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É fundamental que o Designer Gráfico tenha noções de imposição de páginas para que possa aproveitar melhor seu projeto: ilustrações e layout poderão ser planejados de acordo com a distribuição de cores nas páginas da publicação, evitando custos desnecessários.
Considere o projeto de uma revista com 8 páginas e imposição eletrônica montada para tira-retira e a página 1 CMYK. Quanto ao aproveitamento de tintas e chapas, pode-se afirmar que:
O CTP (Computer to Plate) é hoje a tecnologia padrão no mercado gráfico profissional. Em relação ao processo convencional, o CTP economiza tempo e custos, além de usar menos químicos ou não usar (como os modelos térmicos sem químicos). As imagens impressas por CTP são mais precisas do que aquelas gravadas a partir de fotolito convencional, porque:
Na impressão CMYK, o preto pode ser usado como referência para o registro das outras três cores. A sigla CMYK representa as cores pigmento Cian, Magenta, Amarelo e Preto (Black). Além de representar as cores pigmento, as letras CMYK também fazem referência à:
etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.
O termo prova de contrato descreve uma prova produzida de acordo com um padrão de cores pré-estabelecido internacionalmente, garantindo que o resultado final do impresso seja quase idêntico à prova apresentada ao cliente.
Sabendo que a prova de validação pode ser produzida dentro da empresa em uma impressora laser colorida, podemos afirmar, em relação à prova de contrato, que esta:
O envernizamento é um tipo de acabamento gráfico para impressos. É utilizado por várias razões: estética, proteção contra abrasão, desgaste ou umidade, isolamento do cheiro da tinta entre outras. Pode ser brilhante, fosco ou também UV (ultravioleta), entre outros efeitos disponíveis. Quando o verniz UV é aplicado em áreas em que se deseja destacar, por exemplo, textos ou fotos, esse acabamento é conhecido por verniz localizado ou:
Existe um tipo de encadernação com o espiral composto por arame de aço revestido, com formato de anel duplo, que demonstra ser ótima opção para artistas e designers na produção de catálogos e portfólios, pois, além de elegante, permite o melhor manuseio das páginas. É muito utilizado em calendários de mesa, agendas e cadernos escolares, permitindo a utilização de várias gramaturas de papéis, vários tipos de plásticos e outros materiais. O conceito descreve a encadernação com:
Considere os impressos gráficos numerados de 1 a 5:
1- revista com dois grampos na linha de dobra da lombada.
2- apostila grampeada com dois grampos na parte da frente até o verso (atravessando o miolo).
3- livro com cadernos refilados na lombada, fresados e encadernados.
4- livro com cadernos unidos por fios de algodão ou sintéticos e capa colada.
5- caderno com furos redondos ao longo de uma das bordas da capa e do miolo.
Pelas características dos impressos, pode-se afirmar que, pela ordem, os tipos de encadernação, respectivamente, são:
O papel autocopiativo é revestido de microcápsulas que se rompem sob a pressão de uma caneta, liberando uma solução de tintura incolor, sendo transferida à superfície reativa da folha de baixo, onde a tintura é convertida para sua forma colorida. Esse tipo de papel é usado na produção de blocos com várias vias que formam um conjunto.
O papel CB (coating back) é sempre a primeira via do conjunto e possibilita a cópia para a via intermediária. A partir da nomenclatura oficial de papéis, é correto dizer que:
O Setor de Criação planejou um cartaz/folder, em formato aberto A3. Além de cartaz, o produto pode ser utilizado como folder. Foram impressas 5 mil unidades em 2/2 cores, no papel couché 115g. Considerada a perda de papel em 20% (no acerto de máquina), pode-se concluir que o número de folhas utilizadas com o melhor aproveitamento no formato bruto BB foi de:
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