Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre regras de legibilidade, é CORRETO afirmar:

  • A. O efeito positivo do texto escuro sobre a página clara não é indicado em diagramação de impressos, pois é repetitivo e muito explorado.
  • B. A divisão da página de jornal em colunas restringe o uso de imagens em grandes formatos, sobretudo nas capas de cadernos jornalísticos.
  • C. No Ocidente, a ordenação de elementos gráficos na página deve levar em consideração a ordem de leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • D. O uso de fios, tarjas, caixas e espaços em branco dificulta a delimitação dos diferentes elementos gráficos na página.

Em meio à produção gráfica, os termos “refilo” e “aparas” significam, respectivamente,

  • A. corte de papel em guilhotina e sobras de papel.
  • B. técnica de aplicação de verniz localizado e corte de papel.
  • C. dobra de cadernos com o uso de grampos e sobras de papel.
  • D. montagem de fotolitos e dobras de cadernos com o uso de grampos.

Quadricromia é um sistema de cores que utiliza tintas

  • A. especiais, baseado nas cores primárias: vermelho, amarelo e azul, com a adição da cor preta para acrescentar contraste.
  • B. transparentes, no qual as letras CMYK representam, respectivamente, em inglês, as cores cian, magenta, yellow e black.
  • C. opacas, no qual as letras CMYK representam, respectivamente, em inglês, as cores cian, magenta, yellow e black.
  • D. eletrônicas, no qual as letras RGB representam, respectivamente, em inglês, as cores red, green e blue.

Sobre o desenvolvimento da televisão no Brasil e no mundo, é INCORRETO afirmar:

  • A. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. Foi com o invento de Thomas Edson, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecida como fax.
  • B. As transmissões por ondas eletromagnéticas, às quais chamamos de radiotransmissão, possibilitaram, primeiramente, as transmissões de voz, posteriormente as de imagens e, nos dias de hoje, as de dados.
  • C. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões de imagens, graças ao inglês John Logie Baird, através do invento de Nipkow.
  • D. As primeiras transmissões de imagens em cores nos EUA, com definição de 50 linhas por fio, foram realizadas em 1929.

Com relação à passagem da imagem fixa à imagem em movimento e sua evolução, é INCORRETO afirmar:

  • A. O som no cinema aparece no final dos anos 20. Os primeiros filmes eram mudos.
  • B. Para captar e reproduzir a imagem em movimento, são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana.
  • C. D. W. Griffith é considerado o criador da linguagem cinematográfica.
  • D. Os irmãos Lumière idealizaram o cinematógrafo em 1910. O aparelho era movido à eletricidade e utilizava negativos coloridos e perfurados.

A linguagem audiovisual tem códigos próprios referentes a cada suporte técnico específico. Há várias abordagens e correntes teóricas do audiovisual que podem ser utilizadas para o estudo de cada uma de suas manifestações. Sobre as teorias do audiovisual, é INCORRETO afirmar:

  • A. O formalismo russo, movimento-chave para a teoria do cinema, floresceu entre 1915 e 1930. Os primeiros formalistas foram rigorosamente estetas; para eles, a percepção estética era um fim em si mesma.
  • B. As duas fontes da semiótica contemporânea são o lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) e o filósofo pragmático americano Charles Sanders Pierce (1839-1914). Pierce pesquisava os símbolos e signos, que o autor considerava como “a trama e a urdidura de todo o pensamento e investigação científicos.”
  • C. A teoria crítica busca desvendar os defeitos e as falhas técnicas nas imagens e enunciações visuais. Ela é importante para aqueles que pretendem exercer a profissão de crítico de programas audiovisuais. Essa teoria foi elaborada por um filósofo chamado André Bazin.
  • D. O estruturalismo interessava-se pelas relações imanentes constitutivas da linguagem e dos sistemas discursivos. Logo, neste sistema teórico, o comportamento, os textos e as instituições são vistos como analisáveis em termos de uma rede subjacente de relações.

