Questões de Artes

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É fundamental que o Designer Gráfico tenha noções de imposição de páginas para que possa aproveitar melhor seu projeto: ilustrações e layout poderão ser planejados de acordo com a distribuição de cores nas páginas da publicação, evitando custos desnecessários.

Considere o projeto de uma revista com 8 páginas e imposição eletrônica montada para tira-retira e a página 1 CMYK. Quanto ao aproveitamento de tintas e chapas, pode-se afirmar que:

  • A. somente as páginas ímpares poderão ser CMYK.
  • B. somente as páginas pares poderão ser CMYK.
  • C. metade do caderno poderá ser CMYK e metade não.
  • D. todas as demais páginas também poderão ser CMYK.
  • E. só a 1 e 8 (primeira e última páginas) poderão ser CMYK.

O CTP (Computer to Plate) é hoje a tecnologia padrão no mercado gráfico profissional. Em relação ao processo convencional, o CTP economiza tempo e custos, além de usar menos químicos ou não usar (como os modelos térmicos sem químicos). As imagens impressas por CTP são mais precisas do que aquelas gravadas a partir de fotolito convencional, porque:

  • A. o processo CTP é mais rápido que o processo convencional, aumentando o movimento dos pontos.
  • B. os pontos são transmitidos direto do arquivo para a impressão com menos uso de químicos.
  • C. a chapa convencional recebe químicos, podendo, durante a revelação, mudar ligeiramente o registro.
  • D. o calor da gravação CTP fixa melhor os pontos na chapa, em relação ao processo convencional.
  • E. os pontos podem mudar ligeiramente quando o filme é exposto na chapa convencional.

Na impressão CMYK, o preto pode ser usado como referência para o registro das outras três cores. A sigla CMYK representa as cores pigmento Cian, Magenta, Amarelo e Preto (Black). Além de representar as cores pigmento, as letras CMYK também fazem referência à:

  • A. marcação nas matrizes de impressão, sinalizando que cada letra representa uma cor pigmento.
  • B. ordem de gravação das chapas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, chapa que demora mais tempo na revelação.
  • C. ordem em que as chapas são impressas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, obliterando quaisquer tintas por baixo.
  • D. simples distinção entre as cores PANTONE e as cores pigmento CMYK no momento da impressão.
  • E. etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

  • A. não produzir o preto 100% chapado nas áreas que deveriam ser 100%.
  • B. imprimir as imagens com o preto em retícula translúcida no CMYK.
  • C. imprimir as imagens como preto composto nas quatro cores CMYK.
  • D. requerer o preto composto a 20% de cian para que não fique “pálido”.
  • E. produzir pontos muito pequenos do preto em relação à CMYK.

O termo “prova de contrato” descreve uma prova produzida de acordo com um padrão de cores pré-estabelecido internacionalmente, garantindo que o resultado final do impresso seja quase idêntico à prova apresentada ao cliente.

Sabendo que a “prova de validação” pode ser produzida dentro da empresa em uma impressora laser colorida, podemos afirmar, em relação à “prova de contrato”, que esta:

  • A. fornece excelente orientação da carregação de cores no offset, pois reproduz as cores fielmente.
  • B. serve como uma boa orientação à gráfica, mas não reproduz as cores fielmente.
  • C. não serve como uma boa orientação para a impressão e tem o custo alto.
  • D. apenas minimiza os custos de produção, pois é mais barata que a “prova de contrato”.
  • E. serve de aprovação ou validação entre o cliente e a equipe de criação e reproduz as cores fielmente.

O envernizamento é um tipo de acabamento gráfico para impressos. É utilizado por várias razões: estética, proteção contra abrasão, desgaste ou umidade, isolamento do cheiro da tinta entre outras. Pode ser brilhante, fosco ou também UV (ultravioleta), entre outros efeitos disponíveis. Quando o verniz UV é aplicado em áreas em que se deseja destacar, por exemplo, textos ou fotos, esse acabamento é conhecido por verniz localizado ou:

  • A. sobreposto.
  • B. chapado.
  • C. destaque.
  • D. marcado.
  • E. reserva.

Existe um tipo de encadernação com o espiral composto por arame de aço revestido, com formato de anel duplo, que demonstra ser ótima opção para artistas e designers na produção de catálogos e portfólios, pois, além de elegante, permite o melhor manuseio das páginas. É muito utilizado em calendários de mesa, agendas e cadernos escolares, permitindo a utilização de várias gramaturas de papéis, vários tipos de plásticos e outros materiais. O conceito descreve a encadernação com:

  • A. espiral.
  • B. pente.
  • C. garra.
  • D. wire-o.
  • E. schrinck.

Considere os impressos gráficos numerados de 1 a 5:

1- revista com dois grampos na linha de dobra da lombada.

2- apostila grampeada com dois grampos na parte da frente até o verso (atravessando o miolo).

3- livro com cadernos refilados na lombada, fresados e encadernados.

4- livro com cadernos unidos por fios de algodão ou sintéticos e capa colada.

5- caderno com furos redondos ao longo de uma das bordas da capa e do miolo.

Pelas características dos impressos, pode-se afirmar que, pela ordem, os tipos de encadernação, respectivamente, são:

  • A. 1 - lombada canoa, 2 - grampeação lateral, 3 - costura, 4 - cola branca, 5- ilhós.
  • B. 1 - lombada quadrada, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - solda a fio, 5 - Wire-O.
  • C. 1 - lombada quadrada, 2 - grampeação convexa, 3 - cola PUR, 4 - costura, 5 - espiral.
  • D. 1 - lombada canoa, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - costura, 5 - espiral.
  • E. 1 - lombada a cavalo, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - solda a fio, 5 - ilhós.

O papel autocopiativo é revestido de microcápsulas que se rompem sob a pressão de uma caneta, liberando uma solução de tintura incolor, sendo transferida à superfície reativa da folha de baixo, onde a tintura é convertida para sua forma colorida. Esse tipo de papel é usado na produção de blocos com várias vias que formam um conjunto.

O papel CB (coating back) é sempre a primeira via do conjunto e possibilita a cópia para a via intermediária. A partir da nomenclatura oficial de papéis, é correto dizer que:

  • A. CFB – é a última via do conjunto. CFZ – funciona como via intermediária, recebendo e transmitindo os dados de CB para CF.
  • B. CFZ – é a última via do conjunto. CFB – é a via que recebe o revestimento CB e CF; e funciona transmitindo os dados através do carbono.
  • C. CFZ – é a última via do conjunto. CF – funciona como via intermediária, transmitindo os dados através do carbono.
  • D. CF – é a última via do conjunto. CFB – é a via que recebe ao mesmo tempo o revestimento CB e CF; e funciona como via intermediária para transmitir os dados.
  • E. CF – é a última via do conjunto. CFZ – é a via que recebe ao mesmo tempo o revestimento CB e CF; e funciona como via intermediária para transmitir os dados.

O Setor de Criação planejou um cartaz/folder, em formato aberto A3. Além de cartaz, o produto pode ser utilizado como folder. Foram impressas 5 mil unidades em 2/2 cores, no papel couché 115g. Considerada a perda de papel em 20% (no acerto de máquina), pode-se concluir que o número de folhas utilizadas com o melhor aproveitamento no formato bruto BB foi de:

  • A. 1.250 folhas.
  • B. 1.500 folhas.
  • C. 2.500 folhas
  • D. 1.750 folhas
  • E. 2.750 folhas
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