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Assinale a alternativa correta quanto às notações tradicionalmente usadas, no processo de revisão, para a seguinte frase: Esta é a porva para o ministério da Culyura.
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
Na apresentação de uma obra, ao constatar que o aluno não gostou e se sentiu incomodado com a imagem que está sendo apresentada, o professor deve explicar sem dar muitos detalhes, para evitar constrangimento.
Papel esponjoso (...), não calandrado, que recebe elevada percentagem de carga mineral em sua pasta química branqueada. É, portanto, um papel não-acetinado, e se usa com bom resultado na impressão tipográfica, principalmente devido à sua capacidade de absorção.
A definição acima se refere ao papel:
bufon.
cuchê.
de ilustração.
velino.
vergê.
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
Na análise de obras figurativas, a informação histórica, época em que foi feita e nome do artista e da obra, são informações que atrapalham a análise física e plástica da obra.
A estratégia para a elaboração de uma imagem turística é um processo que envolve o conhecimento das potencialidades turísticas, dos recursos disponíveis e da relevância cultural dos destinos existentes. Devemos estabelecer paralelos entre as variáveis descritas e buscar a adequação do que oferecemos como os interesses do público que pretendemos atingir. Para isso, devemos levar em conta as seguintes recomendações:
I. Só devemos divulgar aquilo que efetivamente podemos oferecer.
II. A divulgação do destino turístico deve ser simplificada, devemos evitar a ênfase em diversos atrativos ao mesmo tempo, pois isso pode confundir e frustrar as expectativas do consumidor.
III. A divulgação deve sugerir imagens e destinos que motivem o visitante.
IV. A divulgação deve fixar seu foco no diferencial que pode ser oferecido como atrativo visando à competição com outros destinos turísticos.
O tratamento da imagem do bem cultural é parte integrante de que "P" do market mix?
Preço
Produto
Praça
Políticas
Promoção
Com relação às idéias do texto e considerando a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem da arte, julgue os itens a seguir.
O resgate cultural por meio da arte possibilita aos alunos a apropriação de experiências de dança, teatro, música e de obras de arte, que possuem significativo valor para o seu desenvolvimento.
O óbelo foi concebido por:
Aristarco de Samotrácia.
Aristófanes de Bizâncio.
Bartolomeu de Leão.
José de Anchieta.
Zenódoto de Éfeso.
As estratégias de marketing adotadas pelas empresas muitas vezes contemplam o investimento em patrocínios e/ou apoio a projetos socioculturais. Muitas empresas já reconhecem as vantagens de associar seu nome à cultura. A justificativa é que tal prática, além de ajudar a melhorar a imagem institucional, se traduz em oportunidades de negócios, ganho de mercado e de diferencial competitivo. O público que freqüenta ou se relaciona no meio cultural tem características socioeconômicas diferenciadas. O perfil do consumidor de bens culturais, o gosto por viagens, a atração pela história e pelo novo, o gosto pela leitura e o paladar especializado ou diferenciado podem representar oportunidades comerciais inimagináveis. Ao "patrocinar" um evento cultural, a empresa tem a possibilidade de realizar ações promocionais aproveitando o potencial do público.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa uma oportunidade de promoção.
realização de pesquisas de mercado no local antes, durante e depois do evento, assim como a composição de um mailing list por meio da coleta de dados cadastrais e do perfil dos participantes
participar ativamente da elaboração do regulamento, legalização e organização do evento
praticar merchandising: colocação de faixas, cartazes, display, estandes demonstrativos, etc.
promoção de vendas: distribuição de brindes/amostras grátis, degustação, mídia compartilhada, etc.
comercialização de produtos de fabricação própria no local do evento, como, por exemplo, carros, eletrodomésticos, alimentos, bebidas, entre outros
O indivíduo desenvolve-se absorvendo a cultura naturalmente. É a cultura que proporciona à sociedade sua identidade cultural. Pode-se dizer que a identidade cultural é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de conhecimento, o conjunto de traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir de um grupo, que se reflete em ações e na cultura material. Os produtos de turismo e lazer cultural, apesar de terem um forte componente de tangibilidade, atuam na mente do consumidor (turista ou não) mais fortemente por meio dos aspectos intangíveis. O grande desafio que se impõe está relacionado não mais apenas a conquistar a lembrança agradável, a posição de destaque nas emoções do consumidor em relação ao produto cultural/turístico (
Assinale a alternativa que não se traduz em aspectos intangíveis determinantes para o sucesso de projetos pessoais ligados ao psicológico do consumidor e sua motivação.
satisfação pessoal
realização de sonhos
busca por novos conhecimentos
reconhecimento social
retorno financeiro e ascensão social
Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural. Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa a composição descrita na teoria dos 4Ps de marketing.
Praça, Preço, Produto e Potencial de mercado
Preço, Produto, Potencial de mercado e Políticas públicas
Praça, Preço, Produto e Promoção
Promoção, Preço, Produto e Propaganda
Preço, Produto, Posição e Praça
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