Grandes redes de comunicação dominam o mercado de produção audiovisual em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sobre a demanda de maior inserção social dos cidadãos no processo de produção e democratização da informação é INCORRETO afirmar:

  • A. A antropologia visual é uma ciência que utiliza os suportes da fotografia, do cinema e do vídeo como documentos visuais para pesquisadores na área da antropologia.
  • B. O acesso à produção audiovisual deve atingir as classes menos privilegiadas e possibilitar a autorepresentação de grupos minoritários, como negros, índios e homossexuais. Os canais comunitários facilitam essa realização.
  • C. Uma maneira de inserir as classes menos favorecidas no sistema de produção de comunicação audiovisual é contar com a ajuda de grandes redes de televisão para realizarem reportagens sobre estes grupos desfavorecidos. Essas emissoras realizam e divulgam o dia-a-dia das comunidades e, assim, elas se tornam auto-representadas e saem da exclusão.
  • D. O ensino da produção audiovisual deve ser feito junto a comunidades que não têm acesso à formação técnica e teórica para que elas possam manusear e utilizar, com seu próprio olhar ideológico, os meios de produção de imagens. No Brasil, programas de inclusão têm sido realizados com índios e pequenas comunidades rurais.

O desenvolvimento tecnológico das mídias audiovisuais, incluindo a tecnologia digital, é uma realidade nos meios de comunicação e influencia este setor sob diversos aspectos. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar:

  • A. As salas de cinema digitais, com transmissões de filmes simultâneos via satélite, em diferentes salas de cinema em diferentes países, é uma realidade que está longe de ser alcançada.
  • B. A técnica digital influenciou a linguagem cinematográfica que, no suporte digital, tem novas correntes estéticas, como o Dogma 95, no cinema, que despreza a narrativa clássica dos filmes hollywoodianos.
  • C. O acesso à realização e produção audiovisual tornou-se mais fácil com a invenção do vídeo e do VT. Este sistema é menos dispendioso do que aquele que era utilizado antes nas televisões, como a película. A fita magnética e as transmissões ao vivo possibilitaram a instantaneidade da notícia na TV.
  • D. Para que uma imagem em vídeo possa ser comparada a uma imagem em filme, sua resolução deve ser ao menos cinco vezes superior à da televisão stândard, passando globalmente de 400 mil pixels a 2 milhões de pixels.

Sobre qualidade de imagens, julgue a validade das afirmações a seguir.

I. A resolução de uma imagem é definida pela quantidade de unidades de informação visual existentes para representar a imagem. É possível, através dos programas atuais de computadores, aumentar a resolução de uma imagem, permitindo a visualização de novos detalhes.

II. Quanto maior a resolução de uma imagem digital, maior é a necessidade de memória para armazená-la em um computador e maior será o tempo para recuperação e apresentação da imagem.

III. Quanto maior a resolução de uma imagem digital, maior será a quantidade de detalhes que essa imagem conterá, permitindo ampliações da imagem com o objetivo de visualizar com clareza porções específicas da imagem.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Somente a afirmação I é verdadeira.
  • B. Somente a afirmação II é verdadeira.
  • C. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmação III é verdadeira.

Por vezes, gráficos oferecem informações visuais mais representativas que dados puros em tabelas. Na confecção de documentos, folders, painéis etc., nos quais existam tabelas demonstrativas, estas podem ser substituídas ou auxiliadas por gráficos. Nesses casos, pode-se lançar mão de planilhas eletrônicas para executar tal tarefa. Sobre a planilha eletrônica Microsoft Excel 2003, julgue a validade das afirmações a seguir.

I. O Excel não disponibiliza recursos para análises estatísticas, apesar de oferecer bons suportes para geração de gráficos.

II. A limitação na estruturação e no acabamento de gráficos gerados pelo Excel, tais como modificação de títulos, legendas e cores, muitas vezes inviabiliza a sua utilização.

III. Análises estatísticas são disponibilizadas como ferramentas suplementares do Excel e em muito auxiliam na validação de pesquisas e representação de resultados.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Somente a afirmação I é verdadeira.
  • B. Somente a afirmação II é verdadeira.
  • C. Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmação III é verdadeira.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...