

Assinale a alternativa em que todos os itens apresentados são elementos essenciais para a construção do modelo de uma página de um periódico.

  • A. Margens – grade – colunas –medianizes – fólio
  • B. Margens – colunas – medianizes – título – corpo do texto
  • C. Título – subtítulo – fotografia – legenda – corpo do texto
  • D. Título – versalete – fólio – capitular – colunas
  • E. Margens – área de corte – fólio – texto – lombada

Considerando os princípios básicos da editoração para meios impressos ou digitais, analise as afirmativas a seguir.

I → A legibilidade de um material está relacionada às escolhas para criação do layout, levando em conta a construção das grades. A definição do tamanho das colunas não tem relação com as escolhas tipográficas, pois a fonte pode ser aumentada ou diminuída para se obter um comprimento de linha e de entrelinhamento adequado à leitura.

II → Para o projeto do design de uma página digital, deve-se considerar não apenas a tipografia e o layout, mas os modos de exibição e navegação do conteúdo. As diferentes formas de acesso a umconteúdo podem interferir em sua usabilidade e legibilidade, sendo mais usual a utilização de grades modulares ou hierárquicas para produtos digitais.

III → A transposição de um layout criado para um meio impresso para um dispositivo digital requer algumas habilidades do designer, como, por exemplo, adaptar as grades, os tamanhos de fontes e a resolução das imagens. A forma como o leitor irá interagir com o conteúdo, bem como o tipo de dispositivo utilizado não dizem respeito às premissas do designer.

 Está(ão) correta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II.
  • C. apenas III.
  • D. apenas I e II.
  • E. apenas II e III.

A concepção de uma peça gráfica e de seu layout parte,emumnível macro, da definição do ________, da________ e da grade. Emnível micro, estão as decisões referentes à ________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. tamanho ‒ mancha gráfica ‒ página
  • B. tamanho ‒ colunagem ‒ página
  • C. formato ‒ colunagem ‒ tipografia
  • D. formato ‒ mancha gráfica ‒ tipografia
  • E. formato ‒ mancha gráfica ‒ página

As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir.

II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais.

III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo.

IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social.

V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:

  • A. F, F, F, F, F
  • B. V, V, V, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

Dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

  • A. dentre as competências e habilidades da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão: Representação e Comunicação; Fruição e Estética; Contextualização Sociocultural.
  • B. as tecnologias da comunicação e informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social.
  • C. as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico. A Televisão, a Rádio, a Informática, entre outros, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis.
  • D. as tecnologias estão no passado, no presente e estarão no futuro como armas humanas de desvendamento do universo natural e social. A problemática se encontra nas formas de seus usos, e não nos fins de sua criação.
  • E. as tecnologias da comunicação e informação não podem ser reduzidas a máquinas, pois resultam de processos sociais e negociações que se tornam concretas.

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, F, V, F, V
  • B. V,F, V, V, V
  • C. V, V, V, V, F
  • D. V, V, V, V, V
  • E. F, V, V, V, V

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Iniciada na década de 20 do século XX, a coleção de Mário de Andrade ignora uma questão da contemporaneidade: a diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

Ao coletar obras da arte colonial e da arte popular, utensílios domésticos, peças de indumentária de manifestações culturais em viagens a diferentes regiões do país, Mário de Andrade problematizou categorias e hierarquias da compreensão artística da época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue os itens subsequentes, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.

A constituição dessa coleção evidencia o contexto histórico e ideológico que levou ao surgimento de um órgão nacional voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), criado em 1937.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...