Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma matriz de referência curricular de Arte voltada para alunos de séries iniciais que possibilita trabalhar a “percepção visual da Arte” sinaliza a construção da seguinte capacidade no Ensino Fundamental:

  • A. Identificar modalidades expressivas bidimensionais e tridimensionais.
  • B. Analisar a poluição da água, do solo e do ar, em situações problemas.
  • C. Posicionar-se no espaço, realizando antecipações mentais a partir da análise de trajetórias e de cálculos de deslocamentos de pessoas e objetos.
  • D. Explicar a relação entre liderança e participação nos agrupamentos humanos (sociedades).

No Ensino Fundamental, um Professor de Arte que desenvolve noções e conceitos acerca da identificação e classificação dos instrumentos musicais como cordas, sopros e percussão amplia saberes e conhecimentos de seus alunos acerca do seguinte enfoque temático:

  • A. A matéria da Arte.
  • B. Os materiais e os espaços da Arte.
  • C. As materialidades da cor.
  • D. Materiais que se transformam em música.

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “culturas do Brasil” espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

  • A. Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
  • B. Estudar com os alunos a linguagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados, investigando diversas etapas de sua criação.
  • C. Experimentar fazer HQs e animações.
  • D. Conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a compreensão do teatro como atividade que favorece a identificação com outras realidades socioculturais como conteúdo da linguagem artística Teatro na seguinte vertente:

  • A. Teatro como comunicação e produção coletiva.
  • B. Teatro como apreciação.
  • C. A história da música oriental.
  • D. Teatro como produto histórico-cultural.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Há muitas formas de fazer teatro” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:

  • A. Cerâmica.
  • B. Mímica.
  • C. Arte rupestre.
  • D. Identificação de timbre e intensidade.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo procedimental:

  • A. Observação de movimentos do cotidiano.
  • B. Planejamento de videodança.
  • C. Desenho e pintura a partir de referências ancestrais: formas de imagens; irregularidades do suporte.
  • D. Representação de posturas e gestos retratados em imagens.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo atitudinal:

  • A. Valorização da diversidade musical do Brasil.
  • B. Reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens.
  • C. Apreciação dos sons da paisagem sonora do ambiente escolar.
  • D. Valorização das manifestações artísticas ancestrais como meio de acesso e compreensão às origens das culturas.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver a dança como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Fontes sonoras diversas.
  • B. Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • C. Canto coral.
  • D. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver artes visuais como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.
  • B. Improvisação da dança, inventando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados.
  • C. Reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas de materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas básicas na produção de formas visuais bi e tridimensionais.
  • D. Criação de movimentos opondo qualidades de movimentos (leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo).

Observe a imagem abaixo:

Observando os traços e as técnicas utilizadas e, no contexto das artes plásticas, a obra acima pode ser atribuída ao seguinte pintor brasileiro:

  • A. Helio Oiticica.
  • B. Lasar Segall.
  • C. Alfredo Volpi.
  • D. Anita Malfatti.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...