Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito da discussão acerca do trabalho com a Arte na escola, são argumentos que defendem sua inserção, EXCETO:

  • A. Numa sociedade em que os meios de comunicação dominam os mercados, influenciando e direcionando o gosto das pessoas, em que a tecnologia permeia todas as áreas de conhecimento e também as relações humanas, em que o consumo aumenta a cada dia e dita os hábitos familiares e pessoais, a Arte seria uma forma de ativar e de estimular as sensações, o potencial criativo e as emoções humanas.
  • B. Por intermédio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.
  • C. A Arte proporciona atividades que permitem a inclusão. É fácil perceber, por exemplo, o quanto a expressão musical tem sido um importante meio de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Todavia, esses argumentos são minimizados quando essa expressão nem sempre é acompanhada de uma formação musical acadêmica, como é o caso de compositores de rua, fato que relativiza a importância da experimentação musical.
  • D. Em uma realidade como a nossa, em que a divisão do trabalho é fator determinante e as pessoas estão cada vez mais especializadas, a Arte pode ser uma forma de resgatar a totalidade. Totalidade esta que envolve as várias dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e social, numa relação integradora de emoção e razão, afetividade e cognição, subjetividade e objetividade, conhecimento e sentimento.
  • E. A Arte e a cultura são um meio de expressão humana, um meio de comunicação importante. O indivíduo expressa, por meio da Arte, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias e se sente participativo na sociedade na qual está inserido.

A educação artística é um meio importante de transformação social e uma necessidade para a vida. Identifique dentre as alternativas a que trata da importância da Arte do ponto de vista antropológico, para além do ponto de vista mercadológico.

  • A. É possível olhar a comercialização da Arte não só pelas distorções que isso gera, mas também pelos benefícios trazidos, como a geração de empregos e a difusão das diferentes expressões artísticas para um número cada vez maior de pessoas.
  • B. As diversas produções artísticas são geradoras de negócios e de riquezas e, consequentemente, de empregos, conforme revelam estudos sobre a cadeia produtiva em diversos setores de produção artística.
  • C. Na pré-produção das Artes, devem ser considerados a importância da indústria de instrumentos musicais e de equipamentos de som e de gravação, a matéria-prima, a fabricação de suporte e a indústria fonográfica, o ensino profissional artístico e técnico, a formação de plateia e a educação musical.
  • D. A Arte faz parte do ser humano. Não há grupo social conhecido sem manifestações artísticas e culturais. Estas permeiam toda a vida humana e formam a identidade de um povo. Por isso, as Artes fazem parte de nossa mais antiga memória. Retrata o conhecimento do homem, o que ele é e produz.
  • E. Os governos deveriam dar mais incentivos e recursos às Artes, não só pela importância que a cultura tem para uma sociedade, mas sob este outro forte argumento: a geração de recursos.

A partir das informações do trecho apresentado acima e no que se refere aos aspectos que caracterizam um produto resultante de um projeto de design gráfico, assinale a alternativa correta.

  • A. Um produto já pode ser considerado resultado de projeto de design gráfico se atender a pelo menos um desses aspectos básicos: formais, funcionais, metodológicos e simbólicos.
  • B. É considerado um projeto de design gráfico somente o que foi produzido a partir do processo de impressão.
  • C. A atividade principal do design gráfico consiste na diagramação de uma página.
  • D. São consideradas peças de design gráfico todos aqueles projetos gráficos que tem como fim comunicar por meio de elementos visuais.
  • E. Um projeto de design gráfico é composto por um conjunto de elementos visuais, exclusivamente, não textuais reunidos em um determinado suporte.

Considerando a importância e a necessidade do trabalho com a poesia na escola, identifique a alternativa que contradiz a formulação em destaque no quadro.

