Lista completa de Questões de Artes do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um desenho realizado só com linhas não costuma ser suficiente para definir a volumetria do representado. Para moldar as formas, o sombreado constitui o recurso mais utilizado nos manuais de desenho. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
O sombreado pode ser considerado como a técnica de representar no desenho o fenômeno das sombras.
Com cada uma das técnicas materiais de desenho utilizam-se diferentes modos de construir e aplicar as sombras.
Quanto à sua relação com a experiência visual na percepção de luzes, pode-se afirmar que em geral o sombreado dos desenhos ou pode representar uma luz concreta produzida por um foco de luz, ou pode ser totalmente convencional, seguindo um critério racional e não um critério perceptivo.
A utilização de luzes e sombras auxilia o desenhista a conseguir profundidade no desenho.
Na escala de valores obtida entre o branco e o negro, pode-se dizer que são doze as variáveis tonais distinguíveis ao olho humano.
As técnicas visuais oferecem ao desenhista uma ampla paleta de meios para a expressão visual do conteúdo. Acerca do tema, assinale a alternativa INCORRETA.
O equilíbrio pode ser conseguido de duas maneiras, simétrica e assimetricamente.
A regularidade no desenho consiste em favorecer a uniformidade de elementos, o desenvolvimento de uma ordem baseada em algum princípio ou método sobre o qual não se permitem desvios.
A unidade é um equilíbrio adequado de elementos diversos em uma totalidade que é perceptível visualmente.
A economia é a técnica de expressar a compatibilidade visual, desenvolvendo uma composição dominada por uma aproximação temática uniforme e consoante.
A agudeza, como técnica visual, está intimamente ligada à claridade do estado físico e à claridade da expressão. Através de contornos precisos, o efeito final é nítido e fácil de interpretar.
A forma e a orientação da sombra exprimem tanto a localização da fonte de luz quanto a direção de seus raios. Observe os desenhos abaixo e numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta s seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 2 - 3 - 1 - 5.
5 - 1 - 2 - 4 - 3.
2 -–4 - 3 - 5 - 1.
5 - 2 - 1 - 3 - 4.
4 - 5 - 1 - 2 - 3.
O desenho técnico é o meio de comunicação pelo qual o construtor registra sua idéia relativa à solução de determinado problema. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Observe a comparação de várias perspectivas de um cubo. Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
4 – 2 – 3 – 1 – 5.
5 – 1 – 2 – 4 – 3.
3 – 1 – 5 – 2 – 4.
5 – 2 – 4 – 3 – 1.
2 – 5 – 4 – 1 – 3.
Sobre definições e finalidades de corte utilizadas no Desenho Técnico, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A imagem abaixo é referência para responder às questões de nos 21 e 22.
Litografia é o método de impressão a partir de uma imagem, podendo ser desenhada com a ajuda de linhas sobre uma superfície plana, em geral um calcário especial, conhecido como pedra litográfica. Ainda apreciando e fazendo uma leitura da litogravura "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch, percebe-se que ele usou o elemento visual linha para:distrair a atenção do espectador diante do grito.
conduzir o olhar do observador para a cabeça que grita.
dar a impressão de que a figura vai cair de cima da ponte.
valorizar mais o céu e a água do que o homem gritando.
minimizar o instante do grito, destacando a paisagem.
O puro manuseio da tinta, ao mesmo tempo em que se abandonavam todas as formas tradicionais de representação da imagem sob a ótica acadêmica, alcançou, nos Estados Unidos, o apogeu com o trabalho do pintor Jackson Pollock. Sua arte pode ser caracterizada como:
figurativa e impressionista, com sensibilidade para a representação da paisagem americana
abstrata e racionalista, voltado para as soluções geométricas, extraídas das pinturas de Piet Mondrian, que o influenciou sensivelmente
clássica e figurativa, influenciando-se pelo trabalho de Picasso e de Matisse, mestres que exerceram influência sobre vários países do mundo
abstrata e expressionista, com ênfase à verbalização das emoções do artista, que pintava com a tela apoiada diretamente no chão, inspirando-se em ritos mágicos indígenas
abstrata e concreta, voltando-se para a representação de figuras sólidas e organizadas no espaço de forma a sugerir a primazia do racionalismo da sociedade americana
Pode-se classificar a cerâmica de acordo com a técnica e a matéria-prima utilizada. Ela é classificada em:
terracota, cerâmica vidrada, grês e faiança.
cerâmica branca, cerâmica vermelha, terracota e faiança.
faiança, porcelana, argila cozida e terracota.
louça fina, faiança, terracota e cerâmica vermelha.
cerâmica branca, cerâmica vermelha, argila cozida e grês.
A pintura em seda requer um pincel de características próprias, que recebe o nome de pincel mousse, e tem, como principal característica,
pêlos longos e macios.
pêlos curtos e duros.
ser de espuma de poliéster.
ser de tiras de couro.
pêlos mistos e duros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...