Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2016 se comemora 100 anos de samba. Sendo o samba “Pelo Telefone” o primeiro a ser registrado oficialmente no país, na Biblioteca Nacional, em 1916, por Donga. Depois outros sambas de sucesso foram gravados como: “Jura” (1929), “Se Você Jurar” (1931), “Agora é Cinza” (1934), “Adeus Batucada” (1935). São, respectivamente, autores destes sambas:

  • A. Ernesto dos Santos, o Donga; Noel Rosa; Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins; Sinval Silva.
  • B. Lamartine Babo; Henrique Vogeler; Alcebíades Barcelos e Armando Marçal; José Barbosa Silva, o Sinhô.
  • C. Henrique Vogeler; Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves; Lamartine Babo; José Barbosa Silva, o Sinhô.
  • D. José Barbosa da Silva, o Sinhô; Ismael Silva; Nilton Bastos e Francisco Alves; Alcebíades Barcelos e Armando Marçal; Sinval Silva.

Jacques-Louis David (1748-1825) foi um pintor francês e, possivelmente, o mais característico representante do estilo neoclássico. Em relação ao pintor, assinale a afirmativa correta.

  • A. Pintou, principalmente, temas religiosos.
  • B. Pintou temas históricos como o quadro “Os fuzilamentos do 3 de maio”.
  • C. Depois da revolução, David foi nomeado pintor oficial de Napoleão, recebendo importantes encomendas do novo regime.
  • D. David se opunha à revolução francesa, mantendo seu prestígio junto ao novo regime e recebendo importantes encomendas.

“Estilo artístico que em geral envolve exagero e algum tipo de estranhamento principalmente nas cores fortes, tendo como característica essencial o alongamento intencional dos corpos e das proporções, em que as obras divergem dos valores renascentistas da época, sendo classificadas como esquisitas; de certa forma, foi uma reação ao naturalismo relativo da Alta Renascença. A obra Laocoonte (c. 1610-1614) de El Greco é exemplo deste estilo.” Trata-se do estilo:

  • A. Gótico.
  • B. Barroco.
  • C. Realismo.
  • D. Maneirismo.

De acordo com o emérito Sigmund Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. Concomitante a essas idéias, um movimento artístico foi amplamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Trata-se do seguinte movimento artístico:

  • A. Futurismo.
  • B. Surrealismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.

Como conteúdo de Artes Visuais para o primeiro e o segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s sugerem que o Professor trabalhe a Arte na perspectiva do “contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas”. De tal modo, essa perspectiva pode ser corretamente vinculada ao seguinte parâmetro:

  • A. As artes visuais como objeto de apreciação significativa.
  • B. Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais.
  • C. As artes visuais como produto cultural e histórico.
  • D. Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a Identificação da transformação dos sistemas musicais (modal, tonal, serial), ao longo da história e em diferentes grupos e etnias, e sua relação com a história da humanidade como conteúdo de Música no seguinte aspecto:

  • A. Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação.
  • B. A história do Teatro.
  • C. Apreciação significativa em Música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
  • D. Compreensão da Música como produto cultural e histórico.

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer obras criadas em diferentes momentos da História da Arte com o propósito de serem públicas, para muitas pessoas terem acesso. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

  • A. Há muitas formas de fazer teatro.
  • B. Corpo e Arte.
  • C. Espaços dedicados às artes.
  • D. Histórias em quadrinhos e desenhos animados.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “a linguagem da arte” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:

  • A. Construir conceitos e noções a respeito de elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma e espaço.
  • B. Explorar o fazer artístico com ênfase no processo.
  • C. Construir conhecimentos sobre conceitos e noções a respeito do processo de criação em arte.
  • D. Desenvolver métodos de investigação para a criação em arte.

O gestualismo, também chamado de “action painting”, permitiu aos artistas adeptos a observação do gesto pictórico e liberar emoções por meio do automatismo. Este movimento artístico teve como principal expoente:

  • A. Tarsila do Amaral.
  • B. Jackson Pollock.
  • C. Tristan Tzara.
  • D. Marcel Duchamp.

Observe as imagens abaixo:

Considerando a História da Arte, as obras acima representam uma rica oportunidade para que o Professor de Arte possa explorar a seguinte temática com os alunos:

  • A. Arte bizantina.
  • B. Concretismo.
  • C. Arte grega.
  • D. Abstracionismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...