  • A. Ensinar poesia (em todos os seus subgêneros) é trabalhar o texto como resposta a uma necessidade, a alguém (o leitor), a um tempo definido. A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
  • B. Podemos dizer que a forma de ensinar a Literatura, especialmente a poesia, deve ser vista como um sistema de obras e autores, história literária ou conjunto de textos e poemas consagrados de grandes autores. Uma didática de transmissão de informações diversificadas acerca da literatura, a exemplo de biografias dos autores e títulos de obras, das datas e periodização, resumos e trechos de obras com suas respectivas características, prescindindo do exercício original da leitura da obra, envolvendo sempre sua análise linguística.
  • C. Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
  • D. É importante que o professor estimule os seus alunos a escutar essa linguagem (poética), despertando assim seus ouvidos para os versos, e que a criança descubra em si mesma esses versos e neles se encontre, refaça-se e se reencontre. O objetivo não é transformar os alunos em grandes escritores de poesias, até por que não se faz poetas, só estimulam-se a ler e escrever desde cedo. O objetivo é transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir através dos versos.
  • E. É muito importante trabalhar a poesia no contexto escolar com o apoio do professor, visto que a sala de aula deve ser, antes de tudo, território da inventividade e também um lugar onde se instiguem as possibilidades de criação e inovação. A poesia encanta principalmente os adolescentes, crianças e jovens por ser imaginosa, fantasiosa, além de ter o poder de despertar para algo que já é seu: a alegria de viver, a espontaneidade, a graça, a inventividade e a criatividade.

No que se refere ao curso de Design Gráfico regulamentado pelo Ministério da Educação, é correto afirmar que

  • A. design gráfico, embora pertença a uma área de conhecimento específica, é essencialmente interdisciplinar, tendo estreita interface principalmente com a comunicação social, as artes plásticas e a arquitetura.
  • B. no design gráfico a apresentação visual tem papel secundário em qualquer meio impresso que tenha como função primordial a comunicação.
  • C. a atividade profissional e o curso superior são regulamentados pelo MEC. Portanto, o exercício da profissão depende de o profissional possuir formação acadêmica específica para tal fim.
  • D. em vários países do mundo o design gráfico é considerado como um curso de graduação de nível superior.
  • E. a profissão de designer gráfico é exercida com exclusividade por profissionais que tiveram uma formação especializada.

A crítica à escola tradicional trouxe uma contribuição inegável no sentido de valorização da produção criadora da criança, pautada no princípio da livre expressão, acompanhado pelo imprescindível conceito de criatividade. Identifique a alternativa diretamente relacionada a esse conceito.

  • A. No âmbito do universo do conhecimento, dito conceito caracteriza a expressão de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o "novo", rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relações.
  • B. Esse conceito consiste na experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, elencando dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  • C. Por meio desse conceito, os alunos conhecem o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).
  • D. Trata-se de um elemento indispensável na apreensão dos conteúdos, possibilitando que a aprendizagem se realize por meio de estratégias pessoais de cada aluno.
  • E. Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).

Existem muitos sistemas de impressão e as mais variadas técnicas são utilizadas durante o processo. A arte de imprimir corretamente não é tão simples quanto parece. Cada sistema se adapta a diferentes tipos de necessidades, daí a importância de definir durante, ou antes, da elaboração do projeto gráfico o sistema de impressão e o tipo de papel que será utilizado.

Assinale a alternativa que apresenta um dos sistemas de impressão indireto, tendo como base a repulsão tinta-água, mais utilizado pelas gráficas, devido à alta qualidade e ao baixo custo que oferece principalmente para grandes quantidades.

  • A. offset
  • B. flexografia
  • C. serigrafia
  • D. tampografia
  • E. impressão digital

Na figura apresentada, tem-se o espelho (representação) das páginas abertas de um livro fictício, as quais contêm informações importantes sobre leiaute e produção gráfica. Com base nessa representação e nos vários aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

A área impressa da página denomina-se mancha gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na figura apresentada, tem-se o espelho (representação) das páginas abertas de um livro fictício, as quais contêm informações importantes sobre leiaute e produção gráfica. Com base nessa representação e nos vários aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

O termo elzevir define uma linha de texto constituída de uma palavra curta, ou parte de uma palavra, no final de um parágrafo de um texto, como acontece no último parágrafo da página 42.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na figura apresentada, tem-se o espelho (representação) das páginas abertas de um livro fictício, as quais contêm informações importantes sobre leiaute e produção gráfica. Com base nessa representação e nos vários aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

O quadratim utilizado nos recuos de texto, na figura apresentada, corresponde às medidas da largura da letra M caixa alta, da fonte tipográfica utilizada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...