Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nascido em 1864 na França, morreu em 1901 com apenas 37 anos. Sua pintura é caracterizada pela sua capacidade de síntese, o contorno expressivo das figuras e a dinâmica da realidade representada. Quanto à temática, seus quadros afastam-se da natureza e voltam-se para os ambientes interiores: o circo, o bar, o bordel, como nas obras O Moulin Rouge e no Salão da Rue des Moulins. Este artista representante dos pós-impressionistas é:

  • A.

    Van Gogh.

  • B.

    Césanne.

  • C.

    Picasso.

  • D.

    Toulouse-Lautrec.

  • E.

    Sourat.

A máscara é um elemento utilizado em cena desde a origem dos rituais, do teatro e da dança. Muitas manifestações cênicas brasileiras utilizam-se das máscaras, como é o caso do carnaval. No Pará, as máscaras também se fazem presentes. As manifestações cênicas paraenses que fazem uso de máscaras em suas cenas são:

  • A. o Círio de Nazaré de Belém e a Marujada de Bragança.
  • B. a Marujada de Bragança e o Teatro de Pássaros de Belém.
  • C. o Teatro de Pássaros de Belém e a Marujada de Quatipuru.
  • D. a Marujada de Quatipuru e o Boi Tinga de São Caetano de Odivelas.

Acerca de elementos geométricos, julgue os próximos itens.

O prisma é um sólido geométrico limitado por polígonos. O prisma retangular é composto por 8 faces, 12 arestas e 6 vértices.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à visita a museus, atividade que permite aproximar a arte dos alunos, e ao papel educativo dos museus de arte, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um museu, a apreciação das obras de arte pelos alunos é um dom nato, e essa experiência faz parte da formação cultural de cada um deles.

  • B.

    A visita a exposições de arte é uma das formas de educação estética, de educação visual e formação dos alunos.

  • C.

    O espaço físico dos museus no Brasil, em geral, é imponente e intimidador e cada vez mais um ambiente de educação formal e sem emoção.

  • D.

    Nas visitas dos alunos aos museus de arte, o educador deve deixar que os objetos expostos falem por si, dispensando explicações, pois cabe ao aluno desvendar o mistério do objeto observado.

São características do fenômeno artístico:

I. As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais ou de conjuntos de palavras).

II. O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando e criando novas realidades.

III. A arte representa e reflete apenas a realidade percebida.

IV. O artista desafia as coisas como são para revelar como poderiam ser.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e III

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    I, II, III e IV

  • E.

    I e II

Benedito Nunes, em seu livro Introdução à filosofia da arte 1989), discutindo o Belo e a Arte, aponta três princípios adotados pela filosofia da Antiguidade clássica, que hoje ainda nos servem de parâmetros para definir a natureza da Arte:

  • A. a forma, o conteúdo e a cor.
  • B. a estética, a moral e o espiritual.
  • C. a imitação, o estético e o moral.
  • D. o conteúdo, a moral e a ética.

Acerca de elementos geométricos, julgue os próximos itens.

O tetraedro regular é um prisma triangular cuja base corresponde a um quadrado e cujas faces são formadas por triângulos eqüiláteros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação a fatores ou elementos básicos do movimento formulados por Laban, tendo como referência o texto apresentado.

  • A.

    Os movimentos forte e pesado tendem a atuar em um mesmo sentido: para cima. Sua compensação é dada pelo uso de suas qualidades opostas: fraco e leve, para baixo.

  • B.

    A fluência é o único fator do movimento que não é matematicamente representável nem mensurável.

  • C.

    O espaço pessoal, ou kinesfera, é o espaço que nos cerca e que pode ser alcançado por meio da extensão dos membros, com o deslocamento horizontal e vertical

  • D.

    A vivência humana no espaço é classificada nos níveis rasteiro, cotidiano e elevado.

Com a oficialização do Cristianismo, a arte bizantina assume um caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. Uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia. Uma delas foi a lei da frontalidade. Com isso, a arte bizantina tinha o objetivo de:

  • A.

    Expressar os ensinamentos bíblicos.

  • B.

    Expressar a soberania do clero.

  • C.

    Expressar a autoridade absoluta do imperador.

  • D.

    Expressar a relação do homem com a natureza.

  • E.

    Expressar a vontade dos deuses.

Acerca de elementos geométricos, julgue os próximos itens.

Na construção do modelo prismático abaixo, foram retirados de um prisma retangular dois prismas retangulares truncados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...