Questões de Artes

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O erro a seguir foi observado na prova de impressão de uma página (simples) de revista, produzida a partir de um arquivo, fechado em PDF, gerado pelo Indesign CS6: a região de sangramento da fotografia não apareceu na prova e a imagem termina no limite das marcas de corte da capa.

Assinale a opção que contém todas as etapas necessárias durante o fechamento do arquivo para garantir que tal erro não aconteça.

  • A. Conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X- 1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “marcas de corte”, “marcas de sangramento”, configurar “offset” 5mm e, no item “sangramento”, escolher a opção “utilizar configuração de sangramento do arquivo”; selecionar o botão “Exportar”.
  • B. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com no mínimo 5mm, para fora dos limites da página; conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão” e configurar, no item “sangramento”, valores de sangramento de 5mm para topo, base, esquerda, direita; selecionar o botão “Exportar”.
  • C. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com no mínimo 5mm, para fora dos limites da página; conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão”; selecionar o botão “Exportar”.
  • D. Exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão” e escolher a opção “utilizar configuração de sangramento do arquivo”; checar se aparecem os valores de sangramento de 5mm para topo, base, esquerda, direita; selecionar o botão “Exportar”.
  • E. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com, no mínimo, 5mm, para fora dos limites da página; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “marcas de corte”, “marcas de sangramento”; selecionar o botão “Exportar”.

Na diagramação de uma publicação impressa (como por exemplo livros, revistas e catálogos), as páginas podem ser numeradas automaticamente no Indesign, da primeira à última página, a partir da utilização do seguinte recurso:

  • A. gradiente.
  • B. margens e colunas.
  • C. subscrito e sobrescrito.
  • D. estilo de parágrafo.
  • E. página mestra.

Considerando o ganho-de-ponto e a nitidez de um impresso em offset, assinale a opção de lineatura adequada à impressão de um encarte promocional a ser realizado em papel de jornal:

  • A. 175 lpi
  • B. 133 lpi
  • C. 150 lpi
  • D. 200 lpi
  • E. 100 lpi

Tomando o processo de impressão offset como referência, indique o tipo de papel mais adequado à impressão, em quadricromia, do miolo de um Livro de Arte, no qual se deseja maior qualidade na definição das imagens impressas.

  • A. Couché.
  • B. Offset.
  • C. Imprensa.
  • D. LWC.
  • E. Vergé.

Considerando os parâmetros de melhor legibilidade do texto, estética e custo do produto gráfico, assinale a alternativa que contém a melhor especificação de papel para a impressão de capa e miolo de um livro-texto sem orelhas, com formato fechado: 15 x 22cm.

  • A. Capa: offset 180g/m²; miolo: offset 90g/m²
  • B. Capa: offset 300g/m²; miolo: couché brilho 120g/m²
  • C. Capa: triplex 250g/m²; miolo: offset 90g/m²
  • D. Capa: couché mate 250g/m²; miolo: couché brilho 120g/m²
  • E. Capa: triplex 250g/m²; miolo: couché brilho 120g/m²

No Brasil, de acordo com o formato estabelecido pelo projeto e o melhor aproveitamento do papel e do maquinário de impressão, os formatos de papel mais utilizados são o BB (2B) e o AA (2A). Assinale a resposta correspondente às medidas respectivas desses formatos:

  • A. 66 x 96cm e 87 x 114cm
  • B. 66 x 96cm e 76 x 112cm
  • C. 76 x 96cm e 76 x 112cm
  • D. 76 x 112cm e 87 x 114cm
  • E. 66x 96cm e 76 x 96cm

Para Brian Dougherty, autor do livro Design Gráfico Sustentável, como profissionais da área do design, “podemos pensar que fazemos parte do ramo da tipografia e da imagem, mas o nosso consumo de fibra também torna os designers gráficos os principais protagonistas na indústria de produtos florestais. Desta maneira, nossas escolhas têm um impacto no desflorestamento, na extinção de espécies, no aquecimento global e em outras questões ambientais”. O autor defende, ainda, que podem ser adotadas algumas práticas para minimizar esses impactos. Assinale, entre as opções apresentadas, a que contém três exemplos de práticas sustentáveis.

  • A. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; usar fibra virgem sustentável; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
  • B. Usar fibras alternativas, como algodão, bambu e linho; imprimir em altas tiragens; evitar o uso de facas especiais para corte de impressos.
  • C. Usar fibra reciclada pós-consumo; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação); imprimir em altas tiragens.
  • D. Usar fibra virgem sustentável; optar sempre pelo uso de papéis brancos; utilizar recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
  • E. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; utilizar encadernação grampo-canoa; utilizar sempre papéis em alta gramatura (maior que 150g/m²).

A especificação é a ferramenta que define as características físicas do objeto a ser impresso e vale para todas as etapas, desde o projeto gráfico até à produção do impresso na gráfica. Logo, o Programador Visual, além de criar, deve ter noções de especificação.

Considere a produção de uma brochura promocional com 16 páginas. Além do título do serviço, data do orçamento/validade e tipo de prova, as especificações básicas que deverão seguir com o projeto para orçamento são:

  • A. tiragem ou quantidade, formato fechado e aberto, número de cores do miolo, tipo de papel da capa, tipo de laminação da capa e prazo de execução.
  • B. número de páginas, formato fechado refilado e aberto, número de cores da capa, gramatura do papel do miolo, encadernação do miolo e prazo de execução.
  • C. tiragem ou quantidade, número de páginas, formato final da página refilada, número de cores da capa e miolo, tipos de papéis e tipo de acabamento.
  • D. tiragem ou quantidade, formato aberto sem refilado das 16 páginas, formato fechado, nome das tintas do miolo e capa, gramatura do papel e tipo de acabamento.
  • E. quantidade, número de laudas nas 16 páginas, número de cores da capa e miolo, tipo de papel do miolo e da capa, tipo de laminação da capa.

A serigrafia, também conhecida como silk- -screen, é uma técnica de impressão direta que consiste em fazer passar tinta através de uma tela permeável (matriz) nos pontos que compõem a arte-final e impermeável nos pontos que não fazem parte do desenho. Uma vantagem da serigrafia é produzir impressões sobre inúmeros tipos de materiais: algodão, fibras sintéticas, madeira, metais, plásticos, vidro, cerâmica, placas de circuito impresso, etc. Uma desvantagem da serigrafia é:

  • A. apresentar imprecisão de registro.
  • B. só realizar overprint do preto emborrachado.
  • C. trabalhar somente com um tipo de tinta.
  • D. realizar overprint com pantone apenas.
  • E. não poder realizar overprint de cores.

No CorelDRAW X6, é possível criar um efeito de perspectiva encolhendo um ou dois lados de um objeto. Esse efeito faz com que o objeto pareça estar se distanciando em uma ou duas direções, criando, assim, uma perspectiva de um ponto ou uma perspectiva de dois pontos. Quanto à aplicação desse efeito em objetos, texto de parágrafo e bitmaps, é correto afirmar que:

  • A. não é possível adicionar um efeito de perspectiva a grupos vinculados, como contornos, misturas e extrusões.
  • B. o efeito de perspectiva é nítido em grupos vinculados e bitmaps, mas é irregular em texto de parágrafo e objetos simples.
  • C. o efeito de perspectiva em objetos aparece mais nítido do que nos textos de parágrafo e nas imagens em bitmaps.
  • D. é possível adicionar efeitos de perspectiva a objetos e grupos de objetos, mas não é possível a texto de parágrafo nem a bitmaps.
  • E. é possível adicionar efeitos de perspectiva em objetos e texto de parágrafo, mas não em extrusões nem em bitmaps.
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