Questões de Artes

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Assinale a alternativa correta quanto às notações tradicionalmente usadas, no processo de revisão, para a seguinte frase: Esta é a porva para o ministério da Culyura.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Na apresentação de uma obra, ao constatar que o aluno não gostou e se sentiu incomodado com a imagem que está sendo apresentada, o professor deve explicar sem dar muitos detalhes, para evitar constrangimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Papel esponjoso (...), não calandrado, que recebe elevada percentagem de carga mineral em sua pasta química branqueada. É, portanto, um papel não-acetinado, e se usa com bom resultado na impressão tipográfica, principalmente devido à sua capacidade de absorção. (Emanuel Araújo. A construção do livro.)

A definição acima se refere ao papel:

  • A.

    bufon.

  • B.

    cuchê.

  • C.

    de ilustração.

  • D.

    velino.

  • E.

    vergê.

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

Na análise de obras figurativas, a informação histórica, época em que foi feita e nome do artista e da obra, são informações que atrapalham a análise física e plástica da obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estratégia para a elaboração de uma imagem turística é um processo que envolve o conhecimento das potencialidades turísticas, dos recursos disponíveis e da relevância cultural dos destinos existentes. Devemos estabelecer paralelos entre as variáveis descritas e buscar a adequação do que oferecemos como os interesses do público que pretendemos atingir. Para isso, devemos levar em conta as seguintes recomendações:

I. Só devemos divulgar aquilo que efetivamente podemos oferecer.

II. A divulgação do destino turístico deve ser simplificada, devemos evitar a ênfase em diversos atrativos ao mesmo tempo, pois isso pode confundir e frustrar as expectativas do consumidor.

III. A divulgação deve sugerir imagens e destinos que motivem o visitante.

IV. A divulgação deve fixar seu foco no diferencial que pode ser oferecido como atrativo visando à competição com outros destinos turísticos.

O tratamento da imagem do bem cultural é parte integrante de que "P" do market mix?

  • A.

    Preço

  • B.

    Produto

  • C.

    Praça

  • D.

    Políticas

  • E.

    Promoção

Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.

O resgate cultural por meio da arte possibilita aos alunos a apropriação de experiências de dança, teatro, música e de obras de arte, que possuem significativo valor para o seu desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O óbelo foi concebido por:

  • A.

    Aristarco de Samotrácia.

  • B.

    Aristófanes de Bizâncio.

  • C.

    Bartolomeu de Leão.

  • D.

    José de Anchieta.

  • E.

    Zenódoto de Éfeso.

As estratégias de marketing adotadas pelas empresas muitas vezes contemplam o investimento em patrocínios e/ou apoio a projetos socioculturais.

Muitas empresas já reconhecem as vantagens de associar seu nome à cultura. A justificativa é que tal prática, além de ajudar a melhorar a imagem institucional, se traduz em oportunidades de negócios, ganho de mercado e de diferencial competitivo. O público que freqüenta ou se relaciona no meio cultural tem características socioeconômicas diferenciadas. O perfil do consumidor de bens culturais, o gosto por viagens, a atração pela história e pelo novo, o gosto pela leitura e o paladar especializado ou diferenciado podem representar oportunidades comerciais inimagináveis.

Ao "patrocinar" um evento cultural, a empresa tem a possibilidade de realizar ações promocionais aproveitando o potencial do público.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa uma oportunidade de promoção.

  • A.

    realização de pesquisas de mercado no local antes, durante e depois do evento, assim como a composição de um mailing list por meio da coleta de dados cadastrais e do perfil dos participantes

  • B.

    participar ativamente da elaboração do regulamento, legalização e organização do evento

  • C.

    praticar merchandising: colocação de faixas, cartazes, display, estandes demonstrativos, etc.

  • D.

    promoção de vendas: distribuição de brindes/amostras grátis, degustação, mídia compartilhada, etc.

  • E.

    comercialização de produtos de fabricação própria no local do evento, como, por exemplo, carros, eletrodomésticos, alimentos, bebidas, entre outros

O indivíduo desenvolve-se absorvendo a cultura naturalmente. É a cultura que proporciona à sociedade sua identidade cultural. Pode-se dizer que a identidade cultural é o conjunto de caracteres  próprios e exclusivos de conhecimento, o conjunto de traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir de um grupo, que se reflete em ações e na cultura material. Os produtos de turismo e lazer cultural, apesar de terem um forte componente de tangibilidade, atuam na mente do consumidor (turista ou não) mais fortemente por meio dos aspectos intangíveis. O grande desafio que se impõe está relacionado não mais apenas a conquistar a lembrança agradável, a posição de destaque nas emoções do consumidor em relação ao produto cultural/turístico (share of mind), mas em uma participação e fixação no emocional do consumidor (share of heart). A fidelidade ao produto do turismo cultural se dá pela boa impressão causada na viagem, no serviço ou informação recebida e no conhecimento adquirido. A grande jogada das ações de marketing no turismo é a transformação do turista em um propagador das vantagens de se vivenciar a experiência.

Assinale a alternativa que não se traduz em aspectos intangíveis determinantes para o sucesso de projetos pessoais ligados ao psicológico do consumidor e sua motivação.

  • A.

    satisfação pessoal

  • B.

    realização de sonhos

  • C.

    busca por novos conhecimentos

  • D.

    reconhecimento social

  • E.

    retorno financeiro e ascensão social

Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural.

Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o market mix, que, se aplicada de maneira inteligente, pode contribuir para o desenvolvimento das atividades de cultura e turismo cultural.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa a composição descrita na teoria dos 4Ps de marketing.

  • A.

    Praça, Preço, Produto e Potencial de mercado

  • B.

    Preço, Produto, Potencial de mercado e Políticas públicas

  • C.

    Praça, Preço, Produto e Promoção

  • D.

    Promoção, Preço, Produto e Propaganda

  • E.

    Preço, Produto, Posição e Praça

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