Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As danças folclóricas são importantes componentes culturais que, por meio de seus ritmos, coreografias, figurinos e cenários, representam as tradições e a cultura de determinada região. Com relação às danças folclóricas brasileiras que representam a morte e a ressurreição de um boi, julgue os itens subsequentes.
O boi-bumbá, dança folclórica oriunda da região Norte do Brasil, é caracterizada, entre outros aspectos, como uma dança dramática, uma vez que possui trama, conflitos e personagens.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os tipos de linhas para uso em desenho técnico diferenciam os elementos de um desenho. Acerca desses tipos de linhas, julgue os itens que se seguem.
A linha contínua em ziguezague e estreita é empregada para representar a localização de plano de corte.
A partir do texto acima, assinale a opção correta, com relação à presença da imagem em sala de aula.
A utilização de imagens como modelo para produção de arte era aceita, sem preconceito, até meados do século XIX.
A forma como as crianças eram educadas na escola ao final do século XIX preparava-nas para a vida futura respeitando a livre expressão.
O professor de arte que protege a criança do contato com as imagens preserva a ingenuidade expressiva da criança.
A intervenção do professor e o incentivo à imitação de modelos foram considerados, durante os anos do Modernismo, como respeito à natureza da criança.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
A melhor realização do mosaico se deu com a arte bizantina, pois esta técnica, com a aplicação de cores intensas e de materiais refletores de luz em reflexos dourados, traduziu, perfeitamente, o espírito de suntuosidade da época.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.
A escala é uma razão de semelhança entre as medidas do desenho e as medidas do objeto. Na escala 5:1, uma unidade do desenho corresponde a cinco unidades do objeto.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
Ainda com relação à presença da imagem em sala de aula e tendo em vista o assunto abordado no texto, assinale a opção correta.
A leitura de uma obra de arte em sala de aula só se processa no diálogo entre o professor e o aluno, em que predominará a leitura dessa obra pelo professor.
Na leitura e apreciação de uma obra de arte, o aluno passa a compreendê-la e, conseqüentemente, a interpretá-la.
Compreender uma obra de arte implica olhar essa obra de forma simplista para encontrar uma maneira de desvendar a complexidade da arte.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
O Renascimento, emergido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, foi uma tentativa de rompimento com o período clássico grego, cujos valores eram a racionalidade e a dignidade do ser humano.
Artes - Área: Gráfica/Desenho/Desenhista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No desenvolvimento dos desenhos de arquitetura, engenharia ou de mecânica, o uso da escala permite aumentar, diminuir ou manter o tamanho do objeto em função de cada situação. Julgue os seguintes itens, referentes ao uso das escalas.
Um metro reduzido 20 vezes, com dez subdivisões que obedecem a 10 cm, divididas em 5 partes cada, resultando em divisões de 2 cm, corresponde à escala 1:20.
Segundo Freeman e Sanger, quando o leitor está apreciando uma imagem, se defronta com um quebra-cabeça: a imagem estabelece relações entre alguns elementos que formam uma rede de relações de intencionalidades. Com relação aos elementos que formam essa rede, assinale a opção correta.
Na relação imagem-leitor, o aluno gradativamente aceita que na leitura da imagem terá apenas uma interpretação válida.
O leitor (aluno) é a pessoa que intencionalmente busca a compreensão da imagem, valorizando o papel do artista.
A relação imagem-mundo é estabelecida quando o leitor (aluno) considera o mundo (tema) como algo sempre fora da realidade.
O artista (ou produtor) é o responsável em dar significado à obra ao lê-la de acordo com a sua subjetividade.
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens, a respeito das características dos estilos/movimentos artísticos.
Junto à industrialização, surgiu a tendência estética realista, que, além de retratar situações cotidianas, também abordava os temas mitológicos, bíblicos, históricos e literários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...