Questões de Artes

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Sobre definições e finalidades de corte utilizadas no Desenho Técnico, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.

Litografia é o método de impressão a partir de uma imagem, podendo ser desenhada com a ajuda de linhas sobre uma superfície plana, em geral um calcário especial, conhecido como pedra litográfica. Ainda apreciando e fazendo uma leitura da litogravura "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch, percebe-se que ele usou o elemento visual linha para:

  • A.

    distrair a atenção do espectador diante do grito.

  • B.

    conduzir o olhar do observador para a cabeça que grita.

  • C.

    dar a impressão de que a figura vai cair de cima da ponte.

  • D.

    valorizar mais o céu e a água do que o homem gritando.

  • E.

    minimizar o instante do grito, destacando a paisagem.

Em 1970, a diretora, coreógrafa e dançarina brasileira Lia Robalto criou diversas coreografias em espaços alternativos, ou seja, lugares que não fossem um palco tradicional, com o objetivo de estimular na platéia reações ou atitudes diferentes como contestação, celebração ou brincadeira. Essa dança foi chamada de:

  • A.

    espacial.

  • B.

    pública.

  • C.

    original.

  • D.

    popular.

  • E.

    ambiental

A dança, durante muito tempo, só era considerada arte quando representava movimentos e passos já criados por alguém para serem reproduzidos. Somente depois de 1960, atividades espontâneas, sem preparar ou pensar previamente nos resultados, foram tratadas como formas legítimas de expressões artísticas. O professor, em atividades coletivas de dança, pode dar ao seu aluno a oportunidade de experimentar livremente a plasticidade do seu corpo, explorando as potencialidades motoras e expressivas através da:

  • A.

    repetição.

  • B.

    improvisação.

  • C.

    observação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    reprodução.

Vivemos em um mundo repleto de diversidades e a dança está sempre presente em todos os meios não só como uma simples manifestação artística, mas como uma atividade inerente à natureza do homem. A dança sempre foi uma linguagem privilegiada pelos povos, podendo estar presente no lazer (samba, rock, dance music), na religião (candomblé, rituais das tribos indígenas, templos religiosos) ou nas danças regionais (quadrilha, cirandas, frevo, maracatu). Essas manifestações sociais que fazem parte de todas as comunidades, sem distinção de idade, tamanho ou habilidade corporal, permitem, principalmente, um aprendizado de:

  • A.

    preceitos religiosos.

  • B.

    coreografias clássicas.

  • C.

    hierarquias sociais.

  • D.

    culturas diferentes.

  • E.

    repertórios musicais.

O puro manuseio da tinta, ao mesmo tempo em que se abandonavam todas as formas tradicionais de representação da imagem sob a ótica acadêmica, alcançou, nos Estados Unidos, o apogeu com o trabalho do pintor Jackson Pollock. Sua arte pode ser caracterizada como:

  • A.

    figurativa e impressionista, com sensibilidade para a representação da paisagem americana

  • B.

    abstrata e racionalista, voltado para as soluções geométricas, extraídas das pinturas de Piet Mondrian, que o influenciou sensivelmente

  • C.

    clássica e figurativa, influenciando-se pelo trabalho de Picasso e de Matisse, mestres que exerceram influência sobre vários países do mundo

  • D.

    abstrata e expressionista, com ênfase à verbalização das emoções do artista, que pintava com a tela apoiada diretamente no chão, inspirando-se em ritos mágicos indígenas

  • E.

    abstrata e concreta, voltando-se para a representação de figuras sólidas e organizadas no espaço de forma a sugerir a primazia do racionalismo da sociedade americana

Pode-se classificar a cerâmica de acordo com a técnica e a matéria-prima utilizada. Ela é classificada em:

  • A.

    terracota, cerâmica vidrada, grês e faiança.

  • B.

    cerâmica branca, cerâmica vermelha, terracota e faiança.

  • C.

    faiança, porcelana, argila cozida e terracota.

  • D.

    louça fina, faiança, terracota e cerâmica vermelha.

  • E.

    cerâmica branca, cerâmica vermelha, argila cozida e grês.

A pintura em seda requer um pincel de características próprias, que recebe o nome de pincel mousse, e tem, como principal característica,

  • A.

    pêlos longos e macios.

  • B.

    pêlos curtos e duros.

  • C.

    ser de espuma de poliéster.

  • D.

    ser de tiras de couro.

  • E.

    pêlos mistos e duros.

São pontos de tricô:

  • A.

    Ponto alto triplo, ponto arroz e ponto atrás.

  • B.

    Ponto corrente, ponto segredo e ponto espiga.

  • C.

    Ponto aranha, ponto pavão e ponto alto triplo.

  • D.

    Ponto arroz, ponto espiga e ponto pavão.

  • E.

    Ponto haste, ponto margarida e ponto atrás.

São pontos de bordado em tapeçaria:

  • A.

    ponto rosinha, ponto arroz e ponto escama.

  • B.

    ponto vagonite, ponto arraiolo e ponto russo.

  • C.

    ponto corrente, ponto cheio e ponto alto.

  • D.

    ponto arroz, ponto cruz e ponto rosinha.

  • E.

    ponto esmirna, ponto rosinha e ponto arraiolo.

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