Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao se analisar a história da dança, percebe-se que, na Índia milenar, a dança seguia quatro estilos coreográficos com concepção de drama, denominados
Kathak, Surugaki, Dengake e Kathakali.
Manipuri, Dengake, Kathakali e Induísta.
Bharat Natyam, Kathak, Shiva e Dengake.
Kathakali, Bharat Natyam, Manipuri e Kathak.
Obedecendo à sua índole e espírito pessoal, ____________________ rebela-se contra as regras que ainda regem a formação do bailarino, impostas pelos mestres da dança clássica. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Rudolf Laban
Martha Grahan
Isadora Duncan
Genoveva Stebbins
Resguardam características essencialmente fixas. São danças naturais que guardam cuidadosamente tradicionalismo e determinados costumes de um povo. São criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo, impulsionados por diversos motivos (deuses, padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais). Trata-se de danças
de salão.
folclóricas.
primitivas.
convulsivas.
Após um século, o trabalho e as contribuições de ___________________ para as áreas de arte e ensino ainda são abstrações carregadas de jargões, ideias inacabadas e conceitos mal definidos. Método e técnica, dança e educação contrapõem-se e confundem-se; os caminhos percorridos pelos princípios e ideias dessa personalidade da dança no Brasil, desde a década de 1940, carecem ainda de um olhar mais crítico, contextualizado, contemporâneo. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Rudolf Laban
Martha Grahan
Isadora Duncan
Maria Duschenes
Sobre a dança moderna, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um aspecto culto da arte da dança, que adota formas adequadas à expressão de sua época.
( ) Na atualidade, pode ser considerada a evolução de uma forma que nasce ao que atualmente se costuma chamar de dança acadêmica.
( ) Laban criou o que hoje é considerada a base da escola de dança moderna, com acréscimos ou supressões segundo o estilo, mas invariável em seus princípios.
( ) Constitui, sem dúvida, a evolução da dança clássica.
A sequência está correta em
F, V, F, V
V, V, V, V
F, F, F, V
V, V, V, F
Masculinas ou femininas, estas danças ilustram lendas ou crenças sobre a relação entre divindades e natureza. A teatralização de costumes populares e práticas religiosas, que são a dengake e a surugaki, se assemelhava às pantomimas romanas e se alterna entre o enfoque dramático e cômico. A afirmativa anterior refere-se às doenças do(a)
Japão.
África.
Índia milenar.
antiga Romênia.
Sobre o contexto histórico da arte no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi durante a Semana de Arte e Ensino na USP, no ano de 1980, que ocorreu a primeira tentativa de analisar imagens em cursos de arte-educadores.
( ) Ainda que possa ser interpretada como produto da fantasia e da imaginação, a arte se encontra separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade.
( ) Percebe-se que as artes são mencionadas cinco vezes na Constituição da Nova República de 1988 no que se refere à proteção de obras, liberdade de expressão e identidade nacional.
( ) A identificação da criatividade como espontaneidade não é surpreendente, porque é uma compreensão de senso comum da criatividade.
A sequência está correta em
V, V, F, F
F, F, V, V
F, V, F, F
V, F, V, V
O teatro do absurdo buscou retratar a sociedade em crise, enfatizando os absurdos das sociedades em guerra e da burguesia, bem como a fragilidade dos valores morais. Entre os principais autores do teatro do absurdo tem-se
Augusto Boal e Janete Clair.
Eugène Ionesco e Samuel Beckett.
Oswald de Andrade e Samuel Beckett.
Gonçalves de Magalhães e Martins Pena.
Espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (plateia) percebe a cena e esta se manifesta ao público. Essas características definem o espaço
livre.
lúdico.
dramático.
cenográfico.
Em relação ao jogo na educação, analise.
I. A atenção ao estudo do jogo torna-se mais forte nos séculos XVII e XVIII.
II. Oferece um espaço privilegiado em que se exerce a inteligência humana, segundo Leibniz.
III. O jogo serve apenas como diversão, segundo Rousseau.
IV. Kant iniciou a relação entre o jogo e a estética.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...